Código: | EAV21 | Sigla: | DAV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didáctica Específica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEAV | 26 | Plano Oficial 2015 | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
DAV assume-se como uma UC de questionamento dos discursos instalados e naturalizados em torno das teorias e práticas docentes em artes visuais. Partindo de um entendimento dos programas curriculares de educação artística no ensino básico e secundário como discursos, estabelecem-se os seguintes objectivos:
- aquisição de um posicionamento interseccional face às representações contidas nos programas curriculares, a a partir de lentes críticas da diversidade;
- desenvolver e desconstruir propostas didácticas a partir de um referencial teórico crítico e interseccional;
- interpretar criticamente os textos e tecer argumentos articulando problemas específicos do ensino das artes visuais com a sua transposição didáctica.
Cada estudante deverá conhecer os programas das disciplinas de Educação Visual, Desenho, História da Cultura e das Artes, Geometria Descritiva, Oficina de Artes, bem como das Metas Curriculares de Aprendizagem.
Na UC DAV cada estudante deverá articular a leitura aprofundada de cada um dos programas curriculares das disciplinas que constituem o ensino artístico das artes visuais em Portugal, com textos situados no campo epistemológico da educação artística, numa perspectiva pós-estruturalista, pós-colonial e interseccional. A abordagem dos diversos conteúdos programáticos envolvidos nas questões relacionadas com o currículo e com a planificação e posicionamento docente serão sempre o ponto central das discussões, permitindo ao grupo de estudantes uma proximidade às questões inerentes à docência na área das artes visuais, a partir de um posicionamento crítico e reflexivo a partir da sua posição, instigado pelas diversas leituras obrigatórias e sugeridas, bem como pelos debates em aula. A aproximação a cada um dos textos curriculares, bem como as leituras obrigatórias e sugeridas durante o semestre, permitem a aquisição de um posicionamento teórico crítico e a possibilidade de desenhar práticas pedagógicas que questionam os limites estabelecidos, apresentando plataformas de trabalho mais plurais.
As aulas organizam-se em modo de seminário, o que significa uma forte opção por um modelo participativo em torno do comentário e debate sobre textos que constituem leitura obrigatória para esta UC. Durante as sessões poder-se-ão ainda constituir pequenos grupos de trabalho para o desenvolvimento de propostas específicas. A produção de um posicionamento e pensamento crítico que combata as visões naturalizadas em torno da escola, do campo artístico, do saber e do docente exigem o confronto com o pensamento das outras pessoas no sentido de propiciar momentos de diálogo e de partilha de dúvidas e de experiências capazes de contribuir para posturas inovadoras e críticas no contexto educacional.
Pretende-se que cada estudante adquira lentes críticas e interseccionais, que permitam a proposição de actividades didácticas, a partir do trabalho de núcleos programáticos, gerando propostas e materiais a serem discutidos em aula.
Cada estudante deverá ainda adquirir a capacidade de sintetizar, em cada sessão, as questões fundamentais da sessão, de acordo com os seus interesses.
- A Educação Artística como prática crítica e anti-discriminatória: apresentação de referenciais de trabalho
- Construção de protocolos colectivos de relacionamento e de abordagem de sistemas hegemónicos estruturais e sua transposição para situações educativas.
- Análise dos programas curriculares a partir dos referenciais teóricos de interseccionalidade desenvolvidos.
- Construção de unidades didácticas e sua discussão partilhada.
A UC de Didáctica das Artes Visuais ocorre em modelo de seminário, contemplando uma dinâmica participativa entre a turma. Debate, trabalho em grupo, reflexão individual e em grupo, desenham o modelo a acontecer nas aulas. Para tal, é necessária a existência de protocolos de trabalho, em que as bases de relação e dinâmicas de ação sejam acordadas e negociadas entre as pessoas intervenientes.
O trabalho autónomo contempla a leitura semanal e preparação de textos (obrigatório para cada estudante).
A avaliação será realizada continuamente, mediante o cumprimento das leituras, participação qualificada nas discussões, entrega e discussão dos trabalhos estipulados.
Será estabelecido um protocolo de trabalho entre as pessoas participantes neste seminário, que contemple as diferentes posições envolvidas, a partir de lentes de diversidade crítica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |