Desenvolvimento de Competências de Liderança
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S (de 10-02-2025 a 23-05-2025) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DCL |
0 |
Plano Oficial do ano letivo 2021 |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EA |
4 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EC |
31 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EMAT |
13 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EMG |
1 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.EQ |
26 |
Plano Oficial do ano letivo |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
M.IA |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
12 |
40,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos gerais desta Unidade de formação contínua são:
- Desenvolver o nível de consciência dos estudantes da UPorto sobre as suas competências de liderança;
- Identificar as suas crenças sobre a liderança e promover a sua reflexão sobre as mesmas.
- Desenvolver o nível de conhecimento dos estudantes sobre os modelos e estilos de liderança identificados na literatura, a sua operacionalização e o seu impacto diferenciado;
- Desenvolver o nível de conhecimento dos estudantes sobre os desafios associados aos processos de liderança em contexto organizacional e os recursos e as competências a mobilizar para gerir esses desafios, nomeadamente no que se refere às exigências de diferentes níveis de liderança, assim como a liderança em contextos caracterizados pela diversidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a presente unidade de formação espera-se que os estudantes adquiram:
- Conhecimento sobre as competências relevantes para o exercício da liderança;
- Meta-conhecimento sobre as suas representações sobre a liderança;
- Conhecimentos sobre diferentes abordagens, teorias e estilos de liderança, posicionando-se em relação aos mesmos;
- Conhecimentos sobre os diferentes conceitos que se relacionam com a liderança, diferenciando e relacionando liderança, líder e gestor;
- Conhecimento sobre as etapas que caracterizam o processo de transição para uma posição de liderança, os seus desafios e estratégias que podem ser mobilizadas nesse processo;
- Conhecimento sobre as especificidades de diferentes níveis da liderança;
- Conhecimento sobre a diversidade que caracteriza as organizações e o impacto da mesma nas ações do líder e sobre o impacto do líder nesses grupos, de forma diferenciada;
- Capacidade de identificar líderes organizacionais que consideram bons modelos, explicitando os fundamentos para essa escolha e refletindo sobre os mesmos, assim como sobre o seu processo de identificação com os mesmos;
- Capacidade de mobilizar estratégias para assegurarem o autocuidado enquanto líderes;
- Capacidade de autorreflexão e de auto-monitorização das competências transversais relevantes para o exercício da liderança com impacto positivo e bem-estar;
- Competência para gerir, em contexto de grupo, o processo de identificação de líderes organizacionais, contactando-os e acedendo à sua experiência;
- Capacidade para refletir sobre o percurso e a experiência profissional desse líder; analisando-a de forma informada e crítica;
- Competência para elaborar, em contexto de grupo, e com base na sua análise crítica, um documento que sintetize a experiência referida no ponto 10., estabelecendo ligações entre a mesma e os conceitos e competências abordados na unidade de formação;
- Competência para, no futuro, se envolver em relações de mentoria em contexto organizacional, enquanto potencial líder (na posição de mentor), e líder efetivo (no papel de mentor);
- Compreensão sobre a importância da dimensão humana (relacional) nos processos de liderança;
- Capacidade de definir estratégias para o seu autodesenvolvimento contínuo nas competências transversais de liderança;
- Capacidade de definir objetivos a nível do seu percurso de liderança e das competências necessárias ao mesmo, assim como de planeamento da sua concretização, definindo metas e as ações que permitirão alcançá-las (cf. Plano de Desenvolvimento Individual).
Modo de trabalho
B-learning
Programa
1. Modelos e Estilos de liderançaAbordagens: Traços, comportamentos, situacional (evolução)
Compreender as diferenças entre a orientação para as pessoas e a orientação para as tarefas e suas (des)vantagens na liderança de uma equipa
Liderança transformacional
Liderança autêntica
2. O conceito de liderança na relação com conceitos associados
- líder, gestor, liderança
- liderança, gestão...
