Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Oferta Formação > CC > Informação para Candidatos

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Dados Gerais

Código Oficial: 9023
Sigla: CC
Descrição:

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Ramo de Jornalismo (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Ramo de Comunicação Estratégica (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação: Ramo de Multimédia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

História do Mundo Contemporâneo

CC025 - ECTS

A Unidade Curricular de História do Mundo Contemporâneo procura compreender as grandes linhas da história política do século XX, desde a I Guerra mundial até ao fim da guerra fria e do mundo bipolar.

 

  1. Analisar de forma crítica os principais acontecimentos da história do século XX.
  2. Definir e debater conceitos e questões fundamentais da contemporaneidade, tendo em conta a sua complexidade e correlação.
  3. Demonstrar da necessidade de uma análise interdisciplinar às principais regiões mundiais.
  4. Problematizar criticamente as tendências evolutivas em curso na ordem política mundial 

Introdução à Economia

CC028 - ECTS

Os objetivos desta disciplina são fundamentalmente dois:

(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) compreender os movimentos agregados das economias contemporâneas. (3) conhecer as principais escolas de pensamento económico

Técnicas de Expressão de Português

CC043 - ECTS

Conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna Desenvolver as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socio-culturais Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso

Tecnologias dos Media

CC051 - ECTS

Adquir conhecimento e desenvolver competências de base em Informatica, Fotografia e Video 

 

Teorias da Comunicação

CC050 - ECTS

A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo num primeiro momento familiarizar os discentes com o processo de desenvolvimento das teorias de comunicação. Para efeito, é pertinente começar com o enquadramento do desenvolvimento históricos dos meios de comunicação de massas. Procede-se de seguida a uma incursão por alguns dos modelos elementares da comunicação social. Expõem-se de seguida as teorias clássicas (contemporâneas) relacionadas com as comunicações de massa bem como dos efeitos na sociedade das mensagens mediáticas da primeira geração. Em vista dos objectivos de formação dos discentes e das áreas específicas do curso é colocada ênfase, num segundo momento, nas novas tecnologias mediante a análise das teorias emergentes no âmbito da nova era mediática. Particular atenção é dada à estrutura e dinâmica dos novos media participativos. Para além de fomentar uma compreensão abrangente dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas , a unidade curricular visa igualmente promover o sentido crítico relativamente aos media e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.

Comunicação Empresarial

CC010 - ECTS • Compreender a natureza e a importância da comunicação empresarial no contexto atual
• Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos da comunicação num contexto empresarial
• Desenvolver competências no âmbito de ferramentas atuais de comunicação.
• Analisar e solucionar problemas comunicacionais nas organizações.

Comunicação Visual e Design

CC067 - ECTS

Introdução aos processos do design. Estudar a linguagem gráfica e os seus elementos. Definição de metodologias, exploração e análise do design, desenvolvimento e aplicação de ideias para projectos. Combinar competências técnicas com um pensamento visual e crítico.Perceber o papel do design no registro gráfico da informação e na organização formal dos elementos que constituem o pensamento. Entender o design e comunicação visual como a expressão planificada de um propósito. Reflectir sobre as principais funções do design na sua componente didáctica, comunicacional e artística. Proporcionar uma compreensão tanto ao nível prático como teórico dos elementos e técnicas de comunicação visual básicos, da tipografia, da cor, da imagem e da infografia.

 

Ética e Deontologia Profissional

CC020 - ECTS

Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos das profissões da comunicação. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Refletir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade da atividade das profissionões da comunicação (Jornalismo e Relações Públicas) no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da atividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.

História Contemporânea de Portugal

CC023 - ECTS

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:

1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade social.

2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história do séc. XX português.

3.Identificar elementos explicativos da emergência e da crise dos regimes políticos portugueses do séc. XX vigentes desde 1926.

4. Descrever os aspetos estruturais da evolução socioeconómica portuguesa ao longo do último século.

5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, um problema relevante da história portuguesa dos últimos cem anos.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Audiovisual

CC052 - ECTS

Pretende-se que o aluno apreenda o papel dos meios audiovisuais no panorama dos media, domine as técnicas de expressão específicas das áreas jornalísticas de audiovisual (Rádio, Televisão) e distinga os diferentes géneros jornalísticos. Procurar-se-á fornecer uma perspectiva dos dois media, através da sua importância e peso no contexto dos meios de comunicação social, desde o seu aparecimento até à actualidade. Os discentes serão iniciados nas técnicas, programas e equipamentos de  rádio e televisão de modo a incrementar a sua proficiência.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Imprensa

CC053 - ECTS
O objectivo principal é que o aluno aprenda a dominar as técnicas de expressão jornalística específicas da Imprensa. Através da realização de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos discentes nos diferentes géneros jornalísticos. Os estudantes deverão também ficar a conhecer, quer a evolução histórica dos jornais e revistas, quer a situação actual do sector no contexto dos média e das sociedades democráticas.

Técnicas de Expressão Jornalística I- Online

CC054 - ECTS

Pretende-se que o estudante domine as técnicas de expressão específicas do jornalismo na Internet e distinga os diferentes géneros jornalísticos do meio.
Pretende-se também que o estudante domine as principais ferramentas da Internet úteis para o trabalho do jornalista.

Ciência Política

CC007 - ECTS
- Definir «política» e identificar as principais abordagens ao seu estudo;

- Compreender os fundamentos da atividade política;

- Explorar os principais conceitos e teorias da ciência política, bem como promover o debate acerca de alguns dos seus temas;

- Identificar e compreender as ideologias que moldaram o mundo em que vivemos, e imaginar alternativas ao statu quo;

- Diferenciar instituições e grupos políticos, assim como analisar o papel por eles desempenhado;

- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de análise e argumentação.

Comunicações Digitais e Internet

CC011 - ECTS

Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:

(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.

História do Jornalismo

CC024 - ECTS

Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses

Marketing

CC032 - ECTS

1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa 2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado 3. Saber recolher informação junto do consumidor 4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização 5. Elaborar uma SWOT 6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento 7. Conhecer a política de marca 8. Definir a política de marketing-mix

Semiótica da Comunicação

CC042 - ECTS A disciplina de Semiótica da Comunicação tem como objectivo o domínio dos conceitos básicos da teoria dos signos, destacando as contribuições dos autores que para ela mais contribuíram. Serão de seguida desenvolvidas algumas aplicações, privilegiando, no âmbito da comunicação, os domínios da moda, da publicidade e das marcas

Técnicas de Expressão Jornalística II - Online

CC056 - ECTS

Pretende-se que o estudante sistematize e aprofunde o domínio das técnicas de expressão específicas do ciberjornalismo.
Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos alunos nos diferentes géneros ciberjornalísticos.

Técnicas de Expressão Jornalística II- Imprensa

CC055 - ECTS
O objectivo principal é que o aluno aprofunde o domínio das técnicas de expressão jornalística específicas da Imprensa. Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos estudantes nos diferentes géneros jornalísticos. Promover o conhecimento sobre a função da imprensa nas sociedades democráticas é outro dos objectivos da unidade curricular.

Teoria da Imagem

CC047 - ECTS

Historicamente a imagem tornou-se decisiva na mediação cultural dinâmica e ativa, capaz de nos ajudar a explicar universalmente a realidade, através de uma confrontação expressiva entre as imagens que hoje nos rodeiam e que refletem a integridade, viabilidade e com capacidade de produção de conhecimento.
Pode delimitar um campo de permuta de informação, como um processo de relações entre as partes envolvidas numa ação de comunicação que estabelece expectativas compartilhadas no que se entende como o significado da informação trocada.
Desta forma, a imagem constitui‑se como um objecto de cultura visual, dimensionado por um conjunto de propriedades, entre as quais se estabelecem relações que se definem no tempo – reflexão, forma, modo de ser e valores de verdade. Neste contexto os objectivos essenciais desta Unidade Curricular são:

