Código Oficial: | 9147 |
Sigla: | LGES |
- Familiarizar os estudantes com o cálculo financeiro, sendo capazes de o usar na resolução de problemas financeiros práticos.
- Permitir aos estudantes conhecer alguns instrumentos financeiros e aplicar o cálculo financeiro na sua avaliação.
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilizar as funções do Excel na resolução de problemas de cálculo financeiro.
A unidade curricular de Matemática I tem como objetivo o estudo de funções reais de várias variáveis reais. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes relacionados com o estudo destas funções e que fiquem aptos a aplicá-los em situações da vida real, em particular, na área da Gestão. Atendendo a que, uma das metas da gestão, como ciência de apoio à decisão, é a procura de ações (i) que maximizam os resultados em função das restrições sobre os fatores utilizados ou (ii) que minimizam os fatores utilizados para atingir um dado objetivo, de entre as matérias abordadas, destaca-se, em particular, a resolução de problemas de otimização, com e sem restrições. A unidade curricular tem ainda como objetivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstrato e lógico e de se exprimirem com rigor de linguagem.
O objetivo desta unidade curricular é ensinar (de uma forma articulada com Microeconomia II) de que forma a Economia pode ser útil para a tomada de decisão empresarial. Em Microeconomia I apresentar-se-ão os conceitos básicos procurando aplicá-los à análise de questões da vida real dos agentes económicos (consumidores e empresas) e, desta forma, sensibilizar os estudantes de um 1º ciclo em Gestão para a importância da análise económica para as decisões empresariais. Pretende-se que no final do curso os estudantes tenham conhecimentos rigorosos dos conceitos básicos microeconómicos que posteriormente irão utilizar em Microeconomia II e nas subsequentes unidades curriculares da área científica de Economia.
- Compreender as características das organizações e empresas
- Analisar as abordagens teóricas sobre as organizações
- Explicar os pressupostos das diversas estruturas e dinâmicas organizacionais
- Avaliar a problemática da gestão enquanto profissão
- Perceber o comportamento organizacional como um domínio heterogéneo, com grande diversidade de temas e abordagens, e em que confluem diferentes áreas do conhecimento;
- Pensar criticamente os modos de pensar e de organizar, e como eles se traduzem em formas diferentes de abordar e praticar a gestão;
- Pensar criticamente como a gestão tem procurado regular o comportamento de indivíduos e grupos no quotidiano das organizações;
- Analisar como a ênfase actual na criatividade e inovação, e as respectivas dinâmicas comportamentais, têm vindo a desafiar os entendimentos e práticas dominantes na gestão;
- Analisar a natureza paradoxal de organizar e gerir;
- Confrontar as abordagens mainstream e as abordagens críticas sobre as temáticas comportamentais.
Proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos na área de Informática incluindo:
- as formas básicas de representação de dados,
- cálculo de valores a partir de outros, elaboração de gráficos,
- métodos de selecionar um subconjunto de dados e/ou agrupar esses de itens e calcular, por exemplo, as médias, totais etc.
- métodos que permite comparar os subgrupos de dados,
- representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.
Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos o domínio de algumas ferramentas informáticas (Ex. folhas de cálculo Excel, base de dados Access) e linguagem R, adequadas aos objetivos gerais mencionados acima.
O programa que se apresenta a seguir reflecte, em termos de estrutura, os principais objectivos da disciplina propostos: i) apresentar a Empresa e a Contabilidade, ii) descrever a modelização contabilística e as principais demonstrações financeiras, iii) apresentar o sistema de informação contabilística, seus principais elementos, montagem e operação, iv) introduzir o Balanço e a Demonstração dos Resultados.
O objetivo central deste programa é o de fornecer uma formação base de microeconomia a alunos de gestão de modo a que possam progredir para estudos de economia mais avançados propostos no plano de curso e para que possam compreender os fundamentos económicos da decisão empresarial.
A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais I visa sensibilizar os estudantes para a importância das competências pessoais e sociais em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.), apoiando e incentivando a sua autoconsciência e autoavaliação nesta área e o desenvolvimento de competências nestes domínios.
O objetivo fundamental da disciplina é o de proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários à construção, avaliação e utilização de sistemas de informação de contabilidade de gestão. Serão expostos e discutidos os princípios que devem orientar a conceção e operacionalização destes sistemas.
O objetivo geral desta disciplina é o de fornecer ao estudante técnicas de análise exploratória de dados e de conceitos básicos de probabilidades. Pretende-se também que o estudante adquira conhecimentos indispensáveis para o estudo da Inferência Estatística.
O objectivo geral da disciplina é familiarizar os estudantes com os principais agregados macroeconómicos e financeiros e as formas com se inter-relacionam. Depois de ser feita a distinção entre tendência e conjuntura, é dada particular atenção às determinantes das flutuações económicas de curto e médio prazo, bem assim como às respectivas políticas de estabilização.
A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais II visa sensibilizar os estudantes para a importância do treino das competências de empregabilidade, trabalho de equipa e liderança positiva, que potenciam os níveis de bem-estar e que estão relacionadas com melhor desempenho em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.).
Proporcionar os conhecimentos necessários à construção, utilização e avaliação de sistemas de controlo de gestão, com particular reflexão sobre os aspetos de natureza metodológica.
1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Capacitar os estudantes para aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade.
3. Desenvolver capacidades para a utilização crítica das principais técnicas da Inferência Estatística. Em particular, criar competências para a interpretação dos outputs do software R.
4. Fornecer conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
Objetivos:
Introduzir a Investigação Operacional e a sua utilidade.
Apresentar as principais caraterísticas dos modelos de Programação Linear.
Apresentar os conceitos fundamentais dos métodos de resolução de modelos de Programação Linear.
Apresentar os conceitos fundamentais da dualidade.
Apresentar os conceitos fundamentais da análise de sensibilidade e pós-otimização em Programação Linear.
Ilustrar a interpretação económica de alguns dos modelos de Programação Linear.
Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo discreto, sem e com estados absorventes.
Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo contínuo.
O objetivo global da disciplina de Macroeconomia II da Licenciatura em Gestão é o de que o estudante desenvolva a capacidade de entender e analisar fenómenos económicos numa perspetiva macroeconómica, designadamente as questões relativas às decisões de consumo e investimento, ao funcionamento dos mercados de trabalho e financeiros, à sustentabilidade das contas pública e à situação das contas externas, aos instrumentos e mecanismos de transmissão das políticas económicas, com destaque para a política monetária no quadro da área do Euro.
A disciplina tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes analisar, tomar decisões e implementar ações no domínio do marketing no contexto do processo global da gestão das organizações.
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve:
Conhecer:
e ser capaz de:
a)aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados;
Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
g) apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.
Os objetivos da unidade curricular são:
a) Familiarizar os estudantes com o corpo principal de conceitos, teorias e problemáticas no domínio da Ciência Política.
b) Desenvolver a capacidade de compreensão e análise do fenómeno político.
A presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer o modus operandi próprio do ordenamento jus-laboral, de forma a dotar os alunos de mais uma ferramenta para o desempenho das respectivas actividades profissionais. Tendo presente esse propósito serão abordados os conceitos fundamentais do Direito do Trabalho, fundamentalmente centrados na Relação Individual de Trabalho e procurando-se, sempre que possível, ilustrá-los com decisões jurisprudenciais reveladoras da aplicação prática que desses conceitos é efectuada.
Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e políticas sociais compatíveis, assim como conhecer o funcionamento das organizações da economia social. Os estudantes deverão ser capazes de identificar temáticas e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.
