Código Oficial: | 9023 |
Sigla: | CC |
Descrição: |
A Unidade Curricular de História do Mundo Contemporâneo procura compreender as grandes linhas da história política do século XX, desde a I Guerra mundial até ao fim da guerra fria e do mundo bipolar.
Os objetivos desta disciplina são fundamentalmente dois:
(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) compreender os movimentos agregados das economias contemporâneas. (3) conhecer as principais escolas de pensamento económico
Conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna Desenvolver as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socio-culturais Adquirir técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuar eficazmente nas mais variadas situações de uso
Adquir conhecimento e desenvolver competências de base em Informatica, Fotografia e Video
A disciplina de Teorias da Comunicação Social tem como objectivo num primeiro momento familiarizar os discentes com o processo de desenvolvimento das teorias de comunicação. Para efeito, é pertinente começar com o enquadramento do desenvolvimento históricos dos meios de comunicação de massas. Procede-se de seguida a uma incursão por alguns dos modelos elementares da comunicação social. Expõem-se de seguida as teorias clássicas (contemporâneas) relacionadas com as comunicações de massa bem como dos efeitos na sociedade das mensagens mediáticas da primeira geração. Em vista dos objectivos de formação dos discentes e das áreas específicas do curso é colocada ênfase, num segundo momento, nas novas tecnologias mediante a análise das teorias emergentes no âmbito da nova era mediática. Particular atenção é dada à estrutura e dinâmica dos novos media participativos. Para além de fomentar uma compreensão abrangente dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interactivas , a unidade curricular visa igualmente promover o sentido crítico relativamente aos media e dotar os discentes de competências para o desenvolvimento da pesquisa autónoma na esfera dos conteúdos ministrados nesta disciplina.
Introdução aos processos do design. Estudar a linguagem gráfica e os seus elementos. Definição de metodologias, exploração e análise do design, desenvolvimento e aplicação de ideias para projectos. Combinar competências técnicas com um pensamento visual e crítico.Perceber o papel do design no registro gráfico da informação e na organização formal dos elementos que constituem o pensamento. Entender o design e comunicação visual como a expressão planificada de um propósito. Reflectir sobre as principais funções do design na sua componente didáctica, comunicacional e artística. Proporcionar uma compreensão tanto ao nível prático como teórico dos elementos e técnicas de comunicação visual básicos, da tipografia, da cor, da imagem e da infografia.
Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos das profissões da comunicação. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Refletir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade da atividade das profissionões da comunicação (Jornalismo e Relações Públicas) no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da atividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente para a compreensão da realidade social.
2. Organizar histórica e cronologicamente os grandes ciclos da história do séc. XX português.
3.Identificar elementos explicativos da emergência e da crise dos regimes políticos portugueses do séc. XX vigentes desde 1926.
4. Descrever os aspetos estruturais da evolução socioeconómica portuguesa ao longo do último século.
5. Analisar criticamente, através da realização de um exame escrito, um problema relevante da história portuguesa dos últimos cem anos.
Pretende-se que o aluno apreenda o papel dos meios audiovisuais no panorama dos media, domine as técnicas de expressão específicas das áreas jornalísticas de audiovisual (Rádio, Televisão) e distinga os diferentes géneros jornalísticos. Procurar-se-á fornecer uma perspectiva dos dois media, através da sua importância e peso no contexto dos meios de comunicação social, desde o seu aparecimento até à actualidade. Os discentes serão iniciados nas técnicas, programas e equipamentos de rádio e televisão de modo a incrementar a sua proficiência.
Pretende-se que o estudante domine as técnicas de expressão específicas do jornalismo na Internet e distinga os diferentes géneros jornalísticos do meio.
Pretende-se também que o estudante domine as principais ferramentas da Internet úteis para o trabalho do jornalista.
Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:
(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.
Abordar as principais linhas de força da história da imprensa com particular ênfase na função noticiosa no plano internacional, bem como os contextos portugueses
1. Conhecer a evolução do conceito de Marketing e sua importância na empresa 2. Saber interpretar os principais indicadores de mercado 3. Saber recolher informação junto do consumidor 4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização 5. Elaborar uma SWOT 6. Saber escolher critérios para obter segmentos-alvo e posicionamento 7. Conhecer a política de marca 8. Definir a política de marketing-mix
Pretende-se que o estudante sistematize e aprofunde o domínio das técnicas de expressão específicas do ciberjornalismo.
Através da intensificação de exercícios práticos, pretende-se elevar os níveis de proficiência dos alunos nos diferentes géneros ciberjornalísticos.
Historicamente a imagem tornou-se decisiva na mediação cultural dinâmica e ativa, capaz de nos ajudar a explicar universalmente a realidade, através de uma confrontação expressiva entre as imagens que hoje nos rodeiam e que refletem a integridade, viabilidade e com capacidade de produção de conhecimento.
Pode delimitar um campo de permuta de informação, como um processo de relações entre as partes envolvidas numa ação de comunicação que estabelece expectativas compartilhadas no que se entende como o significado da informação trocada.
Desta forma, a imagem constitui‑se como um objecto de cultura visual, dimensionado por um conjunto de propriedades, entre as quais se estabelecem relações que se definem no tempo – reflexão, forma, modo de ser e valores de verdade. Neste contexto os objectivos essenciais desta Unidade Curricular são:
— Reconhecer a imagem associada à vida, às ideias dos homens e como processo de regeneração contínua do universo do indivíduo na sua relação com o conhecimento e o mundo;
— Potenciar e contextualizar a imagem como mensagem visual e como ferramenta estruturante e atuante da expressão e da comunicação geradora das expectativas da sociedade contemporânea;
— Identificar a analisar as questões e conceitos nucleares da imagem geradores de uma visão do mundo expandida e revelada pelos sinais dos tempos actuais;
— Compreender os sistemas de signos como mediadores culturais dinâmicos e ativos, capazes de nos ajudarem a melhor apreender a realidade, através de uma confrontação expressiva com as imagens que hoje nos rodeiam.
— Enunciar proposições ou paradigmas que configuram, de forma objetiva, os diferentes modelos operativos e metodológicos para analisar e tipificar as imagens de um universo material e de um imaginário imaterial.
— Compreender e articular os mecanismos multidimensionais da mensagem visual enquanto faculdade de imagem e o atributo de signo. Esta abordagem e observação torna possível o funcionamento de uma organização complexa onde todas as partes se complementem num conjunto integrador para a cultura visual contemporânea.
— Desenvolver procedimentos de observação, interrogação, reflexão e interpretação face ao qual a imagem se transforma em agente potenciador com a finalidade da resolução de um problema de informação, descrição e documentação de factos e realidades sociais;
— Revelar a imagem como um procedimento tecnológico e criativo relacionado com a preparação, formatação, produção, e discriminação de uma narrativa visual que integra a imagem e a palavra de forma comparável, em dispositivos visuais estruturados segundo padrões funcionais e operativos para um utilizador universal;
— A partir de exercícios exploratórios, desenvolver e construir um percurso interpretativo, experimentado e traduzido num repertório e programa individual para produção de imagens optimizadas pelas plataformas digitais que se apresentam como alternativas aos medias tradicionais, tais como a televisão e os jornais.
Desenvolver conhecimentos e competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.
Discutir a complexidade e especificidades dos media e a sua responsabilidade social;
Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
Identificar oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema informativo.
Pretende-se que no final da unidade curricular os alunos estejam preparados para refletir sobre aspetos transversais inerentes à criação e compreensão dos públicos e audiências, nomeadamente com o seguinte horizonte de objetivos teóricos e práticos:
- Domínio de conceitos básicos sobre as problemáticas dos públicos e das audiências, incluindo a compreensão do funcionamento do sistema dos média.
- Reflexão sobre a transformação dos públicos e audiências, em virtude de fatores político-económicos, sociais, tecnológicos e da globalização da comunicação.
- Aquisição de conhecimentos relativos a estudos qualitativos e quantitativos das audiências, bem como a sua relação com a economia e gestão das organizações de média.
- Compreensão da criação de conteúdos ajustados ao público-alvo dos media, incluindo o seu enquadramento nos aspetos da regulação dos média e da comunicação comercial.
Pretende-se fornecer ao estudante ma perspectiva aprofundada sobre as rotinas de produção, a linguagem, e os critérios jornalísticos inerentes aos meios Rádio e Televisão e da forma como se podem articular. O estudante deve saber sistematizar e aprofundar o domínio das técnicas de expressão específicas do jornalismo radiofónico e televisivo através da intensificação de exercícios práticos.
| compreender as narrativas clássicas do audiovisual e a sua (re)conceptualização em suportes online | reflectir e discutir sobre a noção de argumento de conteúdos audiovisuais | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos | analisar produtos audiovisuais online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos individuais intercalares e um projecto final de argumento, guião, produção e realização em grupo | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos ficcionais
Pretende-se que o aluno desenvolva ao máximo o domínio das técnicas de expressão específicas de cada uma das quatro áreas (Imprensa, Rádio, Televisão e Online) da disciplina. Para isso, deverá produzir trabalhos que explorem na totalidade o conjunto de técnicas assimiladas previamente. Pretende-se ainda capacitar os alunos para a realização de trabalhos jornalísticos de complexidade elevada, com especial ênfase nos géneros jornalísticos que exigem maior polivalência, como a reportagem.
Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.
Esta unidade curricular tem como objectivo estimular a capacidade crítica e analítica dos estudantes através do conhecimento dos vários modelos de jornalismo e da identificação e colocação em prática das metodologias de investigação comparativa dos media. Nesse sentido, pretende-se dotar os estudantes das ferramentas necessárias para identificarem os diversos modelos de jornalismo, compará-los e reflectirem sobre a evolução do papel dos media na sociedade. Mediante a abordagem de diversos estudos de caso e das múltiplas metodologias de análise, pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e examinar criticamente alguns dos conceitos e tópicos mais prementes relacionados com a cobertura noticiosa de acontecimentos.
Entender e desenvolver competências e capacidades críticas no uso de dados
Conhecer casos de sucesso no jornalismo de dados
Conhecer uma lista de fontes fontes de acesso livre
Saber selecionar e redigir peças com números
Trabalhar os números com ética e responsabilidade
Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.
Complementar o processo de aprendizagem adquirido durante a Licenciatura com um estágio curricular numa empresa ou com o desenvolvimento de um trabalho de investigação científica.
Desenvolver competências sobre a produção de conteúdos 3D e a sua integração em ferramentas de autoria multimédia. Assimilar fundamentos, conceitos e sistematizações sobre computação gráfica 3D que envolvem a representação de sólidos, a caracterização de materiais e de iluminação de cenas 3D. Desenvolver competências na modelação de ambientes 3D. Integrar ouputs em conteúdos multimédia.
Compreender o papel do design de comunicação multimédia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da comunicação multimédia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da comunicação multimédia. Reflectir a relação entre as características do meio (hipermédia) e a linguagem visual. Entender o papel do Design de Comunicação na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos multimédia. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções do design de comunicação multimédia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológico a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.
. Sistematizar, analisar e reflectir sobre os principais temas de discussão relacionados com a Ergonomia Cognitiva e Fatores Humanos em variados contextos de interação entre Homem-"Máquina" (e.g. AAL; ICT4D; et al.);
. Compreender, implementar e avaliar um cenário de interação Homem-"Máquina" aprofundando os métodos de observação do animal humano (antropologia: dimensão cultural do Homem), níveis de prototipagem, monitorização do projeto e avaliação, numa metodologia de "Design Centrado no Utilizador" (DCU).
Compreender o papel dinfografia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da infografia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da infografia. Entender o papel da infografia na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções da infografia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológicos a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.
Na unidade curricular de Laboratório Web pretende-se aprofundar e desenvolver conhecimentos e competências práticas sobre as tecnologias web HTML, CSS e JavaScript adquiridas em anos anteriores.
Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.
Amadurecer e aprofundar algumas das competências e aptidões mais relevantes do processo de aprendizagem adquiridas durante a Licenciatura, com um projeto multimédia, inserido num estágio curricular em estreita articulação entre as empresas e o estúdio multimédia da licenciatura.
Na definição dos projetos multimédia, privilegiar-se-ão as seguintes áreas:
• Infografia;
• Gestão de conteúdos em plataformas multimodais;
• Fotografia; Vídeo; Conteúdos 3D;
• Tecnologias e competências de suporte: Tecnologias Web; Design de Comunicação; HCI-UX.
O estudante, poderá ainda optar por um trabalho de investigação científica.
O1. Discutir o papel geral da comunicação integrada de marketing (CIM) na construção de marcas fortes e no fortalecimento das empresas.
O2. Estudar as principais componentes da CIM.
O3. Analisar mais profundamente o que é necessário para desenvolver e executar uma mensagem eficaz e integrada.
O4. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no planeamento e implementação de CIM.O1: Aquisição de conhecimentos teóricos para a compreensão do impacto da publicidade na sociedade;
O2: Desenvolvimento de competência práticas que permitam a sua aplicabilidade em contextos concretos;
O3: Aquisição de conhecimentos e de competências em escrita publicitária (copy);
O4: Compreensão do peso da imagem na promoção;
O5: Aplicação dos conhecimentos adquiridos em campanhas publicitárias.O1: Conhecer a evolução desta atividade propagandística ao longo dos séculos XIX, XX e inícios do XIX;
O2: Desenvolver capacidades críticas sobre a promoção mediática, o jornalismo, bem como sobre os paradigmas da relação entre fontes profissionais de informação e jornalistas;
O3: Aprender a desenvolver e aplicar as diferentes técnicas de assessoria de imprensa;
O4 e O5: Habilitar os discentes a potenciar as ferramentas digitais na promoção mediáticas de empresas e instituições;
O6: Adquirir conhecimentos práticos na elaboração de estratégias de promoção mediáticas digitais 360°.