Empregabilidade ao Longo da Vida
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-10-2022 a 15-12-2022) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ELV |
0 |
Plano Oficial do ano letivo 2020 |
1 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.BIO |
32 |
Plano Oficial do ano letivo |
3 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EA |
11 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EC |
81 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EEC |
54 |
Plano Oficial |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EGI |
78 |
Plano Oficial do ano letivo |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EIC |
113 |
Plano Oficial |
3 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EM |
79 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EMAT |
24 |
Plano Oficial do ano letivo 2021 |
3 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
L.EMG |
2 |
Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
3 |
M.BIO |
6 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
MEB |
0 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
M.EIC |
7 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
M.EM |
5 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
1,5 |
9 |
40,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A presente unidade de competências transversais tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências dos/as estudantes do Ensino Superior para construírem e reconstruirem, de forma intencionalizada, contextualizada e autónoma, os seus percursos profissionais ao longo da vida.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a presente unidade de competências transversais, perspetiva-se que os/as estudantes adquiram:
Na etapa 1:
- Conhecimentos sobre as transformações (atuais e emergentes) nos contextos de trabalho e na concetualização dos percursos profissionais, assim como a capacidade de refletir sobre os seus impactos na construção de percursos profissionais ao longo da vida;
- A capacidade de enumerar e refletir sobre as suas experiências académicas, profissionais, pessoais, familiares e sociais anteriores, refletindo uma visão unificada do seu percurso, por forma a construir significados e sentidos dessas mesmas experiências;
- Capacidade de autorreflexão sobre dimensões de carácter interno (pessoal) e externo (contextual) do percurso profissional do/a próprio/a;
- Capacidade de definir objetivos académicos e profissionais futuros, e de planeamento da sua persecução, através da definição e monitorização de um plano de ação individual.
Na etapa 2:
- A competência para realizar, contínua e autonomamente, uma leitura e análise sobre as dinâmicas do mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções;
- A competência para construir um Currículo profissional que espelhe a singularidade pessoal do/a próprio e que, simultaneamente, considere as especificidades do setor, instituição/empresa e função à qual se pretende candidatar;
- A competência para escrever, de forma autónoma e através de um processo de análise e reflexão individual, uma Carta de Motivação ou uma sinopse/biografia pessoal, que considere o objetivo do/a próprio/a (académico, profissional ou outro) e o seu destinatário;
- A competência para gerir, de uma forma pessoal e profissionalmente relevante, a pegada digital do/a próprio e de construir e manter uma rede profissional promotora do seu desenvolvimento;
- A competência para explicitar, verbalmente e de forma articulada, o seu propósito e a sua história pessoal, num contexto de entrevista.
Na etapa 3:
- Capacidade para refletir sobre o percurso e experiência profissionais de outros/as e de reconhecer a diversidade de possibilidades que se colocam ao seu futuro;
- Capacidade de selecionar, dentro dos recursos disponibilizados pela Comunidade, aqueles que mais contribuem para a concretização dos objetivos definidos no seu plano de ação;
- Capacidade de refletir sobre diferentes componentes do contexto profissional em análise, integrando os diversos pontos de vista dos vários interlocutores envolvidos na atividade de trabalho.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Etapa 1 (9 horas):
- As transformações (atuais e emergentes) nos contextos de trabalho e na concetualização das carreiras: os seus impactos na construção de percursos profissionais ao longo da vida;
- A recuperação e apresentação gráfica das experiências académicas, profissionais, pessoais, familiares e sociais anteriores, enquanto fator desenvolvimental que permite construir significados e sentidos dessas mesmas experiências;
- As dimensões internas (competências, propósito, limitações) e externas (mercado de trabalho e rede profissional) que devem ser tidas em conta num processo de autorreflexão e que contribuem para a definição de objetivos académicos e profissionais;
- Dimensões a ter em conta na definição e monitorização de um plano de ação individual (ex. ações, recursos a envolver, possíveis dificuldades, grau de concretização).
Etapa 2 (19,5 horas):
- A análise ao mercado de trabalho, considerando diferentes setores de atividade, empresas, áreas funcionais e funções;
- O Currículo e a Carta de Motivação enquanto ferramentas de comunicação e apresentação profissionais;
- A importância da gestão da pegada digital e métodos e técnicas para o fazer, autonomamente, ao longo do tempo;
- Preparação para a participação em processos de seleção: o contexto de entrevista.
Etapa 3 (12 horas):
- O percurso e experiência profissionais de outros/as: (re)conhecer percursos prováveis e improváveis/atípicos;
- Formas de identificar, explorar e selecionar, dentro dos recursos disponibilizados pela Comunidade, aqueles que mais contribuem para a concretização dos objetivos pessoais de cada um/a;
- Visitas a empresas como forma de conhecer diferentes contextos profissionais: integrar os pontos de vista dos vários interlocutores envolvidos na atividade de trabalho.
Bibliografia Obrigatória
Bolles, R. ; What color is your parachute? 2020: A Practical Manual for Job-Hunters and Career-Changers., RANDOM HOUSE USA, 2020
Jackson, D. ; Re-conceptualising graduate employability: the importance of pre-professional identity, 2016 (Higher Education Research & Development, 35:5, 925-939, DOI: 10.1080/07294360.2016.1139551 )
Tymon, A. ; The student perspective on employability, 2013 (Studies in Higher Education, 38:6, 841-856, DOI: 10.1080/03075079.2011.604408)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A presente unidade de competências transversais assenta na combinação estruturada de várias metodologias de ensino, considerando, nomeadamente, momentos de exposição de conteúdos teóricos, com recurso a ferramentas didáticas (e.g. PowerPoint, vídeos); realização de atividades em grupo e individuais para aplicação dos conteúdos abordados; apresentação de casos práticos e de dilemas; e momentos de validação dos conteúdos lecionados.
