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Ecologia do Stresse

Código: TCAEM07     Sigla: ES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 17-02-2025 a 18-07-2025) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Estudos de Populações
Curso/CE Responsável: Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTCAEM 10 Plano Oficial 2020 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,29
Práticas Laboratoriais: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,286
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino 1,286
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,714
Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha 0,214
Luísa Cristina da Costa Azevedo 0,429
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino 0,643
Sara Andreia de Barros Costa Marques 0,428

Língua de trabalho

Inglês
Obs.: predominantemente inglês, podendo ser ainda usado o português

Objetivos

1) Aprender conceitos de Ecologia do Stresse e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível de populações, comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da atualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)

 

2) Desenvolver competências para investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia do Stresse

 

3) Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia do Stresse

 

4) Desenvolver capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia do Stresse.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC espera-se que os estudantes:

1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia do Stresse e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da população, comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da atualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)

 

2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia do Stresse

 

3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia do Stresse

 

4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia do Stresse.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de Ecologia e Ecotoxicologia.

Programa


  1. Grandes paradigmas e desafios ecológicos da atualidade.

  2. Desenvolvimento, biodiversidade e conservação, sustentabilidade.

  3. Principal legislação e convenções.

  4. Stressores ambientais. Poluentes e contaminantes ambientais globais (e.g. microplásticos, nanomateriais)

  5. Metodologias e técnicas utilizadas em ecologia e ecotoxicologia para avaliar os efeitos de stressores ambientais (populações, comunidades e ecossistemas).

  6. Efeitos de stressores ambientais (físicos, químicos, biológicos) em relações interespecíficas; adaptações, resistência e diferenças entre espécies.

  7. Efeitos de stressores ambientais individuais em comunidades e ecossistemas (terrestres, dulçaquícolas e marinhos);

  8. Efeitos combinados de alterações climáticas globais, bioinvasões e poluição em ecossistemas de diferentes regiões (e.g. zonas temperadas, frias, tropicais, ambientes extremos).

  9. Implicações para a conservação da biodiversidade, saúde humana e ambiental e serviços dos ecossistemas.

Bibliografia Obrigatória

Christian E. W. Steinberg; Stress ecology. ISBN: 978-94-007-2071-8
Begon M; Townsend CR; Harper JL (EDs); Ecology: From Individuals to Ecosystems. Blackwell Publishing. , Blackwell Publishing, 2009

Bibliografia Complementar

Charles Sheppard; World seas. ISBN: 978-0-12-805052-1
Cristiano V. M. Araújo; Ecotoxicology in latin america. ISBN: 978-1-53613-872-6

Observações Bibliográficas

- Diversos artigos científicos, plataformas e web sites.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1) Aulas teóricas interativas e de discussão de casos de estudo estimulando a participação ativa dos estudantes.

2) Aulas práticas  laboratoriais  para aquisição de treino em avaliações ecológicas.

3) Aulas práticas de trabalho individual e em grupo com simulações (e.g. computacionais, cenários de “jogo”) e casos de estudo reais, incluindo tomada de decisão e comunicação de resultados e decisões em diferentes contextos.

4) Trabalho de grupo efetuado de forma autónoma (componente de seminário) pelos estudantes sobre um tema à sua escolha no âmbito da Ecologia do Stresse, apresentação e discussão do trabalho efetuado no final do semestre com colegas e docentes.

NOTA FINAL: A + B + C

A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%

B: nota da componente de avaliação contínua I, trabalho durante as aulas complementado com trabalho autónomo (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%

C: nota da componente de seminário, avaliação contínua II, mínimo 4,0/8,0 valores): 40%

Software

Populus, SPSS, Word, Excel, Power Point, browser

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes nas aulas, elaborar e entregar no prazo estipulado os elementos de avaliação continua I, e efectuar um trabalho que sirva de base a uma apresentação (em grupo) sobre um tema à escolha no âmbito da unidade curricular, apresentar e discutir o trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à soma das notas obtidas nas seguintes componentes, tendo os seguintes pesos:

1) exame final: 50% (minimo de 5,0/10 valores)

2) seminário com apresentação oral, continuous evaluation II: 40% (mínimo de 4,0/8,0 valores)

3) avaliação contínua I (incluindo participação ativa nas aulas e desempenho nos elementos de avaliação continua): 10% (mínimo de 1,0/2,0 valores)

Final: 1 + 2 +3

Provas e trabalhos especiais

Trabalho em grupo de suporte a uma apresentação oral, sua apresentação e discussão.
Pequenos relatórios, resumos e/ou outros elementos de avaliação contínua sobre temas a desenvolver no âmbito da unidade curricular.

Melhoria de classificação

Exame escrito.

Observações

Caso se mantenha ensino a distância até final da lecionação da UC, a avaliação será feita através dos elementos de avaliação continua e da componente de seminário, quer a avaliação de época norma quer de recurso.
A melhoria de nota poderá ser feita através da entrega de trabalho de seminário melhorado.
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