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Biopatologia I

Código: MI320     Sigla: BIOPAT_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365
Unidade Responsável: Departamento de Patologia e Oncologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 238 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 9 73 243

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Seminário: 2,00
Outras: 0,21
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Maria Leonor Martins Soares David 0,08
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,14
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,08
Manuel Alberto Coimbra Sobrinho Simões 0,30
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,08
Valdemar de Jesus Conde Máximo 0,08
José Carlos Lemos Machado 0,08
Ana Paula Soares Dias Ferreira 0,08
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 0,08
Práticas Laboratoriais Totais 20 40,00
Ana Paula Soares Dias Ferreira 3,80
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 3,80
Elsa Maria Pereira da Fonseca 3,80
Manuel Alberto Coimbra Sobrinho Simões 3,80
Valdemar de Jesus Conde Máximo 3,80
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 3,80
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 3,80
José Carlos Lemos Machado 9,60
Maria Leonor Martins Soares David 3,80
Seminário Totais 4 8,00
Valdemar de Jesus Conde Máximo 0,80
Manuel Alberto Coimbra Sobrinho Simões 0,90
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,90
José Carlos Lemos Machado 1,10
Ana Paula Soares Dias Ferreira 0,80
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro 0,90
Maria do Céu Fontes Herdeiro Figueiredo 0,80
Maria Leonor Martins Soares David 0,90
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,90
Outras Totais 1 0,21
Mário António Seixas Alegria Teixeira 0,21

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objetivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões e apliquem uma linguagem,aperfeiçoando as suas capacidades de analise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa; Introdução à patologia molecular; Interação genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasias; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Doenças isquémicas, metabólicas, degenerativas e auto-imunes; Patologia inflamatória e infecciosa do tubo digestivo, figado, pulmão e rim.

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar,Abul K. Abbas,Nelson Fausto,Jon Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2015. ISBN: 978-0-323-26616-1 ( )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

243 horas/estudante, correspondente a 73h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas, 3horas de Reuniões anátomo-clínicas e autópsia. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural. O seminário semanal é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. Estão incluidos seminários de Autópsia. A UC contempla ainda três reuniões anátomo-clinicas de 4,5h. Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para prepararem os seminários.

Avaliação: Exame Prático (5 valores), Exame Teórico (12 valores), Avaliação nos Seminários (1 valor), Aulas Práticas (1 valor) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor). 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Prático (5 valores), Exame Teórico (12 valores), Avaliação nos Seminários (1 valor), Aulas Práticas (1 valor) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor). 

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.
Preparação dos seminários semanais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

 

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 16 valores de nota final terão que fazer exame oral para manutenção, subida ou descida da nota. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação.

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