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Didática das Artes Visuais

Código: EAV21     Sigla: DAV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didáctica Específica

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAV 26 Plano Oficial 2015 1 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-07-25.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Melhoria de classificação, Bibliografia Obrigatória, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: português/ leitura em inglês

Objetivos

DAV assume-se como uma UC de  questionamento dos discursos instalados e naturalizados em torno das teorias e práticas docentes em artes visuais. Partindo de um entendimento dos programas curriculares de educação artística no ensino básico e secundário como discursos, estabelecem-se os seguintes objectivos:

- aquisição de um posicionamento interseccional face às representações contidas nos programas curriculares, a a partir de lentes críticas da diversidade; 
- desenvolver e desconstruir propostas didácticas a partir de um referencial teórico crítico e interseccional;
- interpretar criticamente os textos e tecer argumentos articulando problemas específicos do ensino das artes visuais com a sua transposição didáctica.

Cada estudante deverá conhecer os programas das disciplinas de Educação Visual, Desenho, História da Cultura e das Artes, Geometria Descritiva, Oficina de Artes, bem como das Metas Curriculares de Aprendizagem. 

Resultados de aprendizagem e competências

Na UC DAV cada estudante deverá articular a leitura aprofundada de cada um dos programas curriculares das disciplinas que constituem o ensino artístico das artes visuais em Portugal, com textos situados no campo epistemológico da educação artística, numa perspectiva pós-estruturalista, pós-colonial e interseccional. A abordagem dos diversos conteúdos programáticos envolvidos nas questões relacionadas com o currículo e com a planificação e posicionamento docente serão sempre o ponto central das discussões, permitindo ao grupo de estudantes uma proximidade às questões inerentes à docência na área das artes visuais, a partir de um posicionamento crítico e reflexivo a partir da sua posição, instigado pelas diversas leituras obrigatórias e sugeridas, bem como pelos debates em aula. A aproximação a cada um dos textos curriculares, bem como as leituras obrigatórias e sugeridas durante o semestre, permitem a aquisição de um posicionamento teórico crítico e a possibilidade de desenhar práticas pedagógicas que questionam os limites estabelecidos, apresentando plataformas de trabalho mais plurais.

As aulas organizam-se em modo de seminário, o que significa uma forte opção por um modelo participativo em torno do comentário e debate sobre textos que constituem leitura obrigatória para esta UC. Durante as sessões poder-se-ão ainda constituir pequenos grupos de trabalho para o desenvolvimento de propostas específicas. A produção de um posicionamento e pensamento crítico que combata as visões naturalizadas em torno da escola, do campo artístico, do saber e do docente exigem o confronto com o pensamento das outras pessoas no sentido de propiciar momentos de diálogo e de partilha de dúvidas e de experiências capazes de contribuir para posturas inovadoras e críticas no contexto educacional.

Pretende-se que cada estudante adquira lentes críticas e interseccionais, que permitam a proposição de actividades didácticas, a partir do trabalho de núcleos programáticos, gerando propostas e materiais a serem discutidos em aula.

Cada estudante deverá ainda adquirir a capacidade de sintetizar, em cada sessão, as questões fundamentais da sessão, de acordo com os seus interesses.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ler e compreender Inglês.

Programa

- A Educação Artística como prática crítica e anti-discriminatória: apresentação de referenciais de trabalho

- Construção de protocolos colectivos de relacionamento e de abordagem de sistemas hegemónicos estruturais e sua transposição para situações educativas.

- Análise dos programas curriculares a partir dos referenciais teóricos de interseccionalidade desenvolvidos.

- Construção de unidades didácticas e sua discussão partilhada.

Bibliografia Obrigatória

Ó, Jorge Ramos do; Sobre o Tradicional Cerco à Inventividade Infanto-juvenil e o Amanhã da Escola como uma Comunidade de Iguais. Nós Pensamos Todos em Nós. Lisboa: CCB - Fábrica das Artes, 2016
Varela, Maria do Mar Castro; Pedagogic Activism v. Pedagogic Paternalism’, in Malzacher, F., Ahmet, O., and Pelin Tan (eds) The Silent University, Sternberg Press, 2016
Thomas S. Popkewitz; The limits of Teacher Education Reforms: school subjects, alchemies, and an alternative possibility
Nora Landkammer; The Museum as a Site of Unlearning?
Carmen Mörsch; Literacia Crítica da Diversidade na Interface Educação/Arte: Percepções para um Workshop permanente rumo a um currículo anti-discriminação
Christopher Schulte; Childhood Drawing: The Making of a Deficit Aesthetic
Jacques Rancière; Un-what?
Michel Serres; Polegarzinha
Belinda Kazeem, Nicola al-Samarai, Peggy Piesche; Museum. Space. History: New Sites of Political Tectonics
Martins, Cat; E agora, vai voltar tudo a ser como era? Por uma crítica às artes na educação

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar será apresentada no decorrer das sessões, de acordo com as necessidades apresentadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC de Didáctica das Artes Visuais ocorre em modelo de seminário, contemplando uma dinâmica participativa entre a turma. Debate, trabalho em grupo, reflexão individual e em grupo, desenham o modelo a acontecer nas aulas. Para tal, é necessária a existência de protocolos de trabalho, em que as bases de relação e dinâmicas de ação sejam acordadas e negociadas entre as pessoas intervenientes.

O trabalho autónomo contempla a leitura semanal e preparação de textos (obrigatório para cada estudante).

A avaliação será realizada continuamente, mediante o cumprimento das leituras, participação qualificada nas discussões, entrega e discussão dos trabalhos estipulados.

Será estabelecido um protocolo de trabalho entre as pessoas participantes neste seminário, que contemple as diferentes posições envolvidas, a partir de lentes de diversidade crítica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida pela assiduidade (de acordo com o regulamento de avaliação discente), pelo cumprimento das leituras semanais e preparação dos textos e materiais para discussão, pela participação qualificada em todas as actividades lectivas, e pela qualidade do trabalho escrito e do trabalho prático.

Ao longo do semestre serão feitas 'paragens' para reflectir sobre as aprendizagens realizadas, dúvidas, questões, e possíveis desvios de trabalho para questões prementes para o grupo, não contempladas inicialmente.

Impedimentos na participação presencial nas aulas, ao abrigo de Estatutos específicos em vigor, deverão ser comunicados até ao final de Fevereiro de 2024, por forma a desenhar planos individuais de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final


Fórmula de avaliação, com especificação dos critérios:



Participação qualificada nas discussões em aula: 30%
Trabalho de campo: 10%
Trabalho individual: 40%
Trabalho prático: 20%

Provas e trabalhos especiais

n.a.
qualquer impossibilidade em realizar algum dos trabalhos deverá ser atempadamente e devidamente justificada e negociada.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A acordar até final de Fevereiro de 2024.

Melhoria de classificação

Dada a natureza relacional e de discussão aula a aula, no sentido de criar um entendimento contextualizado das diferentes questões e problemas abordados, a melhoria de classificação poder-se-á fazer por frequência da UC no ano letivo seguinte.

Observações

A UC de DAV prevê a leitura semanal de textos ou outros materiais e a sua preparação com vista à discussão em aula. Nesse sentido, cada estudante deverá ter isso em atenção ao frequentar esta UC.
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