Código: | TCAEM07 | Sigla: | ES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Estudos de Populações |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTCAEM | 10 | Plano Oficial 2020 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Lúcia Maria das Candeias Guilhermino | Regente |
Teórica: | 1,29 |
Práticas Laboratoriais: | 1,71 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,286 |
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino | 1,286 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,714 |
Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha | 0,214 | ||
Luísa Cristina da Costa Azevedo | 0,429 | ||
Lúcia Maria das Candeias Guilhermino | 0,643 | ||
Sara Andreia de Barros Costa Marques | 0,428 |
1) Aprender conceitos de Ecologia do Stresse e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível de populações, comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da atualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)
2) Desenvolver competências para investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia do Stresse
3) Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia do Stresse
4) Desenvolver capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia do Stresse.
No final da UC espera-se que os estudantes:
1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia do Stresse e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da população, comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da atualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)
2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia do Stresse
3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia do Stresse
4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia do Stresse.
1) Aulas teóricas interativas e de discussão de casos de estudo estimulando a participação ativa dos estudantes.
2) Aulas práticas laboratoriais para aquisição de treino em avaliações ecológicas.
3) Aulas práticas de trabalho individual e em grupo com simulações (e.g. computacionais, cenários de “jogo”) e casos de estudo reais, incluindo tomada de decisão e comunicação de resultados e decisões em diferentes contextos.
4) Trabalho de grupo efetuado de forma autónoma (componente de seminário) pelos estudantes sobre um tema à sua escolha no âmbito da Ecologia do Stresse, apresentação e discussão do trabalho efetuado no final do semestre com colegas e docentes.
NOTA FINAL: A + B + C
A: nota do exame escrito (mínimo 5,0/10,0 valores): 50%
B: nota da componente de avaliação contínua I, trabalho durante as aulas complementado com trabalho autónomo (mínimo 1,0/2,0 valores): 10%
C: nota da componente de seminário, avaliação contínua II, mínimo 4,0/8,0 valores): 40%Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Estudo autónomo | 74,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão estar presentes nas aulas, elaborar e entregar no prazo estipulado os elementos de avaliação continua I, e efectuar um trabalho que sirva de base a uma apresentação (em grupo) sobre um tema à escolha no âmbito da unidade curricular, apresentar e discutir o trabalho.
A classificação final corresponde à soma das notas obtidas nas seguintes componentes, tendo os seguintes pesos:
1) exame final: 50% (minimo de 5,0/10 valores)
2) seminário com apresentação oral, continuous evaluation II: 40% (mínimo de 4,0/8,0 valores)
3) avaliação contínua I (incluindo participação ativa nas aulas e desempenho nos elementos de avaliação continua): 10% (mínimo de 1,0/2,0 valores)
Final: 1 + 2 +3
Trabalho em grupo de suporte a uma apresentação oral, sua apresentação e discussão.
Pequenos relatórios, resumos e/ou outros elementos de avaliação contínua sobre temas a desenvolver no âmbito da unidade curricular.
Exame escrito.