Mais concretamente, considerar-se-á:
- Uma sessão presencial, dividindo o número total de inscritos/as em turmas de 50 estudantes, de carácter teórico-prático que constituirá o ponto de partida da unidade de competências transversais e permitirá que os/as estudantes (1) adquiram os conhecimentos fundamentais para prosseguirem para as restantes iniciativas previstas; e (2) tomem conhecimento das diferentes etapas e iniciativas da unidade de competências transversais;
- Um conjunto de micro-learnings, isto é, de vídeos de pequena duração (5-10 minutos) com conteúdo relevante sobre os tópicos a abordar, que permitirá que cada estudante navegue pelos conteúdos de forma autónoma e a um ritmo individualizado;
- Aprendizagem baseada em dilemas, onde os/as estudantes serão colocados/as perante uma situação real que implique uma tomada de decisão, refletindo posteriormente na decisão tomada;
- Disponibilização de um trabalho prévio, que permitirá que os/as estudantes se preparem, previamente, para a exploração das temáticas que serão detalhadas nos micro-learnings;
- Realização de sessões síncronas ao longo do semestre, de exploração e consolidação dos conteúdos previstos na unidade de competências transversais, de carácter participativo e dinâmico;
- Disponibilização de recursos complementares, para cada uma das temáticas a ser tratada, para exploração autónoma e facultativa (ex. artigos científicos, plataformas digitais, webinars, entre outros);
- Disponibilização de uma ferramenta de avaliação por pares (peer-review), de carácter opcional, que permitirá que os/as estudantes troquem entre si considerações, de forma guiada e estruturada, sobre possíveis resultados da unidade de formação (ex. Curriculum Vitae, perfil digital).
A presente unidade de competências transversais é ainda pedagogicamente inovadora pela possibilidade que concede aos/às estudantes de conciliar momentos mandatórios, com momentos flexíveis e iniciativas em que cada um/a escolhe os temas que considera mais ajustados aos seus interesses e necessidades (e que inclui visitar empresas, ouvir um programa de podcasts sobre percursos profissionais e participar em iniciativas da Comunidade direta ou indiretamente relacionadas com o tema da Empregabilidade).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
19,50 |
Frequência das aulas |
9,00 |
Trabalho de campo |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
Os momentos de contacto presenciais e síncronos estão sujeitos à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% dos momentos de contacto previstos não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
O curso contempla a seguinte tipologia e elementos de avaliação:
- Avaliação formativa: ao longo da unidade de competências transversais, existirão diversos momentos de avaliação formativa (e.g. após a exploração do trabalho prévio, no final de cada módulo), que funcionam como precedências para que possam continuar a avançar para as iniciativas seguintes. Tais momentos serão fundamentais para que os/as estudantes possam decidir, em função das necessidades (identificadas), selecionar as iniciativas a realizar e os recursos a explorar na etapa 3 da unidade de formação (de carácter flexível), construindo o seu próprio itinerário formativo.
- Avaliação sumativa: visa compreender se os objetivos gerais e resultados da aprendizagem foram alcançados e em que grau de extensão. A classificação final será definida de acordo com a ponderação das seguintes componentes:
1) 30% referentes à classificação obtida na etapa 1: através da avaliação presencial no final do workshop, e submissão de evidência do preenchimento das ferramentas;
2) 50% referentes à média das classificações obtidas nos cinco módulos da etapa 2: através da avaliação assíncrona e individual para cada módulo da unidade de formação, com suporte da ferramenta de ‘Teste’ da plataforma Moodle;
3) 20% referentes à participação nas iniciativas da etapa 3: através da submissão de evidência da participação em iniciativas integradas nesta etapa.
A avaliação final de cada estudante será efetuada numa classificação numérica ordinal (escala de 1-20 valores).
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente.
A classificação mínima exigida, para aprovação na UC, é de 8 valores em cada uma das três etapas supramencionadas.
O recurso está circunscrito às componentes que, pela sua natureza, sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída. Assim, o recurso será apenas possível mediante a realização de um teste composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da etapa 2.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/As trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização das componentes de avaliação será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os/as estudantes.
Melhoria de classificação
A melhoria das classificações está circunscrita às componentes que, pela sua natureza, sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição da classificação inicialmente atribuída. Assim, a melhoria será apenas possível mediante a realização de um teste composto pela totalidade dos conteúdos dos módulos da etapa 2. Só é permitida uma reformulação desta componente de avaliação.
Observações
Situações especiais, nomeadamente a previsível impossibilidade de realização, nas datas agendadas, de uma ou mais componentes de avaliação, deverão ser discutidas com a equipa docente no início da UC.
Datas previstas para momentos de contacto:
Workshop de arranque: 12.10.2022 ou 13.10.2022 ou 14.10.2022
Sessão síncrona 1 (a distância, via Zoom): 26.10.2022 ou 27.10.2022
Sessão síncrona 2 (a distância, via Zoom): 09.11.2022 ou 10.11.2022
Sessão síncrona 3 (a distância, via Zoom): 23.11.2022 ou 24.11.2022
Sessão síncrona 4 (a distância, via Zoom): 30.11.2022 ou 02.12.2022
Sessão síncrona 5 (a distância, via Zoom): 14.12.2022 ou 15.12.2022