Código: | OPT05 | Sigla: | CC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Anatomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 86 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 1,5 | 12 | 40,5 |
3 |
Docente | Responsabilidade |
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Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov | Regente |
Teórica: | 0,17 |
Teorico-Prática: | 0,07 |
Orientação Tutorial: | 0,03 |
Seminário: | 0,14 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 2 | 0,34 |
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov | 0,20 | ||
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo | 0,08 | ||
Boris Safronov | 0,06 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 0,14 |
Alberto Paulo Campos Freitas Costa | 0,14 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 2 | 0,06 |
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov | 0,06 | ||
Seminário | Totais | 2 | 0,28 |
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov | 0,28 |
O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.
Descrever os circuitos neuronais subjacentes às funções do cérebro humano, incluindo a aprendizagem e a memória, o condicionamento, as aptidões e os hábitos, a memória motora, o medo, a ansiedade, a fome, a reprodução, e a prazer e a recompensa. Relacionar as alterações estruturais, neuroquímicas e neurofisiológicas no sistema nervoso com anomalias comportamentais apresentadas pelos doentes. Mostrar a capacidade de conduzir uma análise crítica dos mecanismos neuronais subjacentes às patologias neurológicas, psiquiátricas e psicossomáticas utilizando as fontes bibliográficas e as bases de dados existentes.
1. Revisão da estrutura do cérebro e suas funções sensitivas, límbicas, associativas, cognitivas e motoras; 2. Revisão dos conceitos básicos de aprendizagem e memória, condicionamento clássico e operante; 3. Sistemas de memória: sistema límbico e formação do hipocampo, memória explícita e amnésia; 4. Sistemas de memória: importância dos gânglios basais e do cerebelo na aprendizagem, hábitos e memória motora; 5. Amígdala e córtex prefrontal ventromedial: medo, ansiedade, agressividade, depressão; 6. Hipotálamo: defesa, fome e reprodução; 7. Estriado ventral, área tegmentar ventral e dopamina nos circuitos de recompensa e prazer, dependências; 8. Mecanismos moleculares da plasticidade neuronal; 9. Aspetos cognitivos da dor crónica; circuitos cerebrais da justiça.
A UC de Cérebro e Comportamento confere 1,5 ECTS, o que corresponde a 41 horas totais de trabalho do estudante. O ensino presencial (horas de contacto) faz-se em 5 aulas teóricas (T, 1 hora cada), 2 seminários (S, 2 horas cada) e 1 sessão teórico-prática (TP, 2 horas). Adicionalmente, os estudantes envolvidos na preparação de uma apresentação vão ser aconselhados por um tutor (orientação tutorial – OT, 1 hora). Avaliação: avaliação distribuída sem exame final (AD). Avaliação contínua (AC) valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada estudante em cada tema (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas apresentações. Estes serão classificados numa escala de 1-2 valores.
A UC de Cérebro e Comportamento é lecionada para os estudantes de 2º, 3º, 4º e 5º anos curriculares. O número mínimo de três estudantes é necessário para o funcionamento desta UC. O número máximo de estudantes que podem, em simultâneo, frequentar a UC é 50.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 5,00 |
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 10,00 |
Total: | 41,00 |
Avaliação distribuída.
A avaliação distribuída valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada aluno em cada aula (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias e/ou apresentações. Estes serão classificados numa escala de 0-2 valores.
No final do curso, os estudantes elaborarão uma monografia ou apresentarão um tema em que seja privilegiado o estabelecimento de correlações entre alterações fisiológicas, morfológicas e patologias comportamentais.
De acordo com o Regulamento Pedagógico.
De acordo com o Regulamento Pedagógico.
Os capítulos de leitura serão extraídos dos seguintes livros:
Fundamental Neuroscience, 2012, Larry R. Squire (Editor), Oxford University, Elsevier Science, New York;
Biological Psychology: An Introduction to Behavioral, Cognitive, and Clinical Neuroscience, 2010, by S. Marc Breedlove, Neil V. Watson and Mark R. Rosenzweig. Sinauer Associates, Berkeley;
The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy – J. Nolte, 6ª Edição, Mosby Elsevier, 2009;
Serão sugeridos para cada tema artigos científicos e revisões recentes.