Código Oficial: | 9510 |
Sigla: | MIEIG |
Descrição: | O MIEIG resultou do processo de adequação a Bolonha da LGEI, Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial, criada em 1990 na FEUP sob proposta do Prof. Rui Campos Guimarães. O plano curricular do MIEIG é constituído por disciplinas de base em Matemática e Física, disciplinas tecnológicas na área da Engenharia Mecânica, e disciplinas de Gestão. Muitas disciplinas envolvem a realização de trabalhos individuais e em grupo com uso de ferramentas informáticas muito variadas. Nos últimos anos, os estudantes têm acesso a programas de intercâmbio internacional, particularmente na Europa e no Brasil. O curso termina com um projeto individual de dissertação, que normalmente é realizado numa empresa em Portugal, na Europa ou em outros países. Após o curso, os diplomados poderão desempenhar funções de engenharia industrial e gestão em várias áreas, tais como produção, distribuição, logística, aprovisionamentos, manutenção, marketing, sistemas de informação e consultadoria, ou optarem por uma carreira de investigação. |
A unidade curricular tem dois objetivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia lecionados no DEIG.
São introduzidos conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.
Conhecimentos teóricos e práticos essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais de variável real e sobre algumas das suas aplicações.
Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objetos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Homogeneização do nível de conhecimentos dos estudantes em Eletricidade, necessária devido a uma parte significativa dos estudantes não ter frequentado a disciplina de Física no 12ª ano.
Aquisição de conhecimentos sobre o comportamento mecânico de materiais e sobre os principais grupos de materiais.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial de funções reais de variável real e algumas das suas aplicações.
O objetivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática, em particular na programação de computadores, que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras cadeiras de informática lecionadas ao longo do curso.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vectoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações.
Objectivos gerais
1 Ter capacidade de resolução de problemas e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação
2 Saber lidar com situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares
3 Saber recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções que preconiza e os juízos que emite
4 Ter capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, reflectindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais
5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
6 Ser capaz de comunicar as suas conclusões (e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes) quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e objectiva
7 Ser capaz de, de uma forma auto-orientada e autónoma, prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida, demonstrando uma atitude pró-activa perante o conhecimento
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e Electrónica no âmbito do curso de Engenharia Industrial e Gestão.
Esta U.C. tem como objectivo proporcionar ao estudante uma formação no campo dos Processos Tecnológicos Industriais. O âmbito da U.C. inclui o processo de fabrico por fundição, as características fundamentais dos Processos de Prototipagem Rápida, as tecnologias de conformação plática e as tecnologias de soldadura. Inclui também o processo de fabrico por arranque de apara e respectivas ferramentas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática, em particular no âmbito da programação de computadores.
Nesta disciplina pretende-se atingir os seguintes objectivos: transmitir aos alunos conceitos e técnicas de integração de equações diferenciais ordinárias (e de sistemas de equações diferenciais ordinárias), de modo a que aprendam a reconhecer uma equação diferencial(ou sistema) e resolvê-la usando essas técnicas. Pretende-se também que o aluno consiga resolver alguns problemas, quer de natureza física quer de natureza geométrica, pondo-os sob a forma de uma equação diferencial e determinando a sua solução, assim como dotar o aluno com os conhecimentos de cálculo diferencial e integral em espaços tridimensionais que permitam a sua utilização como ferramenta no estudo e resolução de problemas de engenharia. Os alunos deverão ainda ficar habilitados a usar a representação e/ou aproximação de funções periódicas em séries de Fourier em variadas aplicações. Espera-se que os alunos fiquem aptos a: -resolver equações diferenciais e sistemas -calcular integrais de linha e de superfície -representar funções em séries de Fourier -integrar algumas equações de derivadas parciais
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos estruturantes de base, no domínio da Automação Industrial. Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área de sensores e atuadores (pneumáticos, hidráulicos e elétricos) bem como dos componentees necessários à sua utilização. Pretende-se assim que os estudantes adquiram a capacidade de dialogar com os especialistas da área em questão e que sejam capazes de realizar escolhas, técnica e cientificamente fundamentadas, entre as várias soluções que se poderão prefigurar face a um determinado problema.
Permitir que os estudantes desenvolvam conhecimentos básicos de Estatística Descritiva, Teoria da Probabilidade, Distribuições de Probabilidade, Amostragem Aleatória e Distribuições por Amostragem, e Estimação Pontual e por Intervalo. Mais tarde, no âmbito da unidade curricular Estatística Multivariada serão chamados a recorrer a tais conhecimentos na aprendizagem de um conjunto de técnicas estatísticas com grande aplicação potencial no exercício das suas profissões.
Conhecer e compreender as propriedades mecânicas das ligas metálicas, poliméricas e cerâmicas e perceber o modo como utilizar essas propriedades para a selecção adequada de materiais e (ou) tratamentos térmicos, mecânicos ou termoquímicos.
JUSTIFICAÇÃO - A unidade curricular Mecânica I constitui o primeiro marco na formação específica do engenheiro civil, correspondente à introdução dos conceitos fundamentais que permitem a expressão do equilíbrio das estruturas de engenharia civil, que está na base do seu dimensionamento.
OBJETIVOS - A unidade curricular tem por objetivos instruir e desenvolver a capacidade para resolver problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso (estática), através da introdução dos conceitos teóricos e das metodologias práticas para as aplicações correntes da Engenharia, com ênfase na Engenharia Civil.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM - Desenvolver competências técnicas relativas à aquisição de conhecimentos de matérias estruturais na formação do engenheiro civil, de acordo com os pontos 1.1, 1.2 e 1.3 dos descritores CDIO, e aptidões pessoais e profissionais que permitam, em acordo com os pontos 2.1 e 2.2 dos mesmos descritores, a compreensão, a estruturação do pensamento e a aplicação dos conhecimentos em novos problemas e na exploração de novos conceitos.
Gerais: Conhecer os métodos de resolução numérica mais aplicáveis e mais eficientes, para cada problema base de Análise Numérica, bem como as condições de aplicabilidade e teoremas de convergência destes métodos. Espera-se que executem testes de aplicação prática em computador, discutindo os resultados obtidos, e que através da programação de alguns desses métodos em Matlab, adquiram prática de programação numérica. Específicos: Para cada capítulo do programa os alunos devem ser capazes de listar as condições de aplicabilidade dos métodos e enunciar os respetivos teoremas de convergência; devem ser capazes de aplicar os métodos, fórmulas e algoritmos dados, a problemas concretos simples; devem ser capazes de descrever o funcionamento dos métodos dados, traduzi-los em algoritmos e subprogramas (Functions) em Matlab e testá-los sobre exemplos, comparando e analisando os resultados; devem ser capazes de explicar as demonstrações dos teoremas dados, e aplicar as técnicas ai descritas a outras situações relacionadas. Devem ser capazes de resolver problemas novos com as ferramentas numéricas dadas e comparar o desempenho de vários métodos numéricos quando á velocidade e fiabilidade.
Os objetivos principais da Unidade Curricular incluem:
I) Transmitir aos estudantes a capacidade de manusear informação geométrica e não geométrica, na área da produção.
II) Desenvolver conceitos relativos à normalização em desenho de construção mecânica. Abordar o desenho de conceção. Introduzir a análise funcional de mecanismos, a partir da leitura de desenhos de conjunto em representação ortográfica, com a execução de desenhos de definição de produto acabado de alguns dos seus elementos componentes.
III) Identificar e utilizar as diversas características inerentes aos programas computacionais de desenho (CAD), de simulação e de máquinas de controlo numérico (CNC).
IV) Implementar programas computacionais que permitam o processamento de informação de sistemas CAD/CAM.
O objectivo das unidades curriculares Estatística I e II é o de permitir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos básicos e de técnicas estatísticas de aplicação frequente. No final das unidades curriculares, os alunos deverão ser capazes de utilizarem os métodos de análise estatística de forma crítica e com autonomia na preparação de decisões. A unidade curricular Estatística II incide no percurso indutivo “amostra-população”.
1. Conhecer os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações. 2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D. 3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia). 4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento. No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.
O objetivo específico desta UC é o de proporcionar uma compreensão global das potencialidades dos sistemas lógicos de controlo e das tecnologias que lhes estão associadas no contexto da automação industrial, dando-se um particular destaque às questões de segurança. Trata-se assim de uma disciplina orientada ao projeto de controladores lógicos, especialmente adaptada aos alunos de um mestrado integrado em engenharia industrial e gestão. Depois de compreender a matéria versada nesta disciplina o aluno estará na posse dos conceitos científicos e técnicos necessários à prossecução de estudos avançados de projeto e utilização de sistemas lógicos de controlo na automação industrial – tanto programados como cablados - mostrando-se simultaneamente consciente das necessidades de segurança exigidas em máquinas automáticas.
O objetivo principal desta unidade curricular é transmitir aos estudantes uma visão global dos princípios e das técnicas de Investigação Operacional, destacando em particular o papel dos métodos quantitativos nos processos de decisão. Também se pretende que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para identificar as situações em que as técnicas de apoio à decisão podem ser aplicadas. No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de aplicar as técnicas estudadas em contextos reais.
- Adquirir capacidade de Identificar, definir e manipular as grandezas fundamentais para efeitos de quantificação do Processo de Deformação dos Sólidos. Proceder ao cálculo de Tensões, Deformações e Deslocamentos em Peças Lineares com vista à determinação da sua capacidade resistente em serviço. Dimensionar Peças Lineares.
Pretende-se com esta disciplina dotar os alunos com as ferramentas económicas necessárias para um correcto entendimento do funcionamento dos mercados e da forma de interaccção dos agentes económicos.
Preparar os estudantes para projetarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objetivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo. Assim devem ficar a saber utilizar modelação conceptual de informação, em particular de classes de objetos e modelo relacional, modelação da interação com os utilizadores, metodologia de projeto de engenharia informática e sistemas de gestão de bases de dados relacionais.
Num mundo onde a energia é um bem cada vez mais escasso e caro, é fundamental para um engenheiro industrial possuir um sólido conhecimento da termodinâmica para que possa tomar decisões informadas nesta área. Os alunos devem, portanto, conhecer o funcionamento dos ciclos termodinâmicos de vários motores térmicos e máquinas de refrigeração, bem como serem capazes de realizar cálculos básicos de transferência de calor. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um conhecimento sólido na área de termodinâmica e de transferência de calor, bem como algum treino em trabalho em equipa, através da realização de projetos térmicos de equipamentos diversos, utilizando os conhecimentos da termodinâmica e transferência de calor adquiridos neste curso.
No âmbito desta disciplina procura-se dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhes permita elaborar e interpretar os vários mapas que a informação contabilística proporciona, que estão na base de toda a análise económica e financeira, e que fazem parte dos processos de decisão. Procura-se também dar a conhecer aos alunos as problemáticas de contabilidade de gestão com as quais as empresas se deparam, com especial relevo aos métodos de valorização da produção, stocks e vendas.
No âmbito desta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram competências sobre diversas técnicas de Investigaçao Operacional (IO), tendo em vista a resolução de problemas reais nas organizaçoes. Nesta Unidade Curricular prossegue-se o estudo de técnicas da IO iniciado na disciplina de Investigação Operacional I.
Analisar, compreender e caraterizar, com base nas leis fundamentais da mecânica e metodologias específicas, o comportamento dos fluidos, em repouso e em movimento, com vista à resolução de problemas de mecânica dos fluidos em engenharia.
A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos ao projecto de máquinas, através da análise de problemas de dimensionamento e de alguns tipos de órgãos de máquinas de uso frequente. Pretende-se que os alunos façam aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos noutras disciplinas como mecânica dos sólidos, materiais, e processos de fabrico, e os complementem com a aplicação a orgãos mecânicos.
Nesta unidade curricular pretende-se atingir os seguinte objetivos: compreender o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e saber tomar decisões ao nível da planeamento e gestão dos SI; saber criar aplicações utilizando HTML, CSS, programação orientada a objectos em PHP e base de dados MySql;
O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Gestão da Produção. Espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo "trade-offs" entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos.
