Código: | EAV22 | Sigla: | EP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Iniciação à Prática Profissional, incluindo PES |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEAV | 24 | Plano Oficial 2015 | 2 | - | 30 | 284 | 810 |
- A compreensão global dos modos de organização e de funcionamento do estabelecimento de ensino (escola/agr. de escolas) e, nomeadamente, das articulações dos seus órgãos, como: Assembleia de Escola; Conselho Pedagógico; Conselhos de Turma; Departamentos Curriculares, entre outros
- A compreensão dos modos de organização e leccionação de conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600 (face aos públicos específicos de aprendentes) e dos seus modos de articulação com as restantes disciplinas do plano de estudos, a partir dos espaços formais de trabalho e gestão interdisciplinar
- O desenvolvimento de trabalho de colaboração com o professor cooperante na relação de aprendizagem, bem como noutras funções inerentes ao desempenho docente
- O desenvolvimento de trabalho lectivo em articulação com o professor da disciplina
Os estágios decorrem em diversas escolas com as quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação.
Para além de um professor cooperante no local de estágio cuja função é acompanhar de perto as atividades realizadas pelo estagiário, existem orientadores que são docentes da FPCE e da FBA que reúnem regularmente com os estagiários e asseguram a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas.
O estágio nesta unidade curricular configura, numa primeira fase, um trabalho orientado pelo professor cooperante de inserção e familiarização com o contexto escolar, e, numa segunda fase, um trabalho em articulação com o professor cooperante na elaboração, planificação e execução de um plano de aulas.
Os estagiários participam através da observação e da colaboração em actividades docentes, propostas pelo professor cooperante (ou outros) e da sua iniciativa, se acordadas para o efeito, nas instituições de estágio. Nestas instituições são supervisionados pelo professor cooperante encarregue da supervisão.
Tipo de Avaliação: A avaliação do estágio é de natureza qualitativa e quantitativa. A avaliação formativa é da responsabilidade principal do professor cooperante. A avaliação sumativa é da responsabilidade do orientador de estágio.
Condições de Frequência: A frequência do estágio prevê uma carga horária semanal de cerca de 9h, a decorrer ao longo de todo o ano lectivo.
Fórmula de avaliação: O documento de avaliação emitido pelo professor cooperante será considerado na ponderação final da UC, de natureza quantitativa, a qual é da responsabilidade do orientador de estágio de uma das unidades orgânicas responsáveis pela organização do mestrado.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 526,00 |
Realização de Estágio | 284,00 |
Total: | 810,00 |