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Metodologia da Investigação

Código: TD02     Sigla: TD02

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 105 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 5 34 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1º Conhecimento dos pressupostos e fundamentos das abordagens qualitativas
(i) tradições metodológicas positivistas, interpretativistas; teórico-criticas;
(ii) fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos;
(iii) procedimentos e técnicas de recolha e análise de dados qualitativos.

2º Conhecimento de aspetos fundamentais da pesquisa qualitativa e quantitativa:
(i) revisão da literatura

(ii) estabelecimento de problemas e hipóteses;

(iii) delineamentos de pesquisa;

(iv) construção de projetos de investigação;

(v) ligação estreita entre objetivos-hipóteses-delineamento.


3º Consolidação de aspetos fundamentais da análise de dados, percorrendo às suas matérias essenciais:
(i) análise exploratória e descritiva;

(ii) testes de hipóteses desde o teste t à ANOVA I;

(iii) correlação e regressão simples.


4º Conhecimento aprofundado nos tópicos seguintes:

(i) regressão múltipla e logística;

(ii) ANOVA II e ANOVA de medidas repetidas;

(iii) controlo da qualidade da informação.


5º Identificação com o acervo documental disponível na FADE, bem como uma introdução ao uso do programa Endnote.


6º Proficiência no uso dos softwares Excel e SPSS para as suas análises estatísticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objectivos na medida em que habilitam os estudantes a compreender e a avaliar a relevância da Metodologia da Investigação nos seus trabalhos futuros de outras disciplinas e na sua dissertação final. Partindo de uma fundamentação teórica sobre múltiplas questões de pesquisa e análise de dados, os alunos serão dotados com conhecimentos em domínios metodológicos situados em contextos variados de prática. Pretende-se ainda dotar os estudantes de competências no uso das metodologias qualitativas, dos softwares Excel e SPSS. Os conteúdos envolvem ainda a apresentação de trabalhos publicados, permitindo-lhes uma análise crítica dos textos a partir de todo o conhecimento adquirido.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1º Parte metodológica básica de análise de dados qualitativos
(i) Pressupostos e fundamentos das abordagens qualitativas; (ii) Tradições metodológicas positivistas, interpretativistas; teórico-criticas;
(iii) Fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos

1.1. As questões éticas na investigação em ciências sociais
(i) diferentes abordagens éticas;
(ii) problemas e dilemas éticos reportados ao projeto;
(iii) fundamentos e requisitos do consentimento informado;

1.2. A revisão da literatura
(i) finalidades;
(ii) passos metodológicos;
(iii) critérios de avaliação crítica.

1.3. Procedimentos e Técnicas de recolha e análise de dados qualitativos
(i) entrevistas, observação, documentos e artefactos;
(ii) processos de redução dos dados; representação dos dados e verificação e extração de conclusões;
(iii) o lugar da teoria na análise de dados: Indução, dedução e abdução;
(iv) o lugar do sujeito na análise de dados e relação de investigação: Perspetivas emic e etic;
(
v) critérios para avaliar a investigação qualitativa.

1.4. Métodos Qualitativos: conceitos e procedimentos analíticos
(i) estudo de caso;
(ii) estudo etnográfico;
(iii) análise temática do conteúdo;
(iv) grounded theory

2. Processo de pesquisa:

(i) ideias fundamentais;

(ii) problemas, hipóteses e delineamento;

(iii) o projeto de investigação;

(iv) dimensão amostral, qualidade da informação e etapasessenciais na análise dos dados;

(v) delineamentos de grupo único e múltiplos grupos.


3. Análise exploratória da informação:

(i) ideias fundamentais;

(ii) representações gráficas variadas;

(iii) medidas descritivas e de variação;

(iv) exemplos no Excel e SPSS.


4. Análise inferencial:

(i) testes de hipóteses, alfa e valor de prova (p);

(ii) testes t e medidas não paramétricas;

(iii) correlação bivariada, parcial e significância estatística;

(iv) regressão simples e ANOVA I;

(v) exemplos no Excel e SPSS.


5. Regressão múltipla e logística:

(i) pressupostos e avaliação do modelo;

(ii) ANOVA II e ANOVA de medidas repetidas

(iii) exemplos no Excel e SPSS.


6. Controlo da qualidade da informação (teoria clássica dos testes)

Bibliografia Obrigatória

Pedhazur Elazar J.; Measurement, design and analysis. ISBN: 0-8058-1063-3
Pestana MH, Gageiro JN; Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do SPSS., Edições Sílabo., 2003
Thomas J, Nelson J, Silverman L; Research design in physical activity, Human Kinetics, 2011
Vincent William J.; Statistics in kinesiology. ISBN: 0-7360-0148-4
Patton Michael Quinn; Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 978-1-4129-7212-3
Cohen Louis; Research methods in education. ISBN: 978-0-415-36878-0
Guba Egon G. 340; The^paradigm dialog. ISBN: 0-8039-3823-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas terão um triplo formato. Em primeiro lugar haverá lugar à exposição e discussão de distintos aspetos das matérias em apreço. Em segundo lugar haverá um forte espaço de prática (resolução de problemas) de todas as matérias nos softwares Excel e SPSS. Em terceiro lugar, os mestrandos apresentarão estudos do seu interesse, sendo que tal “exercício” será uma oportunidade excelente para se colocarem no papel de investigadores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 101,00
Frequência das aulas 34,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Para ter acesso ao exame final é esperado que os estudantes tenham 75% de presenças nas aulas sumariadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será realizada com dois exames escritos (parte qualitativa e parte quantitativa). A nota final corresponde à média aritmética simples das duas notas (nota teste 1 (Qualititivo) + nota teste 2 (Quantitativo))/2.
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