O objetivo deste curso é familiarizar os alunos com as principais questões que se colocam na área da gestão financeira das empresas, dotando-os dos conhecimentos e das ferramentas básicas para:
1- elaborarem um diagnóstico económico e financeiro de uma empresa com base nos Relatórios de Contas e da informação conhecida sobre a empresa;
2- saberem fundamentar as principais tomadas de decisão financeira das empresas - quer de âmbito operacional quer de âmbito estratégico.
O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.
O objetivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projetos de investimento.
1. Ajudar a compreender os contextos humanos e organizacionais em que os alunos trabalharão e as capacidades de que precisam para serem produtivos e bem sucedidos quer no modo como entram no mundo do trabalho quer ao longo da sua carreira.
2. Explorar os modos de colocar o conhecimento científico, técnico e organizacional aprendido na FEUP a contribuir para enfrentar os grandes desafios de gestão e das organizações de hoje.
Dotar os estudantes de uma visão ampla das metodologias de desenvolvimento de produto aplicáveis à conceção de peças de complexidade moderada, seguindo uma abordagem abrangente desde o desenho de conceção até ao fabrico do produto.
Transmitir aos alunos os fundamentos e os principais conceitos inerentes à função organizativa e de gestão. Propcura-se proporcionar uma visão integrada dos principais modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para desenhar, desenvolver e implementar com sucesso uma dada estrutura organizacional adequada a um modelo de negócio específico.
É igualmente objectivo, desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interatuar com a sua envolvente externa (ambiente geral e específico) e, com base na posição atual, como planear (formular) estratégias adequadas ao seu desenvolvimento futuro. É dada ênfase ao desenho organizacional, aos principais mecanismos de controlo e às abordagens para melhoria organizacional.
Explora-se igualmente as questões inerentes ao diagnóstico organizativo ao apresentar e explorar metodologias de intervenção no contexto de trabalhos de consultoria organizacional.
Pretende-se refletir sobre a definição de instrumentos eficazes para gerir a performance das organizações, assegurando a prossecução dos objetivos estratégicos e operacionais, evitando atitudes e comportamentos disfuncionais.
Vários tópicos são abordados: a discussão sobre princípios que devem nortear a construção de um adequado sistema de gestão da rendibilidade; a exploração do orçamento como instrumento privilegiado de planeamento e controlo operacional; a realização de análises que suportem tomadas de decisão orientadas por critérios financeiros; e a construção de conjuntos integrados e equilibrados de indicadores - de cariz financeira ou outra - que permitam o controlo estratégico e operacional.
Criar nos estudantes a consciência e o conhecimento das questões jurídicas fundamentais que se colocam no domínio da constituição de empresas – sociedades comerciais ou negócios individuais – no domínio da contratação e celebração de negócios, no domínio dos meios e garantias de pagamento designadamente no âmbito do comércio internacional, no domínio das relações laborais e no contexto das normas e regimes instituidos com vista à protecção do consumidor – responsabilidade civil do produtor por danos causados por produtos defeituosos, cláusulas contratuais abusivas. Abertura à análise de regimes jurídicos em práticas internacionais submetidas a directivas ou regulamentos comunitários
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. O trabalho terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.
This course unit aims to endow students with the basic skills to think strategically, to develop a specific business and corporate strategy, to understand the issues and hurdles of implementation, in order to play a role in a given company's competitiveness.
Preparar os estudantes para implementarem metodologias de gestão de projetos no contexto das atividades de uma organização bem como para exercerem a função de gestor de projetos. Assim, devem ficar aptos a reconhecer a pertinência da aplicação da metodologia de gestão de projetos, a estruturar e implementar a metodologia de gestão de projetos para o desenvolvimento de atividades críticas no contexto de uma determinada organização e a exercer a atividade de gestor de projetos.
Os gestores de qualquer empresa – sector privado ou público, industrial ou serviços – têm que tomar decisões sobre como afectar os recursos da organização. Sendo parte da informação necessária para tomar estas decisões quantitativa/numérica, os gestores de hoje devem ser capazes de a valorizar, analisar e utilizar. O objectivo da disciplina é o de, recorrendo à análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas, dotar os estudantes de competências de análise e tratamento de dados para a preparação de decisões.
Trabalho individual de projeto visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do curso. O trabalho terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação, promovendo o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual e de grupo.