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Cérebro e Comportamento

Código: OPT05     Sigla: CC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 86 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 1,5 12 40,5
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,17
Teorico-Prática: 0,07
Orientação Tutorial: 0,03
Seminário: 0,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 0,34
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,20
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 0,08
Boris Safronov 0,06
Teorico-Prática Totais 2 0,14
Alberto Paulo Campos Freitas Costa 0,14
Orientação Tutorial Totais 2 0,06
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,06
Seminário Totais 2 0,28
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,28

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.

Resultados de aprendizagem e competências

Descrever os circuitos neuronais subjacentes às funções do cérebro humano, incluindo a aprendizagem e a memória, o condicionamento, as aptidões e os hábitos, a memória motora, o medo, a ansiedade, a fome, a reprodução, e a prazer e a recompensa. Relacionar as alterações estruturais, neuroquímicas e neurofisiológicas no sistema nervoso com anomalias comportamentais apresentadas pelos doentes. Mostrar a capacidade de conduzir uma análise crítica dos mecanismos neuronais subjacentes às patologias neurológicas, psiquiátricas e psicossomáticas utilizando as fontes bibliográficas e as bases de dados existentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Revisão da estrutura do cérebro e suas funções sensitivas, límbicas, associativas, cognitivas e motoras; 2. Revisão dos conceitos básicos de aprendizagem e memória, condicionamento clássico e operante; 3. Sistemas de memória: sistema límbico e formação do hipocampo, memória explícita e amnésia; 4. Sistemas de memória: importância dos gânglios basais e do cerebelo na aprendizagem, hábitos e memória motora; 5. Amígdala e córtex prefrontal ventromedial: medo, ansiedade, agressividade, depressão; 6. Hipotálamo: defesa, fome e reprodução; 7. Estriado ventral, área tegmentar ventral e dopamina nos circuitos de recompensa e prazer, dependências; 8. Mecanismos moleculares da plasticidade neuronal; 9. Aspetos cognitivos da dor crónica; circuitos cerebrais da justiça.

Bibliografia Obrigatória

Larry R. Squire (Editor); Fundamental Neuroscience, Oxford University, Elsevier Science, New York, 2012 (Outras edições do livro ou os livros com conteúdo semelhante )
S. Marc Breedlove, Neil V. Watson and Mark R. Rosenzweig; Biological Psychology: An Introduction to Behavioral, Cognitive, and Clinical Neuroscience, Sinauer Associates, Berkeley, 2010 (Outras edições do livro ou os livros com conteúdo semelhante)

Bibliografia Complementar

J. Nolte; The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy , Mosby Elsevier, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC de Cérebro e Comportamento confere 1,5 ECTS, o que corresponde a 41 horas totais de trabalho do estudante. O ensino presencial (horas de contacto) faz-se em 5 aulas teóricas (T, 1 hora cada), 2 seminários (S, 2 horas cada) e 1 sessão teórico-prática (TP, 2 horas). Adicionalmente, os estudantes envolvidos na preparação de uma apresentação vão ser aconselhados por um tutor (orientação tutorial – OT, 1 hora). Avaliação: avaliação distribuída sem exame final (AD). Avaliação contínua (AC) valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada estudante em cada tema (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas apresentações. Estes serão classificados numa escala de 1-2 valores.

A UC de Cérebro e Comportamento é lecionada para os estudantes de 2º, 3º, 4º e 5º anos curriculares. O número mínimo de três estudantes é necessário para o funcionamento desta UC. O número máximo de estudantes que podem, em simultâneo, frequentar a UC é 50.

Software

Não aplicavel
Not applicable

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Participação presencial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 5,00
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 10,00
Total: 41,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada aluno em cada aula (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias e/ou apresentações. Estes serão classificados numa escala de 0-2 valores.

Provas e trabalhos especiais

No final do curso, os estudantes elaborarão uma monografia ou apresentarão um tema em que seja privilegiado o estabelecimento de correlações entre alterações fisiológicas, morfológicas e patologias comportamentais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Observações

Os capítulos de leitura serão extraídos dos seguintes livros:


Fundamental Neuroscience, 2012, Larry R. Squire (Editor), Oxford University, Elsevier Science, New York;

Biological Psychology: An Introduction to Behavioral, Cognitive, and Clinical Neuroscience, 2010, by S. Marc Breedlove, Neil V. Watson and Mark R. Rosenzweig. Sinauer Associates, Berkeley;

The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy – J. Nolte, 6ª Edição, Mosby Elsevier, 2009;

Serão sugeridos para cada tema artigos científicos e revisões recentes.

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