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Gestão de Conflitos e Negociação

Código: GCN1     Sigla: GCN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Serviço para a Educação Contínua
Curso/CE Responsável: Gestão de Conflitos e Negociação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GCN 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 1,5 8 40,5
M.BIO 38 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 8 40,5
MEB 9 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 8 40,5
M.EIC 48 Plano de estudos oficial 2 - 1,5 8 40,5
M.EM 42 Plano de Estudos Oficial 1 - 1,5 8 40,5
M.IA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 8 40,5
2

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Rocha Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,00
Ana Catarina Neves de Sá Lopes Carvalho 0,75
Isabel Maria Rocha Pinto 0,25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos gerais desta Unidade de Formação em Competências Transversais são os de capacitar os estudantes para:

  1. Compreender o conceito, como se desenvolve e progride, e consequências do conflito;
  2. Identificar, analisar e refletir sobre estratégias eficazes de gestão de conflito e de negociação;
  3. Compreender os processos psicossociais associados a conflitos

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final desta Unidade de Formação em Competências Transversais, os estudantes sejam capazes de:

  • Reconhecer os diferentes tipos de conflitos, causas e fontes comuns de conflito;
  • Compreender como se desenvolve o conflito e as diferentes fases de conflito;
  • Reconhecer os aspetos positivos e os impactos negativos do conflito;
  • Reconhecer o conflito como uma oportunidade para a mudança e crescimento;
  • Identificar e refletir sobre estratégias eficazes e saudáveis de gestão de conflitos;
  • Identificar e refletir sobre o processo de negociação, e analisar a estratégia de negociação mais adequada;
  • Reconhecer os princípios fundamentais para uma negociação eficaz;
  • Compreender os processos psicossociais associados com o abuso de poder e com a obediência à autoridade (submissão).

Modo de trabalho

B-learning

Programa

I. Compreender o conflito

Definição de conflito

Diferentes níveis de interação onde ocorre o conflito (intrapessoais, interpessoais, intragrupais, intergrupais; conflito horizontal e vertical)

Fontes de conflito (Daniel Katz; Bernard Mayer)
 
II. Como se desenvolve o conflito

O processo e os estádios do conflito

A escalada do conflito (Modelo de Friedrich Glasl) e fatores que contribuem para a escalada do conflito

III.Conflitos construtivos (funcionais) e destrutivos (disfuncionais)

O conflito como uma oportunidade e custos de um conflito mal/não resolvido

IV. Gestão de conflitos 

Estratégias de resolução de conflito (Modelo de Thomas-Kilmamn)

Habilidades essenciais para gerir um conflito eficazmente

V. Negociação na resolução de conflitos

O processo de negociação 

Estratégias de negociação (integrativa, distributiva)

O método de negociação baseada em princípios (Principled negotiation – The Harvard Approach; Roger Fisher e William Ury)

VI. Diferenças de poder e conflito

Processos psicossociais associados com o abuso de poder e obediência/submissão à autoridade (Stanley Milgram, entre outros)

Bibliografia Obrigatória

Coleman, P. T., Deutsch, M., & Marcus, E. C. ; The handbook of conflict resolution: Theory and practice, Jossey-Bass, 2014
Cunha, P; Manual de gestão construtiva de conflitos, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2016
Runde, C. E., & Flanagan, T. A. ; Becoming a conflict competent leader: How you and your organization can manage conflict effectively, Jossey-Bass, 2007
Cunha, P. ; Conflito e negociação, Edições Asa, 2001
Mayer, B. S. ; The dynamics of conflict resolution: A practitioner's guide, Jossey-Bass, 2010
Fisher, R. J. ; The social psychology of intergroup and international conflict resolution, Springer Science & Business Media, 1985
Fisher, R., Ury, W. L., & Patton, B. ; Como conduzir uma negociação: chegar a acordo sem ceder. , Lua de Papel, 2013
De Dreu, C. K., & Gelfand, M. J. ; The psychology of conflict and conflict management in organizations, Lawrence Erlbaum Associates, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta Unidade de Formação, em formato b-learning, combina diferentes metodologias de ensino utilizando ferramentas educativas diversas (e.g., Moodle, Panopto). A componente letiva desta Unidade de Formação utiliza o método expositivo, com integração de exemplos práticos (apresentação e análise de estudos de caso), exercícios individuais ou em grupo, e realização de quizzes ao longo da exposição.

Especificamente, a componente letiva será organizada em sessões semanais (contacto assíncrono) compostas por múltiplos micro-vídeos educativos/temática. Estas sessões serão complementadas com material de apoio / recursos educativos diversos, para trabalho autónomo, como leituras recomendadas, podcasts, vídeos, ou outros conteúdos que reforcem a temática ou conceito discutido em cada sessão.

A componente letiva também inclui sessões coletivas (contacto síncrono ou presencial), que vão ocorrer em  momentos distintos Estas sessões visam apelar à discussão em grupo (e.g., estudos de caso; análise de experiências pessoais) sobre as temáticas abordadas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 12,00
Trabalho escrito 8,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência nesta UC, os estudantes têm de realizar e obter nota positiva em todos os exercícios práticos e atividades individuais ou de grupo, previstas para a componente de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:
a) exercícios práticos e atividades individuais e/ou em grupo (e.g., resposta a Quizzes no final de cada Módulo; trabalhos de grupo) e b) Quiz final da UC. O peso destas componentes na classificação final é de a) 70% e b) 30%.

Fórmula de cálculo da classificação final (CF):

CF = a)*0,70 + b)*0,30

A classificação final será atribuída numa escala de 1-20 valores.

No caso de obter uma classificação final inferior a 9,50 valores, o estudante poderá realizar um exame de recurso composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da UC. A classificação obtida neste exame irá corresponder à classificação final da UC. 

Melhoria de classificação

Não é possível realizar exame de melhoria da classificação nesta UC.

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