Você está em: Início » Notícias » Vítimas de trauma com medo, ansiedade ou frio têm mais dor

Notícias gerais

Vítimas de trauma com medo, ansiedade ou frio têm mais dor

alterar visualização

Estudo de investigador da FMUP pretende aumentar eficácia das intervenções no socorro pré-hospitalar

trauma

A dor aguda provocada por um trauma, em resultado de acidentes rodoviários, quedas ou explosões, por exemplo, está longe de ser a única queixa das vítimas assistidas pelas equipas de pré-emergência hospitalar. Nestes doentes, o frio, o medo, a ansiedade e a imobilização estão fortemente associados com a intensidade da dor.

Um estudo assinado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS analisou, ao longo de 14 meses, um total de 605 vítimas de trauma, na maioria homens, com idades entre os 18 e os 96 anos.

O objetivo era avaliar a relação entre a intensidade da dor e o desconforto provocado por outros tipos de sofrimento, físico e psicológico, em doentes considerados críticos, excluindo os que estavam sob a influência de álcool ou drogas ou que apresentavam alteração do estado de consciência. Os acidentes de trânsito e as quedas foram as principais razões dos ferimentos (40,7% e 37%, respetivamente).

Os resultados indicam que cerca de 90% das vítimas reportavam algum grau de dor decorrente dos ferimentos sofridos, dos quais 47,1% reportavam dor severa; 39% queixavam-se de desconforto causado pelo frio, 49,8% demonstravam ansiedade e 15,7% apresentavam sinais de medo.

“Este trabalho mostra uma relação direta entre a intensidade da dor e o nível de desconforto causado pelo frio, o que significa que os doentes que sentem mais frio têm tendência a reportar níveis mais elevados de dor”, explica Mauro Mota, investigador de pós-doutoramento da FMUP.

Como refere, a hipotermia (descida da temperatura do corpo) é comum nas vítimas de trauma, sendo, desde logo, um fator de risco para uma maior mortalidade. Foi igualmente aferida uma relação direta entre a dor e o medo reportados pelos doentes críticos assistidos no pré-hospitalar. De facto, as vítimas de trauma que apresentaram sinais de medo e/ou de ansiedade tiveram também níveis significativamente mais elevados de dor, quando se comparava com vítimas sem estas manifestações clínicas do foro psicológico/emocional.

A imobilização revelou ser “um determinante claramente associado a maiores níveis de dor entre as vítimas”, continua Mauro Mota. Ao todo, 78,3% das vítimas tiveram de ser imobilizadas. Esta intervenção visa reduzir os movimentos, proteger as estruturas anatómicas e minimizar o risco de novas lesões.

Em conclusão, “as vítimas de trauma com ansiedade, medo e desconforto causado pelo frio têm maior tendência a reportar níveis superiores de dor”. Para Mauro Mota, “é necessário compreender de que modo a dor e outros fatores presentes no trauma se relacionam, de modo a diminuir a dor. Tratar apenas a dor, separadamente, pode não ser suficiente. É essencial identificar estratégias para reduzir todas as fontes precipitantes de desconforto e sofrimento”.

Publicado na revista científica International Emergency Nursing, o estudo tem como autores, além de Mauro Mota, da FMUP/CINTESIS, a investigadora Margarida Reis Santos, do CINTESIS/Escola Superior de Enfermagem do Porto, e outros investigadores de outras instituições do país, nomeadamente Filipe Melo (Centro Competências de Envelhecimento Ativo), Mariana Monteiro (Santa Casa da Misericórdia de Seia), Miguel Castelo-Branco (Universidade da Beira Interior), Carla Henriques, Ana Matos e Madalena Cunha (Instituto Politécnico de Viseu).

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-05-24 às 13:28:17
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital