Código: | MI320 | Sigla: | BIOPAT_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365 |
Unidade Responsável: | Departamento de Patologia e Oncologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 238 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 3 | - | 9 | 73 | 243 |
Teórica: | 1,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Seminário: | 2,00 |
Outras: | 0,21 |
O objetivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objetivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.
Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões e apliquem uma linguagem,aperfeiçoando as suas capacidades de analise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.
Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa; Introdução à patologia molecular; Interação genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasias; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Doenças isquémicas, metabólicas, degenerativas e auto-imunes; Patologia inflamatória e infecciosa do tubo digestivo, figado, pulmão e rim.
243 horas/estudante, correspondente a 73h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas, 3horas de Reuniões anátomo-clínicas e autópsia. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural. O seminário semanal é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da UC. Estão incluidos seminários de Autópsia. A UC contempla ainda três reuniões anátomo-clinicas de 4,5h. Curso de e-learning: informação básica sobre a UC, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes”, material para prepararem os seminários.
Avaliação: Exame Prático (5 valores), Exame Teórico (12 valores), Avaliação nos Seminários (1 valor), Aulas Práticas (1 valor) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor).
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 90,00 |
Total: | 100,00 |
De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Exame Prático (5 valores), Exame Teórico (12 valores), Avaliação nos Seminários (1 valor), Aulas Práticas (1 valor) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor).
Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.
Preparação dos seminários semanais.
Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.
Os alunos com mais de 16 valores de nota final terão que fazer exame oral para manutenção, subida ou descida da nota. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação.