Código Oficial: | 9333 |
Sigla: | MSOCI |
A nível de objetivos pretende-se que os estudantes apreendam a centralidade e conflitualidade dos paradigmas em torno dos quais se estruturam as propostas de animação cultural nas sociedades contemporâneas; relacionem a emergência de tais paradigmas com transformações históricas e societais mais vastas; compreendam o papel da cultura e da ordem simbólica nos processos formativos; entendam a relação entre animação cultural e novos movimentos sociais
- Consolidar a formação em metodologias de investigação e desenvolver a formação em metodologias de intervenção sociológicas.
- Reforçar a preparação científica de pressupostos filosóficos, ontológico e metodológicos subjacentes à investigação e intervenção sociológicas.
- Transposição de conhecimentos metodológicos já adquiridos e seu aprofundamento na investigação aplicada com objetivos de intervenção.
- Operacionalizar as estratégias de investigação e de intervenção.
.
Aprofundar o conhecimento sobre as principais questões teóricas e metodológicas do pensamento sociológico
Aprender as teorias sociológicas sobre a contemporaneidade
Compreender as dinâmicas recentes da globalização e as propostas teóricas para a sua análise
Conhecer as desigualdades sociais contemporâneas
Aprofundar o conhecimento sobre os valores sociais e as suas transformações
Adquirir saberes e competências teóricas e metodológicas no domínio da sociologia do turismo.
Discutir a abordagem sociológica sobre o fenómeno turístico a partir da 2.ª metade do século XX.
Analisar a relação entre turismo e sociedade num contexto de globalização.
Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa do ponto de vista das práticas e das políticas turísticas.
A UC está dividida em duas partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos avançados (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística multivariada no âmbito da produção de conhecimento sociológico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações; nos métodos qualitativos avançados (ponto 2) temos como objetivo, para além da compreensão dos fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, o conhecimento e respetiva operacionalização de alguns procedimentos de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos. A complementaridade presente nos conteúdos programáticos da UC culmina com uma reflexão crítica (ponto 3) sobre as sinergias entre métodos quantitativos e métodos qualitativos.
5- problematizar as relações entre conhecimento e ação social, apontando articulações entre pesquisa etnográfica e promoção do desenvolvimento comunitário.
1. Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa contemporânea, tomando por referência os regimes políticos estruturados no país durante o século XX e a sua lógica de estruturação na actualidade;
2. Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação social portuguesa;
3. Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa, tomando por referência a situação social actual do país e dos restantes países da Europa Comunitária.
O seminário tem por objetivo geral acompanhar de forma sistemática e intensiva os estudantes na fase de preparação da realização da dissertação/projeto/estágio.
De forma específica:
1) Desenvolver os conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio da sociologia sobre os temas a serem equacionados no âmbito do seminário de especialização;
2) Aprofundar a capacidade de análise e de problematização sociológica;
3) Aliçerçar os conhecimentos e as práticas no domínio da metodologia sociológica no domínio de especialização;
4) Conceber um projeto de dissertação/projeto/estágio no âmbito do percurso formativo de especialização.
O seminário tem por objetivo geral acompanhar de forma sistemática e intensiva os estudantes na fase de preparação da realização da dissertação/projeto/estágio.
De forma específica:
1) Desenvolver os conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio da sociologia sobre os temas a serem equacionados no âmbito do seminário de especialização;
2) Aprofundar a capacidade de análise e de problematização sociológica;
3) Aliçerçar os conhecimentos e as práticas no domínio da metodologia sociológica no domínio de especialização;
4) Conceber um projeto de dissertação/projeto/estágio no âmbito do percurso formativo de especialização.
Conhecimento das relações da sociologia, na qualidade de ciência e profissão, com as dinâmicas sociais
Conhecimento dos processos de institucionalização da Sociologia em Portugal Conhecimento dos quadros de profissionalização dos sociólogos
Conhecimento dos papéis e das práticas profissionais dos sociólogos
(1) Compreender os principais paradigmas teóricos e de intervenção da inclusão social e da sustentabilidade no âmbito da teoria económica, particularizando a abordagem da economia social e solidária na contemporaneidade.
(2) Reconhecer e compreender as modalidades de intervenção face à inclusão social e ao desenvolvimento territorial com base nos pressupostos da sustentabilidade ambiental, económica e social, dando particular ênfase às consequências do capitalismo avançado e da globalização na reconfiguração das questões sociais.
(3) Identificar e analisar as implicações teóricas, ideológicas e de intervenção mais relevantes dos novos paradigmas da economia social e solidária na abordagem das problemáticas da inclusão e sustentabilidade, tendo presente a realidade social portuguesa
- Consolidar a formação em metodologias de investigação e desenvolver a formação em metodologias de intervenção sociológicas.
- Reforçar a preparação científica de pressupostos filosóficos, ontológico e metodológicos subjacentes à investigação e intervenção sociológicas.
- Transposição de conhecimentos metodológicos já adquiridos e seu aprofundamento na investigação aplicada com objetivos de intervenção.
- Operacionalizar as estratégias de investigação e de intervenção.
.
Aprofundar o conhecimento sobre as principais questões teóricas e metodológicas do pensamento sociológico
Aprender as teorias sociológicas sobre a contemporaneidade
Compreender as dinâmicas recentes da globalização e as propostas teóricas para a sua análise
Conhecer as desigualdades sociais contemporâneas
Aprofundar o conhecimento sobre os valores sociais e as suas transformações
Objetivos:
-Compreender a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao estudo do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Estudar os desafios e os dividendos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Analisar o impacto dos eixos de desigualdade nas trajetórias de envelhecimento e na qualidade de vida na idade avançada;
-Conhecer as respostas e as políticas sociais na área do envelhecimento à luz dos grandes referenciais nacionais e internacionais;
-Conhecer as principais metodologias de investigação e intervenção na área do envelhecimento.
A UC está dividida em duas partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos avançados (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística multivariada no âmbito da produção de conhecimento sociológico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações; nos métodos qualitativos avançados (ponto 2) temos como objetivo, para além da compreensão dos fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, o conhecimento e respetiva operacionalização de alguns procedimentos de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos. A complementaridade presente nos conteúdos programáticos da UC culmina com uma reflexão crítica (ponto 3) sobre as sinergias entre métodos quantitativos e métodos qualitativos.
1. Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa contemporânea, tomando por referência os regimes políticos estruturados no país durante o século XX e a sua lógica de estruturação na actualidade;
2. Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação social portuguesa;
3. Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa, tomando por referência a situação social actual do país e dos restantes países da Europa Comunitária.
O seminário tem por objetivo geral acompanhar de forma sistemática e intensiva os estudantes na fase de preparação da realização da dissertação/projeto/estágio.
De forma específica:
1) Desenvolver os conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio da sociologia sobre os temas a serem equacionados no âmbito do seminário de especialização;
2) Aprofundar a capacidade de análise e de problematização sociológica;
3) Aliçerçar os conhecimentos e as práticas no domínio da metodologia sociológica no domínio de especialização;
4) Conceber um projeto de dissertação/projeto/estágio no âmbito do percurso formativo de especialização.
Conhecimento das relações da sociologia, na qualidade de ciência e profissão, com as dinâmicas sociais
Conhecimento dos processos de institucionalização da Sociologia em Portugal Conhecimento dos quadros de profissionalização dos sociólogos
Conhecimento dos papéis e das práticas profissionais dos sociólogos
A nível de objetivos pretende-se que os estudantes apreendam a centralidade e conflitualidade dos paradigmas em torno dos quais se estruturam as propostas de animação cultural nas sociedades contemporâneas; relacionem a emergência de tais paradigmas com transformações históricas e societais mais vastas; compreendam o papel da cultura e da ordem simbólica nos processos formativos; entendam a relação entre animação cultural e novos movimentos sociais
(1) Compreender os principais paradigmas teóricos e de intervenção da inclusão social e da sustentabilidade no âmbito da teoria económica, particularizando a abordagem da economia social e solidária na contemporaneidade.
(2) Reconhecer e compreender as modalidades de intervenção face à inclusão social e ao desenvolvimento territorial com base nos pressupostos da sustentabilidade ambiental, económica e social, dando particular ênfase às consequências do capitalismo avançado e da globalização na reconfiguração das questões sociais.
(3) Identificar e analisar as implicações teóricas, ideológicas e de intervenção mais relevantes dos novos paradigmas da economia social e solidária na abordagem das problemáticas da inclusão e sustentabilidade, tendo presente a realidade social portuguesa
- Consolidar a formação em metodologias de investigação e desenvolver a formação em metodologias de intervenção sociológicas.
- Reforçar a preparação científica de pressupostos filosóficos, ontológico e metodológicos subjacentes à investigação e intervenção sociológicas.
- Transposição de conhecimentos metodológicos já adquiridos e seu aprofundamento na investigação aplicada com objetivos de intervenção.
- Operacionalizar as estratégias de investigação e de intervenção.
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Aprofundar o conhecimento sobre as principais questões teóricas e metodológicas do pensamento sociológico
Aprender as teorias sociológicas sobre a contemporaneidade
Compreender as dinâmicas recentes da globalização e as propostas teóricas para a sua análise
Conhecer as desigualdades sociais contemporâneas
Aprofundar o conhecimento sobre os valores sociais e as suas transformações
Objetivos:
-Compreender a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao estudo do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Estudar os desafios e os dividendos do envelhecimento nas sociedades contemporâneas;
- Analisar o impacto dos eixos de desigualdade nas trajetórias de envelhecimento e na qualidade de vida na idade avançada;
-Conhecer as respostas e as políticas sociais na área do envelhecimento à luz dos grandes referenciais nacionais e internacionais;
-Conhecer as principais metodologias de investigação e intervenção na área do envelhecimento.
Adquirir saberes e competências teóricas e metodológicas no domínio da sociologia do turismo.
Discutir a abordagem sociológica sobre o fenómeno turístico a partir da 2.ª metade do século XX.
Analisar a relação entre turismo e sociedade num contexto de globalização.
Desenvolver conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa do ponto de vista das práticas e das políticas turísticas.
A UC está dividida em duas partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos avançados (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística multivariada no âmbito da produção de conhecimento sociológico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações; nos métodos qualitativos avançados (ponto 2) temos como objetivo, para além da compreensão dos fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, o conhecimento e respetiva operacionalização de alguns procedimentos de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos. A complementaridade presente nos conteúdos programáticos da UC culmina com uma reflexão crítica (ponto 3) sobre as sinergias entre métodos quantitativos e métodos qualitativos.
5- problematizar as relações entre conhecimento e ação social, apontando articulações entre pesquisa etnográfica e promoção do desenvolvimento comunitário.
1. Conhecimento da génese e estruturação dos principais processos de (re)produção social estruturados na sociedade portuguesa contemporânea, tomando por referência os regimes políticos estruturados no país durante o século XX e a sua lógica de estruturação na actualidade;
2. Identificação e compreensão das lógicas diferenciadas de estruturação do espaço social e institucional na formação social portuguesa;
3. Conhecimento comparado das principais especificidades da situação social portuguesa, tomando por referência a situação social actual do país e dos restantes países da Europa Comunitária.
O seminário tem por objetivo geral acompanhar de forma sistemática e intensiva os estudantes na fase de preparação da realização da dissertação/projeto/estágio.
De forma específica:
1) Desenvolver os conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio da sociologia sobre os temas a serem equacionados no âmbito do seminário de especialização;
2) Aprofundar a capacidade de análise e de problematização sociológica;
3) Aliçerçar os conhecimentos e as práticas no domínio da metodologia sociológica no domínio de especialização;
4) Conceber um projeto de dissertação/projeto/estágio no âmbito do percurso formativo de especialização.
Conhecimento das relações da sociologia, na qualidade de ciência e profissão, com as dinâmicas sociais
Conhecimento dos processos de institucionalização da Sociologia em Portugal Conhecimento dos quadros de profissionalização dos sociólogos
Conhecimento dos papéis e das práticas profissionais dos sociólogos