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Matrículas - Concurso Nacional de Acesso 2015/2016 - 3.ª Fase

De 09 a 13 de outubro

LICENCIATURA - MESTRADOS INTEGRADOS

Prazos /Calendário

As matrículas decorrerão nos dias 9, 12 e 13 de outubro de 2015.

Local e Horário

Serviços Académicos da FEUP - Balcão 4 - dia 9 das 14h00 às 16h00 e dias 12 e 13 das 10h00 às 12h00. A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Documentos necessários para o processo de matrícula

- Documento de Identificação (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) - original e cópia. - Boletim individual de saúde (boletim de vacinas com vacina do tétano em dia). Os candidatos estrangeiros devem comprovar, no momento da matrícula, que não são considerados estudantes internacionais e estão abrangidos por uma das exceções previstas no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, devendo apresentar a documentação de acordo com informação abaixo: * Seja nacional de um Estado membro da União Europeia, deve comprovar a nacionalidade através de documento de identificação emitido por esse Estado; * Não seja nacional de um Estado membro da União Europeia e resida legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto de 2015, deve comprovar o tempo de residência legal em Portugal através de certidão ou documento de identificação emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; * Não seja nacional de um Estado membro da União Europeia e resida legalmente com o pai ou mãe, que reside em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto de 2015, deve comprovar: - o tempo de residência legal em Portugal do pai/mãe através de certidão ou documento de identificação emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e - a residência legal do candidato com o pai/mãe, nomeadamente através de atestado de residência.

Informações Gerais

1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto. 2. Os estudantes a tempo integral, aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez, podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 60 ECTS num ano letivo, com um máximo de 30 ECTS num semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos"). Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a estes limites de ECTS. Durante o período de matrículas (até 13 de outubro) os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante abaixo*. Os trabalhadores-estudantes poderão requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial (ver informação sobre estatuto de Trabalhador Estudante). * Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições. Nota: Caso efetue a alteração do regime após ter realizado a escolha do plano de pagamento de propinas, terá de enviar um e-mail para ( acesso.ingresso@fe.up.pt ), a solicitar o ajuste do plano de pagamento. 3. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar pedido durante o período de matrículas (até 13 de outubro), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Excecionalmente poderá efetuar o pedido de creditação até 31 de outubro, também na sua página pessoal de estudante, estando este sujeito à aplicação do emolumento de prática de atos fora de prazo. Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante. 4. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro do seguinte prazo: - Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 2 de fevereiro a 1 de março de 2016 5. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação. 6. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante. Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação. 7. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

Pagamento de Propinas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto. Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante. A primeira prestação de propinas e o seguro escolar têm de ser liquidadas até 13 de outubro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente**, ou na Tesouraria da FEUP. No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo), para tal deverá aceder ao seu percurso académico e nas opções do lado direito selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado. Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura). Os estudantes abrangidos por Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos no ato de matrícula. terão de entregar os documentos previstos no ato de matrícula. (**) Procedimento de geração de Referência Multibanco 1. Clicar na imagem Logo MB associada à prestação que pretende efetuar o pagamento. 2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada. 4. Deverá repetir aos passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina, seguro escolar e outros emolumentos). 5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.

Permutas

Após realização da matrícula/inscrição, os estudantes interessados e que cumpram os requisitos estipulados na Portaria n.º 197-B/2015 de 3 de julho podem solicitar a permuta. Para tal, devem apresentar requerimento em duplicado, nos termos e prazos estabelecidos no art. 54.º da Portaria n.º 197-B/2015 de 3 de julho. O pedido de permuta está sujeito ao pagamento de emolumentos, de acordo com o previsto na Tabela de Emolumentos da UP. cartão da UPorto O pedido de cartão da U.Porto (sem vertente bancária) deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais) e envolve os três passos seguintes: 1. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão; 2. Após este passo, o utilizador deverá enviar uma mensagem para cartao@up.pt informando o n.º do pedido de Cartão U.PORTO realizado (ex. 00024EXXXXX), mencionando que solicita cartão U. Porto sem vertente bancária associada. 3 - Posteriormente quando o cartão tiver sido expedido para a FEUP ser-lhe à enviado um e-mail dinâmico da FEUP para proceder ao levantamento no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:00-13:00 e 14:00-18:00].

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