3. Humanizando a liderança e o líder
Competências importantes para o exercício da liderança
representações acerca da liderança e o seu impacto
a importância do autocuidado
ser liderado
4. Processo de transição para uma posição de liderançadesafios específicos a este processo
estratégias para os mesmos serem geridos
diferentes níveis de liderança e as suas especificidades
5. Liderança inclusiva
género, nacionalidade/cultura, idade
6. Liderança em contexto de trabalho remoto
liderança digital ou e-liderança
Bibliografia Obrigatória
Dexter, B., & Prince, C.; Turning Managers Into Leaders: Assessing the Organizational Impact of Leadership Development. Strategic Change, 16, 217-226., 2007
Brandão, C., Santos, F., & Peres, S.; Processo de transição para uma posição de liderança: um estudo com mulheres. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 9(1), 9-23. doi: 10.17267/2317-3394rpds.v9i1.2559, 2002
Brandão, C., Henrique, C., & Miguez, J.; Building a Relationship with the Supervisor: An Exploratory Study, Cham: Springer International Publishing, 2016 (In Á. Rocha, A. M. Correia, H. Adeli, L. P. Reis, & M. Mendonça Teixeira (Eds.), New Advances in Information Systems and Technologies, Vol. 2 (pp. 677-687). Doi: 10.1007/978-3-319-31307-8_69)
Almeida, B., & Brandão, C.; Gerindo a Transição: Estratégias de Exploração no Processo para ser Líder. REVES - Revista Relações Sociais, v.3(2), p. 0049-0064, 10, 2020 (doi: 10.18540/revesvl3iss2pp0001-0003)
Alvesson, Mats & Sveningsson, Stefan; Managers Doing Leadership: The Extra-Ordinarization of the Mundane. Human Relations, 56, 1435-1459, 2003
Goffee & G. Jones; Why should anyone be led by you?, Harvard Business School Press., 2006
Bibliografia Complementar
Miguel Pina e Cunha;
Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 978-972-8871-58-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A presente unidade de formação recorre a várias metodologias:
- Método expositivo (com suporte de PowerPoint e vídeos);
- Exercícios e dinâmicas de grupo associadas a discussão em pequeno e grande grupo;
- Brainstorming e síntese integradoras;
- Análise e discussão de casos práticos (também em pequeno e em grande grupo), tomando por base os conteúdos abordados (nas sessões síncronas e no trabalho autónomo);
- Exercícios de autoconhecimento e auto monitorização das competências desenvolvidas (e a desenvolver);
- Exercícios de monitorização de domínio dos conteúdos abordados;
- Contacto direto com líderes inseridos em contexto de trabalho.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
4,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Trabalho de campo |
8,00 |
Trabalho de investigação |
16,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
- frequentar pelo menos 75% da carga horária de contacto da UC
- cumprir os modos de avaliação definidos, com classificação igual ou acima de 10 para ser aprovado (ver abaixo).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação formativa:
- Assiduidade, pontualidade e participação nas sessões (avaliar a motivação e envolvimento dos formandos) – 5%
- Entrega de elementos da avaliação ao longo da unidade de formação, promovendo desta forma o envolvimento contínuo dos estudantes (assegurando, assim, melhores condições para uma dinâmica processual inerente ao desenvolvimento de competências que se pretende) – 30%
Avaliação sumativa:
- Relatório escrito – 40%
- Plano de desenvolvimento individual de competências de liderança – 25%
Trabalho de estágio/projeto
- Trabalho escrito (em grupo)
Os estudantes devem orgnizar-se em grupos de quatro e entrevistarem 2 líderes por grupo, elaborando a partir daí um relatório escrito (até ao limite de 5 páginas), que deverá integrar os conteúdos trabalhados nas sessões anteriores do curso.
- Plano de desenvolvimento (individual)
Desenvolvimento individual de um Plano de Desenvolvimento Individual de competências de liderança, alicerçado nos vários elementos que foram sendo produzidos pelos estudantes ao longo da unidade de formação permite-lhes desenvolver metaconhecimento sobre os conceitos trabalhados, ao mesmo tempo que os orienta para o futuro, comprometendo-os com o seu desenvolvimento contínuo enquanto líder em contexto de trabalho.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
** A/Os estudantes com estatuto TE válido para o ano letivo, deverão na 1ª aula contactar a equipa docente.
Melhoria de classificação
Não se aplica.
Observações
Sessões
1. - session at FPCEUP - Auditorium 2A
2. - zoom
3. - zoom
4. - zoom
5. - zoom
6. - session at FPCEUP - Auditorium 2 A
Horário
18h às 20h.
FAQ’s
Como estão estruturadas as sessões síncronas?
- As sessões estão estruturadas para propiciarem articulação teórico-prática, pelo que existem vários momentos de reflexão e partilha grupal sobre os diferentes temas abordados.
As sessões online síncronas são gravadas?
- Não. Sendo sessões orientadas para a participação e partilha ativa, as mesmas não são gravadas, protegendo dessa forma os intervenientes e cumprindo o estipulado no RGPD. Os materiais de apoio são disponibilizados via Moodle.
A aprovação à Unidade depende do regime de assiduidade?
- Sim. A unidade prevê a presença em 5 das 6 sessões síncronas, 2 das quais presenciais e 4 online via Zoom. O cumprimento deste regime é essencial para obtenção de aprovação.
Testemunho:
“As atividades de visualização dos vídeos na aula seguidas de reflexões de grupo sobre o mesmo foram muito didáticas e importantes para se conseguirem abordar temáticas muito importantes em contexto de liderança, mas que não foram abordadas diretamente nas aulas. Acho que é uma prática que se deve manter.” Estudante de Mestrado da FEUP