Você está em: Início » Notícias » FMUP estreia Ciclo de Cinema e Bioética

alterar visualização

Abertura está marcada para 11 de março, às 17h00, no Auditório CIM-FMUP

fachada CIM-FMUP

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) organiza a primeira edição do Ciclo de Cinema e Bioética, que irá decorrer entre março e maio deste ano, no Auditório do CIM-FMUP.

Os destinatários deste ciclo são profissionais de saúde e estudantes de medicina e de outras áreas da saúde. A entrada é livre a todos os interessados pelas temáticas.

O ciclo terá início no dia 11 de março, às 17h00, com a abertura da vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e do professor catedrático da Universidade de Buenos Aires (Argentina) Michael Fariña, a que se seguirá a projeção do filme “Anon” (2018), de Andrew Niccol. Este “thriller” trata “questões relacionadas com a inteligência artificial e as novas tecnologias de informação e comunicação”.

Os comentários serão da responsabilidade de Rui Nunes e de Rui Amaral Mendes, enquanto a moderação ficará a cargo de Ivone Duarte, todos eles professores da FMUP.

No dia 22 de abril, às 17h00, irá decorrer a segunda sessão de ciclo, com o filme “Wit – Espírito de Coragem”, de Mike Nichols. Estreado em 2001, este drama aborda “os problemas da vida e da morte, da investigação em seres humanos, dos cuidados paliativos e do acompanhamento de doentes terminais”, como explica Ivone Duarte, que voltará a ser a moderadora da discussão. Os comentários serão feitos por Paula Silva, Giovanni Cerullo e Rui Nunes.

No dia 13 de maio, às 17h00, o filme em destaque será “On Being a Scientist”, de Gosja Klivtonne, que remete para “as questões éticas da investigação e da integridade científica que se exige aos investigadores”. Hélder Maiato, Cíntia Águas e Rui Nunes irão comentar os temas suscitados por este filme de 2016. Ivone Duarte estará, mais uma vez, encarregada da moderação do debate.

Os filmes selecionados para este Ciclo foram escolhidos com base no “impacto ético das temáticas apresentadas”, bem como em “critérios de qualidade técnica da película e representação artística”.

De acordo com Ivone Duarte, “a FMUP recorre há largos anos, e com grande inovação pedagógica, à utilização de diferentes filmes como método pedagógico de ensino, aprendizagem e aquisição de competências na área da bioética e ética médica”.

Mais recentemente, continua, “a interface entre a bioética e o cinema tomou expressão mundial, pelo que faz agora sentido institucionalizar o recurso ao cinema para aprofundar a reflexão ética em torno das ciências da vida e ajudar os médicos e outros profissionais de saúde a aprofundar as suas competências na prática clínica e na investigação em seres humanos”.

Além de ministrar cursos de pós-graduação nas áreas da Bioética e Ética Médica, a FMUP acolhe a Cátedra Internacional e Bioética (International Chair in Bioethics), que também participa na organização deste ciclo, em conjunto com o Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Póster

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-05-24 às 06:53:54
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital