Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela U.Porto - Luís Portela
Opções

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Luís Portela


Fotografia de Luís Portela

Proposta: Universidade do Porto
Data: 24 de setembro de 2009


Luís Portela nasceu no Porto, em 1951. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e frequentou ações de formação em Gestão. Exerceu atividade clínica no Hospital de S. João durante três anos e foi docente da FMUP durante seis anos, tendo lecionado a cadeira de Psicofisiologia.

Desligou-se cedo da carreira médica e universitária para se dedicar à gestão de empresas. Iniciou atividade empresarial com apenas 21 anos. Com 27 assumiu a presidência dos Laboratórios Bial, cargo que tem exercido até à atualidade. Também é Presidente do Health Cluster Portugal, administrador da COTEC, membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação e membro do Conselho Consultivo do Plano Tecnológico. Até há pouco tempo foi vice-presidente da Fundação de Serralves.

Sob a sua presidência, a Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação, de origem portuguesa, operando atualmente em cerca de 40 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu dois centros de investigação, um na Trofa e outro em Bilbau, onde trabalham 100 pessoas, das quais vinte e três são doutoradas.

Em 1994, juntamente com os Laboratórios Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), criou a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada no Homem, tanto do ponto de vista físico, como espiritual. Desde essa altura que a Fundação teve mais de 1.000 bolseiros originários de 24 países diferentes, a desenvolver investigação científica na área das Neurociências. A Fundação Bial também atribui um dos maiores prémios europeus na área da Saúde - o Prémio Bial.

Conduzido pelo prazer da leitura e da reflexão, Luís Portela dedica-se à escrita, fazendo-o com caráter permanente em alguns órgãos de comunicação social. Publicou sete livros em português - Para Além da Evolução Tecnológica; À Janela da Vida; Esvoaçando; Serenamente; Encarar a Realidade; Os Poemas da Minha Vida e O Prazer de Ser – e um em inglês – Spirit of Life.

Aos 40 anos foi condecorado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem do Mérito e aos 50 com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. É professor honorário da Faculdade de Medicina de Cádis, Espanha. Em 1998 foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University (E.U.A.). Em 2007 recebeu a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro - da Câmara Municipal do Porto e a Medalha de Honra da AEP – Associação Empresarial de Portugal. Em 2008 foi distinguido como Empresário do Ano pelo Rotary International e recebeu o Prémio Personalidade do Ano da Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos. Em 2009 foi eleito Académico Correspondente pela Academia Portuguesa de Medicina.

A Universidade do Porto distinguiu-o com o título de doutor honoris causa a 24 de setembro de 2009.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2022-10-07 Página gerada em: 2024-09-01 às 06:29:31 Denúncias