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Estágio Pedagógico

Código: EAV22     Sigla: EP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Iniciação à Prática Profissional, incluindo PES

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAV 24 Plano Oficial 2015 2 - 30 284 810

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- A compreensão global dos modos de organização e de funcionamento do estabelecimento de ensino (escola/agr. de escolas) e, nomeadamente, das articulações dos seus órgãos, como: Assembleia de Escola; Conselho Pedagógico; Conselhos de Turma; Departamentos Curriculares, entre outros

- A compreensão dos modos de organização e leccionação de conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600 (face aos públicos específicos de aprendentes) e dos seus modos de articulação com as restantes disciplinas do plano de estudos, a partir dos espaços formais de trabalho e gestão interdisciplinar

- O desenvolvimento de trabalho de colaboração com o professor cooperante na relação de aprendizagem, bem como noutras funções inerentes ao desempenho docente

- O desenvolvimento de trabalho lectivo em articulação com o professor da disciplina

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

As competências a adquirir e os resultados de aprendizagem remetem, quer para a qualidade da integração do estagiário, quer para a qualidade do trabalho desenvolvido.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

O acesso à unidade curricular apenas é permitido após concluído o 1º ano do curso nos termos estabelecidos em Regulamento do Mestrado.

Programa

Os estágios decorrem em diversas escolas com as quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação.

Para além de um professor cooperante no local de estágio cuja função é acompanhar de perto as atividades realizadas pelo estagiário, existem orientadores que são docentes da FPCE e da FBA que reúnem regularmente com os estagiários e asseguram a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas.

O estágio nesta unidade curricular configura, numa primeira fase, um trabalho orientado pelo professor cooperante de inserção e familiarização com o contexto escolar, e, numa segunda fase, um trabalho em articulação com o professor cooperante na elaboração, planificação e execução de um plano de aulas.

Bibliografia Obrigatória

Barbosa, Ana Mae; Teoria e prática da educação artística, Cultrix, 1985

Bibliografia Complementar

Pedro Abrantes; Os sentidos da escola, identidades juvenis e dinâmicas da esc olaridade, Celta Editora, 2003
Charlot, Bernanrd; O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador na contradição. In Cristina d'Ávila (org.), Ser professor na contemporaneidade, Editora CRV, 2009
Eisner, Elliot; O que pode a Educação aprender das artes sobre a prática de educação, Revista Currículo Sem Fronteiras, V. 8, nº 2, pp. 5-17, Julho/Dez, 2008
Kalantzis, M. & Cope, B.; Learning by Design, VSIC, 2005
Thornton, A.; The Artist Teacher as reflective practitioner, Journal of Art and Design Education, 24 (2), pp.166-174, 2005
Zabalza, M.; Diários de Aula, Porto Editora, 1994

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estagiários participam através da observação e da colaboração em actividades docentes, propostas pelo professor cooperante (ou outros) e da sua iniciativa, se acordadas para o efeito, nas instituições de estágio. Nestas instituições são supervisionados pelo professor cooperante encarregue da supervisão.

 

Tipo de Avaliação: A avaliação do estágio é de natureza qualitativa e quantitativa. A avaliação formativa é da responsabilidade principal do professor cooperante. A avaliação sumativa é da responsabilidade do orientador de estágio.

 

Condições de Frequência: A frequência do estágio prevê uma carga horária semanal de cerca de 9h, a decorrer ao longo de todo o ano lectivo.

 

Fórmula de avaliação: O documento de avaliação emitido pelo professor cooperante será considerado na ponderação final da UC, de natureza quantitativa, a qual é da responsabilidade do orientador de estágio de uma das unidades orgânicas responsáveis pela organização do mestrado.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 526,00
Realização de Estágio 284,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

O estagiário deve respeitar uma frequência média de 9 horas semanais sobre cerca de 32 semanas, perfazendo um total de 284 horas. O regime de frequência, sob o ponto de vista da assiduidade, respeita os Regulamentos da UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final quantitativa é atribuída pelo/a docente orientador/a, baseando-se nos seguintes elementos e com as respetivas ponderações:



  1. A proposta de prática pedagógica supervisionada apresentada pelo/a estagiário/a (25%)

  2. A observação de aulas orientadas pelo/a estagiário/a, nos termos do nº 3 do art.º 5º  (25%)

  3. O parecer qualitativo emitido pelo/a professor/a cooperante (50%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Nos termos do regulamento de estágio, o estagiário deverá formalizar uma proposta de prática pedagógica supervisionada, a implementar no 2º semestre, no fina do 1º semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos da UP.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Não aplicável.
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