Você está em: Início » Notícias » Ciclo de Cinema traz "O Escafandro e a Borboleta" à FMUP

Notícias gerais

Ciclo de Cinema traz "O Escafandro e a Borboleta" à FMUP

alterar visualização

2 de fevereiro | 21 horas | Auditório do CIM

Na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, o Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto volta a transformar-se numa sala de cinema, com a exibição do filme "O Escafandro e a Borboleta", de Julian Schnabel, que conquistou o prémio de melhor realizador em Cannes 2007. O filme, baseado numa história verídica, retrata a vida do jornalista Jean-Dominique Bauby, que acorda de um coma profundo após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Todas as suas funções motoras estão deterioradas. Está encerrado no seu corpo - apenas consegue controlar o movimento de um olho. E será esse órgão a sua ligação com o mundo e com a vida. Será a piscá-lo que começa por indicar "sim" ou "não" até avançar para a sinalização de letras do alfabeto, construindo palavras e frases. Será assim também que escreverá "O Escafandro e a Borboleta". Apresentado no âmbito do Ciclo de Cinema promovido pelas Comissões de Curso do 5.º e do 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, o filme será comentado por Miguel Ricou, do Departamento de Ciências Socias e Saúde da FMUP. Convida-se a comunidade académica, científica e hospitalar a estar presente.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-26 às 21:56:07
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital