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Concurso de Leitura do Ensino Superior

Cursos

Mestrado em Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: 6197
Sigla: MM

Diplomas

  • Mestrado em Multimédia - Tecnologias (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Música Interactiva e Design de Som (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Educação (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Tecnologias (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Música Interativa e Design de Som (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Laboratório Multimédia

MM0054 - ECTS

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:

a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.

Seminário Multimédia

MM0060 - ECTS

O principal objetivo da disciplina é explorar três pilares fundamentais no âmbito do Multimédia: A Comunicação, a Narrativa e a Experiência do Utilizador. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para estes tópicos, no contexto multimédia.

Tecnologias da Comunicação Multimédia

MM0036 - ECTS

Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) aos requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.

História e Tendências do Multimédia

MM0039 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.

O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.

O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.

Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.

Laboratório de Gestão de Projetos

MM0062 - ECTS

O sucesso dos projetos e produtos relacionados com o Multimédia depende não só do domínio das competências técnicas e criativas mas também, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais.

O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos tecnológicos, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os a resolver a diversidade de problemas que surgem em projetos desta natureza.

Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.

Metodologias de Investigação

MM0056 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objetivos principais:

1. Utilizar metodologias de investigação para resolver problemas científicos:

  • Tomar consciência das várias partes integrantes de um trabalho académico de investigação.
  • Caracterizar a investigação quanto ao método e ao propósito.
  • Conhecer técnicas e instrumentos de recolha de dados.
  • Conhecer técnicas de análise de dados.
  • Conhecer estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas.
  • Tomar contacto com boas práticas de investigação e analisar criticamente projetos de investigação.

2. Preparar uma proposta de dissertação:

  • Conhecer a investigação relacionada com as várias especializações do Mestrado em Multimédia: Tecnologias, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som.
  • Planear um projeto de investigação.
  • Comunicar ideias numa apresentação oral, com clareza e rigor.

 

Dissertação

MM0058 - ECTS

Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :

Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS
Pretende-se com esta UC que os estudantes fiquem conhecedores de um conjunto de novas aplicações e serviços na área do multimédia e adquiram capacidades de analisar e conceber com algum detalhe um serviço ou aplicação em particular, bem como de fazer algum trabalho de desenvolvimento que prove o conceito.


Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS
  1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.
  2. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.
  3. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.
  4. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.
  5.  Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  6.  Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS
Pretende-se com esta UC que os estudantes fiquem conhecedores de um conjunto de novas aplicações e serviços na área do multimédia e adquiram capacidades de analisar e conceber com algum detalhe um serviço ou aplicação em particular, bem como de fazer algum trabalho de desenvolvimento que prove o conceito.


Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS
  1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.
  2. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.
  3. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.
  4. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.
  5.  Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  6.  Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS
Pretende-se com esta UC que os estudantes fiquem conhecedores de um conjunto de novas aplicações e serviços na área do multimédia e adquiram capacidades de analisar e conceber com algum detalhe um serviço ou aplicação em particular, bem como de fazer algum trabalho de desenvolvimento que prove o conceito.


Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS
  1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.
  2. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.
  3. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.
  4. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.
  5.  Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  6.  Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

Análise e Geração Procedimental de Conteúdo Musical


MM0063 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS
Pretende-se com esta UC que os estudantes fiquem conhecedores de um conjunto de novas aplicações e serviços na área do multimédia e adquiram capacidades de analisar e conceber com algum detalhe um serviço ou aplicação em particular, bem como de fazer algum trabalho de desenvolvimento que prove o conceito.


Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS
  1. Capacitar para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação de recursos digitais.
  2. Reconhecer a pertinência de desenvolver instrumentos de potenciação pedagógica de recursos educativos digitais.
  3. Conhecer as principais etapas do processo de produção de software educativo.
  4. Planear a conceção de software educativo e outras ferramentas educativas para o ensino.
  5.  Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  6.  Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1.  Refletir sobre a problemática do ensino à distância na sua vertente digital: e-learning.
  2. Conhecer ambientes, contextos e plataformas de e-learning.
  3. Praticar em plataformas de e-learning adequadas, interagindo, em particular, com a plataforma Moodle.
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem modulares em e-learning.
  6. Conceber e desenvolver um protótipo de um curso de e-learning ou b-learning, na perspetiva da sua implementação real em contexto de educação e formação.
  7. Desenvolver estratégia de avaliação em e-learning.

 


Economia dos Media


MM0045 - ECTS

Principais objetivos:

Introduzir conceitos e ferramentas necessários à caracterização e compreensão do funcionamento dos mercados Media;

Compreender a complexidade e especificidade dos produtos e mercados Media;

Identificar oportunidades, constrangimentos e desafios na atividade dos Media;

Adquirir as ferramentas necessárias para a elaboração de planos negócios.


Educação Multimédia


MM0040 - ECTS
  1. Formar profissionais e investigadores críticos e reflexivos no domínio da multimédia em educação.
  2. Promover, de uma forma geral, o uso de tecnologias de informação e comunicação para fins educativos.
  3. Melhorar e adquirir novas competências de manuseamento de plataformas digitais de aprendizagem e de ferramentas “web 2.0”.
  4. Ampliar o leque de valências de colaboratividade.
  5. Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Compreender e dominar a gramática visual em objectos fotográficos e cinematográficos;

— Analisar o espaço de representação e o seu significado a partir de projectos incontornáveis da história da fotografia e do cinema;

— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de permuta entre experiências de comunicação relacionadas com a imagem;

— Dominar competências visuais no sentido de ampliar saberes capazes de estimular a relação entre fotografia e cinema.

 


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Adquirir os conhecimentos essenciais de programação, usando como linguagem de suporte o Python.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Avançada de Som


MM0028 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos alunos conhecimento fundamentais sobre: 

  1. O funcionamento da internet e da world wide web (WWW)
  2. As linguagens de desenvolvimento web
  3. Bases de dados relacionais

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