1. Proporcionar uma introdução à gestão das operações.
2. Analisar a função operacional das empresas do ponto de vista da gestão.
3. Estudar os princípios básicos e as principais técnicas utilizadas para resolver os problemas da gestão das operações.
“Pointing out that the management of human beings is a complex and multifaceted task, with no simplistic answers that will apply in all circumstances, may be accurate but leaves the consultants without a product to sell and the practitioners without a solution they can offer their business partners.”
(Beer et al., 2015, p. 432)
"When leaders do decide to move to a multistakeholder perspective, are we able to help them with ideas about how to do that?
(Beer et al., 2015, p. 433)
Esta disciplina aborda os principais temas da gestão de recursos humanos. Trata-se de uma disciplina introdutória, desenvolvida numa ótica da gestão, e que se destina a "fazer pensar". Está concebido com o duplo objectivo de permitir aos participantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.
A unidade curricular Mercados Financeiros tem como objectivo proporcionar aos estudantes o acessi a conhecimentos sólidos na área dos mercados e instrumentos financeiros. Em termos específicos, os seus objectivos são os seguintes:
i) Apresentar as principais áreas de análise económico-financeira da empresa;
ii) Proporcionar conhecimentos acerca dos mercados e dos instrumentos financeiros em termos das suas funções e características principais;
iii) Apresentar os princípios de decisão e avaliação financeira e as suas formas de aplicação;
iv) Expor as teorias que fundamentam as escolhas óptimas em termos do binómio risco/rentabilidade, e proceder à sua aplicação em estratégias de decisão;
v) Conhecer os principais instrumentos derivados e os seus métodos de avaliação.
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução à economia da cultura, à gestão cultural e à sociologia da cultura, e à interdisciplinaridade entre elas na abordagem do setor cultural.
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de econometria que lhes permitam desenvolver trabalho empírico de forma autónoma, com particular atenção dada às aplicações mais comuns em finanças, marketing e gestão.
Esta UC visa apresentar aos estudantes um instrumental analítico necessário à compreensão dos fenómenos de globalização e seu impacto no funcionamento dos mercados nacional e mundial, assim como na produção e especialização dos países. Estes são fatores relevantes na tomada de decisões estratégicas das empresas, nomeadamente na sua internacionalização..
O programa da disciplina tem por objetivo que os alunos apreendam o contexto global no qual é pertinente o desenvolvimento da atividade financeira do Estado e os principais problemas que se colocam às Finanças Públicas nas economias de mercado. Para além de uma análise das funções do Estado e dos instrumentos financeiros utilizáveis para a concretização destas funções, os alunos ficarão sensibilizados para as condicionantes da escolha coletiva , para a relevância da ideologia e das restrições legais e éticas no delineamento da atividade governamental.
A última parte do programa focará principalmente a gestão orçamental em Portugal e o futuro das finanças públicas no contexto da aplicação da nova gestão pública.
Fornecer aos alunos uma perspetiva consistente dos principais conceitos de estratégia. Fornecer-lhes instrumentos para: 1) análise dos contextos externo e interno da empresa or ourganzação focal; 2) caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas; 3) identificação dos mecanismos de formação das estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais. Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efectivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão que lhes serão úteis para participarem activamente nos processos de elaboracão e implementação de estratégias empresariaos. A presente disciplina de Estratégia Empresarial parte da perspetiva clássica, por ser mais familiar aos alunos, mas apresenta-lhes correntes alternativas de pensamento sobre a fundamentação das estratégias e sobre os processos de formação de estratégias.
Os alunos deverão desenvolver as competências que lhes permitam compreender e avaliar o principal objectivo da empresa - a criação de valor - e, em particular, como as decisões sobre as fontes e instrumentos de financiamento, e estrutura de capitais, assim como as opções de distribuição dos seus resultados podem contribuir para esse objectivo.
Pretende-se que os alunos adquiram e desenvolvam competências técnicas fundamentais à avaliação de projetos, bem como à tomada de decisão de investimento. Serão apresentados os principais critérios (tradicionais) de avaliação, bem como os novos métodos de avaliação de projetos (teoria das opções reais).