— Reconhecer a imagem associada à vida, às ideias dos homens e como processo de regeneração contínua do universo do indivíduo na sua relação com o conhecimento e o mundo;
— Potenciar e contextualizar a imagem como mensagem visual e como ferramenta estruturante e atuante da expressão e da comunicação geradora das expectativas da sociedade contemporânea;
— Identificar a analisar as questões e conceitos nucleares da imagem geradores de uma visão do mundo expandida e revelada pelos sinais dos tempos actuais;
— Compreender os sistemas de signos como mediadores culturais dinâmicos e ativos, capazes de nos ajudarem a melhor apreender a realidade, através de uma confrontação expressiva com as imagens que hoje nos rodeiam.
— Enunciar proposições ou paradigmas que configuram, de forma objetiva, os diferentes modelos operativos e metodológicos para analisar e tipificar as imagens de um universo material e de um imaginário imaterial.
— Compreender e articular os mecanismos multidimensionais da mensagem visual enquanto faculdade de imagem e o atributo de signo. Esta abordagem e observação torna possível o funcionamento de uma organização complexa onde todas as partes se complementem num conjunto integrador para a cultura visual contemporânea.
— Desenvolver procedimentos de observação, interrogação, reflexão e interpretação face ao qual a imagem se transforma em agente potenciador com a finalidade da resolução de um problema de informação, descrição e documentação de factos e realidades sociais;
— Revelar a imagem como um procedimento tecnológico e criativo relacionado com a preparação, formatação, produção, e discriminação de uma narrativa visual que integra a imagem e a palavra de forma comparável, em dispositivos visuais estruturados segundo padrões funcionais e operativos para um utilizador universal;
— A partir de exercícios exploratórios, desenvolver e construir um percurso interpretativo, experimentado e traduzido num repertório e programa individual para produção de imagens optimizadas pelas plataformas digitais que se apresentam como alternativas aos medias tradicionais, tais como a televisão e os jornais.

Atelier Multimédia

CC058 - ECTS

Desenvolver conhecimentos e competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.

Economia da Comunicação e dos Media

CC068 - ECTS

Discutir a complexidade e especificidades dos media e a sua responsabilidade social;
Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema informativo.

História e Teoria do Cinema

CC026 - ECTS Motivar metodologias de análise e leituras diferenciadas.
Acentuar uma visão crítica e contextualizada.
Afirmação de um discurso individual e criativo.
Iniciação à história e teoria do cinema.
Iniciação à problemática da imagem cinematografica na perspectiva do realizador e do espectador.
Primeira aproximação à cultura visual no contexto mediático contemporâneo.

Públicos e Audiências

CC039 - ECTS

Pretende-se que no final da unidade curricular os alunos estejam preparados para refletir sobre aspetos transversais inerentes à criação e compreensão dos públicos e audiências, nomeadamente com o seguinte horizonte de objetivos teóricos e práticos:

- Domínio de conceitos básicos sobre as problemáticas dos públicos e das audiências, incluindo a compreensão do funcionamento do sistema dos média.

- Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de fatores político-económicos, sociais, tecnológicos e da globalização da comunicação.

- Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências, bem como a sua relação com a economia e gestão das organizações de média.

- Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos media, incluindo o seu enquadramento nos aspetos da regulação dos média e da comunicação comercial.

Relações Públicas

CC041 - ECTS
- Compreender a dimensão estratégica da Comunicação
- Reconhecer a relevância das Relações Públicas (RP) na sociedade moderna
- Dominar os principais conceitos e teorias das Relações Públicas
- Compreender o papel das Relações Públicas no âmbito das comunicações integradas de marketing
- Distinguir o campo de intervenção das Relações Públicas de outros que coexistem nas Organizações
- Conhecer as funções, técnicas e instrumentos da atividade de Relações Públicas
- Identificar a diversidade de situações comunicacionais que são trabalhadas pelas Relações Públicas
- Entender a responsabilidade das Relações Públicas na formação da opinião pública sobre a imagem e legitimação de uma Organização
- Analisar os princípios éticos e profissionais que regulam a atividade de Relações Públicas

Técnicas de Expressão Jornalística II- Audiovisual

CC057 - ECTS

Pretende-se fornecer ao estudante ma perspectiva aprofundada sobre as rotinas de produção, a linguagem, e os critérios jornalísticos inerentes aos meios Rádio e Televisão e da forma como se podem articular. O estudante deve saber sistematizar e aprofundar o domínio das técnicas de expressão específicas do jornalismo radiofónico e televisivo através da intensificação de exercícios práticos. 

