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Mapa das Instalações

Intervenção nos Comportamentos Antissociais e Delinquentes

Código: PJD06     Sigla: ICAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 34 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Nuno Negreiros de Carvalho Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,50
Jorge Nuno Negreiros de Carvalho 3,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC tem como objetivos: a) Compreender o fenómeno da delinquência juvenil nas diferentes dimensões de avaliação e de intervenção; b) Caracterizar os diferentes indicadores da criminalidade e as questões específicas da avaliação forense de jovens; c) Analisar os fundamentos dos atuais sistemas de justiça juvenis e as práticas vigentes em relação às políticas criminais face à delinquência; d) Desenvolver os conhecimentos e competências básicas ao nível da conceção e implementação de intervenções preventivas e de tratamento na delinquência juvenil.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender o fenómeno da delinquência juvenil, bem como das diferentes dimensões interventivas que com ele se relacionam: prevenção, tratamento e reinserção. Esta UC visa ainda favorecer a aprendizagem dos principais conceitos na área da delinquência juvenil e a aquisição de  estratégias de intervenção de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existem.

Programa



  1. AVALIAÇÃO DO CRIME E DA DELINQUÊNCIA JUVENIL


Indicadores da criminalidade. Indicadores oficiais da criminalidade; inquéritos de delinquência autorrevelada e inquéritos de vitimação. Avaliação do risco de violência nos jovens.



  1. O SISTEMA DE JUSTIÇA JUVENIL


Evolução dos sistemas jurídico-penais e intervenção na delinquência. Enquadramento jurídico-legal da delinquência juvenil na sociedade portuguesa: A Lei Tutelar Educativa.



  1. PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL


Características e princípios dos programas de prevenção baseados na evidência. Estratégias para a implementação de programas eficazes na delinquência juvenil.



  1. INTERVENÇÕES COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS NA DELINQUÊNCIA JUVENIL


 Estratégias de regulação emocional. Intervenção no desenvolvimento moral. Programas de treino de raciocínio moral.



  1. INTERVENÇÕES FAMILIARES NA DELINQUÊNCIA JUVENIL


 Programas de intervenção familiar. Eficácia das intervenções familiares.

Bibliografia Obrigatória

Borum,R. & Verhagen, D.; Assessment and managing violence risk in juveniless, The Guilford Press, 2006. ISBN: 10 1-59385-322
Hoge, R.D.;Guerra, N.G. & Boxer, P. (Eds.); Treating the juvenile offender, The Guilford Press, 2008. ISBN: 13:978-1-159385-639-7
Matos Margarida Gaspar de 070; Violência, bullying e delinquência. ISBN: 978-972-8710-99-6
Peters Ray Dev. ed. lit.; Preventing childhood disorders substance abuse and delinquency. ISBN: ISBN 0-7619-0015-2
Thomas Grisso; Forensic Evaluation of Juveniles, Professional Resource Press, 1998
Goldstein Arnold P. 340; New perspectives on agression replacement training. ISBN: 0-470-85493-6
Goldstein Arnold P.; Aggression replacement training. ISBN: 0-87822-379-7
Negreiros Jorge; Intervenção na delinquência juvenil. ISBN: 978-85-444-0333-4
Henggeler Scott W. 070; Multisytemic treatment of antisocial behavior in children and adolescents. ISBN: 1-57230-106-6
Webster-Stratton Carolyn; Os^anos incríveis. ISBN: 978-989-8333-03-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura científica relevante. Serão utilizadas metodologias participativas baseadas na apresentação de videos didáticos sobre estratégias de intervenção na delinquência e debates sobre os conteúdos expostos a partir de pesquisas efetuadas pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem presença obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação.
Assim: 
- Avaliação distribuída (ponderação de 70%): consiste em dois testes  realizados durante o curso da UC, que terão lugar em datas a indicar na primeira aula da UC. A nota desta componente de avalaição será o resultado da média dos testes. O/a estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes, sem o qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação.
- Trabalho em grupo (ponderação de 30%): consiste num trabalho de grupo sobre um temas de intervenção nos comportamentos antissociais a ser aprsentado numa das aulas. O/a estudante deve obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes, sem o qual não consegue aprovação nesta componente de avaliação. 
 Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não existem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho individual escrito que substitua o trabalho em grupo que os restantes estudantes efetuaram para avaliação da componente prática (valendo 25% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre e que substituta o exame (valendo 75% da nota final).

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação de exame realizado é possível, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto. Tal melhoria aplica-se apenas a 75% da nota, a que é relativa à componente exame final.

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