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Mapa das Instalações

Abordagens Multidisciplinares na Proteção e Direitos das Crianças

Código: MTP09     Sigla: AMPDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407603
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 6 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne 2,00
Joana Lara Ferreira Soares 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objetivos desta UC:
1. Fornecer aos alunos um quadro de referência multidisciplinar que integre as diferentes disciplinas que intervêm na proteção e promoção dos direitos da criança;
2. Abordar os contributos da investigação e produção teórica de diferentes disciplinas  - História, Sociologia, Direito, Psicologia, Educação, Saúde, Intervenção Social, Política, Comunicação Social -  no que diz respeito à proteção e promoção dos direitos da criança;
3. Analisar de um ponto de vista interdisciplinar as relações entre as diferentes disciplinas envolvidas na proteção e direitos da criança; 
4. Refletir sobre o papel social das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e na promoção dos seus direitos.
5. Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas da investigação e intervenção na área da Proteção infantil

Resultados de aprendizagem e competências

Petende-se com esta UC que os alunos sejam capazes de:
1. Identificar os contributos teóricos e empíricos das diferentes disciplinas envolvidas na proteção da criança e promoção dos seus direitos;
2. Traçar as relações interdisciplinares entre estes diferentes contributos teóricos e empíricos;
3. Definir as potencialidades e as necessidades epistemológicas de cada disciplina envolvida na proteção e promoção dos direitos da criança e de uma abordagem multi e interdisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos de Proteção e de Direitos da Criança.
2. História da Proteção e dos Direitos da Criança.
3. Sociologia da Proteção e Direitos da Criança.
4. O Direito, o jurídico e o judicial na Proteção e Direitos da Criança.
5. Contributos da Psicologia para a Proteção e Direitos da Criança.
6. O papel da Educação na Proteção e Direitos da Criança.
7.  A Saúde na prevenção, diagnóstico e intervenção na Proteção e Direitos da Criança.
8. A Intervenção Social na Proteção e direitos da Criança: formas e contextos.
9. Política e políticas na Proteção e Direitos da Criança; a promoção de uma cidadania de direitos.
10. O papel da comunicação social na promoção e proteção dos Direitos da Criança
11. Princípios eticos e deontológicos na investigação e intervenção na Proteção da Criança

Bibliografia Obrigatória

European Union Agency for Fundamental Rights and Council of Europe; Handbook on European law relating to the rights of the child, Publications Office of the European union, 2015. ISBN: 978-92-871-9917-1
Jill Duerr Berrick; The impossible imperative: Navigating the competing principles of Child Protection, Oxford University Press, 2018. ISBN: 978-0-19-067814-2
Spratt, T., Nett, J., Bromfield, L., Hietamaki, J., Kindler, H., & Ponnert, L. ; Child protection in Europe: Development of an international cross-comparison model to inform national policies and practices., British Journal of Social Work,  45 (5), 1508-1525, 2015. ISBN: doi:10.1093/bjsw/bcu109
Lisa Merkel-Holguin • John D. Fluke Richard D. Krugman; National Systems of Child Protection Understanding the International Variability and Context for Developing Policy and Practice, Springer, 2019. ISBN: 978-3-319-93347-4
Magalhães Teresa; Maus tratos em crianças e jovens. ISBN: 972-8717-39-3
Palacios, J. (Ed.) ; Maltrato infantil. Número monográfico de la revista Infancia y Aprendizaje, 1995
Mc Call, R. B., van IJzendoorn, M. H., Juffer, F., groark, C. J. & Groza, V. K. ; Children without permanent parents: Research, practice and policy, Wiley -Blackwell, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Método expositivo com intervenção de especialistas das diferentes disciplinas;
2. Organização de debates e mesas redondas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o ensaio escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1. Ensaio escrito (90%)

2. Participação ativa nas aulas (10%)

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 10 valores de classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Situações especiais serão analisadas caso a caso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contatar a docente no início do ano letivo, de forma a programar a sua avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "trabalho escrito" e deverá ser realizada na época imediatamente subsequente áquela em que foi obtida a aprovação.
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