Web Documentário

CC076 - ECTS A UC pretende que os projetos desenvolvidos sejam orientados para a aplicação de novos modos de interação em contexto de webdocumentário na perspetiva do utilizador. Para tal, o programa curricular está diretamente ligado a temáticas relacionadas com a Interação Humano-Computador (IHC) e à identificação de; acesso; participação; reciprocidade; comunicação ponto a ponto; agência; presença e de feedback.

sta UC, direcionada para o desenvolvimento de competências técnicas, teóricas e metodológicas em media interativos, pretende desenvolver Webdocumentários únicos e originais em equipas multidisciplinares, questionando e apresentando as novas formas de interação, através do diálogo entre a teoria e aplicação dos conceitos, procedimentos e ferramentas do programa curricular.

Argumento e Estruturas Narrativas


CC002 - ECTS

| compreender as narrativas clássicas do audiovisual e a sua (re)conceptualização em suportes online | reflectir e discutir sobre a noção de argumento de conteúdos audiovisuais | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos | analisar produtos audiovisuais online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos individuais intercalares e um projecto final de argumento, guião, produção e realização em grupo | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos ficcionais


Atelier Integrado de Jornalismo


CC059 - ECTS

Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.


Fotojornalismo


CC021 - ECTS
_Introduzir ferramentas teóricas, técnicas e conceptuais da fotografia para a imprensa.

_Reconhecer as práticas fotográficas ao longo da sua história, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que explorem a especificidade do meio e articulem um discurso autónomo e crítico.

_Promover a capacidade analítica da fotografia nos meios de comunicação.

_Debater as questões estéticas e éticas do fotojornalismo no contexto da convergência dos media e da globalização.

Infografia


CC061 - ECTS

Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Jornalismo Comparado


CC030 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo estimular a capacidade crítica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade. Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.


Jornalismo de Dados e Gestão da Informação


CC070 - ECTS

Entender e desenvolver competências e capacidades críticas no uso de dados

Conhecer casos de sucesso no jornalismo de dados

Conhecer uma lista de fontes fontes de acesso livre

Saber selecionar e redigir peças com números

Trabalhar os números com ética e responsabilidade


Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS

Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.

 


Novos Média


CC035 - ECTS
A UC Novos Media tem como objectivo analisar a história e as questões especificas colocadas pelos novos meios digitais em rede. Será dado destaque ao conceito de rede, às redes sociai, os seus modelos de negócio e a sua regulação

Projeto - Jornalismo


CC063 - ECTS

Complementar o processo de aprendizagem adquirido durante a Licenciatura com um estágio curricular numa empresa ou com o desenvolvimento de um trabalho de investigação científica.


Atelier Multimédia 3D


CC065 - ECTS

Desenvolver competências sobre a produção de conteúdos 3D e a sua integração em ferramentas de autoria multimédia. Assimilar fundamentos, conceitos e sistematizações sobre computação gráfica 3D que envolvem a representação de sólidos, a caracterização de materiais e de iluminação de cenas 3D. Desenvolver competências na modelação de ambientes 3D. Integrar ouputs em conteúdos multimédia.  


Comunicação Multimédia e Design


CC079 - ECTS

Compreender o papel do design de comunicação multimédia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da comunicação multimédia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da comunicação multimédia. Reflectir a relação entre as características do meio (hipermédia) e a linguagem visual. Entender o papel do Design de Comunicação na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos multimédia. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções do design de comunicação multimédia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológico a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Ergonomia das Aplicações Multimédia


CC017 - ECTS

. Sistematizar, analisar e reflectir sobre os principais temas de discussão relacionados com a Ergonomia Cognitiva e Fatores Humanos em variados contextos de interação entre Homem-"Máquina" (e.g. AAL; ICT4D; et al.); 
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem-"Máquina" aprofundando os métodos de observação do animal humano (antropologia: dimensão cultural do Homem), níveis de prototipagem, monitorização do projeto e avaliação, numa metodologia de "Design Centrado no Utilizador" (DCU). 


Fotojornalismo


CC021 - ECTS
_Introduzir ferramentas teóricas, técnicas e conceptuais da fotografia para a imprensa.

_Reconhecer as práticas fotográficas ao longo da sua história, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que explorem a especificidade do meio e articulem um discurso autónomo e crítico.

_Promover a capacidade analítica da fotografia nos meios de comunicação.

_Debater as questões estéticas e éticas do fotojornalismo no contexto da convergência dos media e da globalização.

Infografia


CC061 - ECTS

Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.


