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Programação de Computadores I

Código: EIG0007     Sigla: PC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 101 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 5 56 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Ernesto da Silva Carvalho Brito Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
António Ernesto da Silva Carvalho Brito 2,00
Teórico-Práticas Totais 5 10,00
António Ernesto da Silva Carvalho Brito 4,00
Carlos Alberto Bragança de Oliveira 6,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2015-09-25.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática, em particular na programação de computadores, que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras cadeiras de informática lecionadas ao longo do curso.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de: - conhecer os diversos equipamentos informáticos e os termos técnicos usados nesta área; - trabalhar em diversos ambientes informáticos tais como os sistemas operativos MS-Windows e Unix e saber utilizar algumas funções das redes de computadores; - usar a rede Internet para a comunicação entre utilizadores, acesso a computadores remotos, transferência de documentos e para o acesso e disponibilização de informação (criação de páginas HTML e programação em linguagens 'script'); - utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como processadores de texto, aplicações gráficas e de apresentação, bem como terem a capacidade de desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA); - construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação; - implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic'. - desenvolver aplicações usando programação orientada a objetos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Introdução à Informática: Arquitetura de computadores. Sistemas operativos MS-Windows e UNIX. Utilização de ferramentas de produtividade pessoal: processamento de texto, aplicações gráficas e de apresentação. Redes de computadores: Tipos de redes. Protocolos de rede. Estrutura dos sistemas operativos de rede. Principais sistemas operativos de rede. Internet: Evolução da Internet. Correio eletrónico (e-mail). Grupos de discussão (news). Transferência de ficheiros (ftp). Utilização remota de computadores (telnet). Pesquisa e acesso à informação. Protocolos www (world wide web). Aplicações de navegação na Internet (browsers). Criação de páginas HTML: Origens e evolução da linguagem HTML. Estrutura das páginas. Elementos HTML. Regras sintáticas. Utilização de conceitos avançados e editores de HTML. Programação: Introdução à programação. Algoritmos. Etapas na resolução de um problema em computador. Construção de algoritmos. Conceitos elementares. Constantes, variáveis, operadores e expressões aritméticas. Conceitos de programação estruturada. Estruturas de repetição e de decisão. Variáveis indexadas. Subprogramas: funções e procedimentos. Duração e domínio de utilização de variáveis. Programação em VB (Visual Basic) e VBA (Visual Basic for Applications). Programação orientada a objetos em VB.Net.

Bibliografia Obrigatória

Meyer, M. & Baber, R; Computers Today and Tomorrow, Que, 1998
Halvorson, Michael; Microsoft Visual Basic .NET. ISBN: 0-7356-1905-0

Bibliografia Complementar

J.P. Hamilton; Object-Oriented Programming with Visual Basic .NET, O'Reilly & Associates, 2003. ISBN: 0-596-00146-0
Wirth, Niklaus; Algorithms and data structures, N. ISBN: 0-13-021999-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação desta unidade curricular baseia-se nos seguintes tipos de atividades: (i) Aulas teóricas para apresentação pelo docente dos assuntos e discussão teórica de exercícios, bem como indicação das referências bibliográficas e casos a trabalhar pelos estudantes; (ii) Atividades da iniciativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, de preparação de soluções dos exercícios e casos apresentados nas aulas teóricas, bem como consulta das referências bibliográficas; (iii) Aulas teórico-práticas para resolução dos exercícios em computador, bem como discussão de referências bibliográficas;

Software

Visual Basic .NET

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho laboratorial 23,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas efetivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,4x(Nota 1º Miniteste) + 0,4x(Nota 2º Miniteste) + 0,1x(Nota do trabalho prático)+0,1x(Nota de avaliação atribuída pelos docentes) A aprovação é obtida com a classificação final maior ou igual a 9,5 valores e a classificação no 2º Miniteste maior ou igual a 7,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Dois Minitestes e Trabalho prático que consiste no Desenvolvimento de um site web;

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de todas as componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Realização de todas as componentes de avaliação.

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