Resumo (PT): 
O presente trabalho apresenta um curso elaborado no ambiente virtual, voltado para os alunos de licenciatura da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Brasil). O curso em questão teve como inspiração a experiência resultante de um curso de
extensão presencial, cujos objetivos eram abordar questões ligadas ao ensino de Português como segunda língua (L2) para alunos
surdos e também propor materiais que auxiliem o professor de Língua Portuguesa (LP) na tarefa de ensinar a modalidade escrita
dessa língua. Com essa finalidade, foram organizadas dez oficinas que tratavam de temas relacionados à comunidade surda, sua
língua e sua cultura. Nesse contexto, o artigo se organiza em partes: inicialmente faremos uma breve contextualização do projeto;
depois, descreveremos o curso na plataforma Moodle, seu público-alvo, seus objetivos e sua metodologia; e, por fim,
apresentaremos os resultados e conclusões acerca da realização do curso.
Abstract (EN): 
The present work presents a course developed in the virtual environment, aimed at undergraduate students of the University of the
State of Rio de Janeiro (UERJ/Brazil). The course was inspired by the experience resulting from a extension course, whose
objectives were to discuss the teaching of Portuguese as a second language (L2) for deaf students and also to propose materials in
the area. To this end, ten workshops were organized to discuss about deaf community, their language and culture. In this context,
the article is organized in parts: initially we will make a brief contextualization of the project; then we will describe the course in the
Moodle platform, its target audience, objectives and its methodology; and, finally, we will present the results and conclusions about
the course.
Language: 
Portuguese
Type (Professor's evaluation): 
Scientific