Laboratório Web


CC078 - ECTS

Na unidade curricular de Laboratório Web pretende-se aprofundar e desenvolver conhecimentos e competências práticas sobre as tecnologias web HTML, CSS e JavaScript adquiridas em anos anteriores.

 


Laboratórios de Som e Imagem


CC031 - ECTS

Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.

 


Projeto - Multimédia


CC066 - ECTS

Amadurecer e aprofundar algumas das competências e aptidões mais relevantes do processo de aprendizagem adquiridas durante a Licenciatura, com um projeto multimédia, inserido num estágio curricular em estreita articulação entre as empresas e o estúdio multimédia da licenciatura.


Na definição dos projetos multimédia, privilegiar-se-ão as seguintes áreas:
• Infografia;
• Gestão de conteúdos em plataformas multimodais;
• Fotografia; Vídeo; Conteúdos 3D;
• Tecnologias e competências de suporte: Tecnologias Web; Design de Comunicação; HCI-UX.


O estudante, poderá ainda optar por um trabalho de investigação científica.


Comunicação Integrada de Marketing


CC071 - ECTS

O1. Discutir o papel geral da comunicação integrada de marketing (CIM) na construção de marcas fortes e no fortalecimento das empresas.

O2. Estudar as principais componentes da CIM.

O3. Analisar mais profundamente o que é necessário para desenvolver e executar uma mensagem eficaz e integrada.

O4. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no planeamento e implementação de CIM.

Comunicação Intercultural


CC077 - ECTS
Esta unidade curricular tem como objetivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspetos das culturas ditas estrangeiras deverá refletir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em atividades culturais e empresariais, como na grande área da tradutologia.

Comunicação Publicitária


CC072 - ECTS

O1: Aquisição de conhecimentos teóricos para a compreensão do impacto da publicidade na sociedade;

O2: Desenvolvimento de competência práticas que permitam a sua aplicabilidade em contextos concretos;

O3: Aquisição de conhecimentos e de competências em escrita publicitária (copy);

O4: Compreensão do peso da imagem na promoção;

O5: Aplicação dos conhecimentos adquiridos em campanhas publicitárias.

Estratégias Mediáticas


CC073 - ECTS

O1: Conhecer a evolução desta atividade propagandística ao longo dos séculos XIX, XX e inícios do XIX;

O2: Desenvolver capacidades críticas sobre a promoção mediática, o jornalismo, bem como sobre os paradigmas da relação entre fontes profissionais de informação e jornalistas;

O3: Aprender a desenvolver e aplicar as diferentes técnicas de assessoria de imprensa;

O4 e O5: Habilitar os discentes a potenciar as ferramentas digitais na promoção mediáticas de empresas e instituições;

O6: Adquirir conhecimentos práticos na elaboração de estratégias de promoção mediáticas digitais 360°.


Fotojornalismo


CC021 - ECTS
_Introduzir ferramentas teóricas, técnicas e conceptuais da fotografia para a imprensa.

_Reconhecer as práticas fotográficas ao longo da sua história, incentivando o desenvolvimento de trabalhos que explorem a especificidade do meio e articulem um discurso autónomo e crítico.

_Promover a capacidade analítica da fotografia nos meios de comunicação.

_Debater as questões estéticas e éticas do fotojornalismo no contexto da convergência dos media e da globalização.

Marketing Digital


CC074 - ECTS
  • Compreender a importância da era digital no marketing e as alterações decorrentes no planeamento estratégico de marketing;
  • Definir estratégias de marketing digital adaptadas a públicos e contextos específicos;
  • Dar a conhecer as principais técnicas de marketing digital, a sua utilização estratégica e os seus passos de operacionalização;
  • Compreender a importância, o potencial de negócio e marketing nas redes sociais;
  • Dotar os alunos de capacidade crítica para avaliar o sucesso da implementação do marketing digital.

Novos Média


CC035 - ECTS
A UC Novos Media tem como objectivo analisar a história e as questões especificas colocadas pelos novos meios digitais em rede. Será dado destaque ao conceito de rede, às redes sociai, os seus modelos de negócio e a sua regulação

Projeto - Comunicação Estratégica


CC075 - ECTS
Complementar todo o processo de aprendizagem adquirido durante a Licenciatura com um estágio em empresa/instituição ou um trabalho de investigação científica final.

Recomendar Página Voltar ao Topo