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Matemática II

Código: 1GE109     Sigla: MAT II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 323 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 63 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Margarida Figueiredo de Sousa Borges Furtado Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 22,50
Susana Margarida Figueiredo de Sousa Borges Furtado 18,00
José Abilio de Oliveira Matos 4,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Matemática II tem como principal objetivo fornecer aos alunos conhecimentos básicos de Cálculo Integral e Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos percebam os conceitos e resultados fundamentais estudados na disciplina, sejam capazes de relacioná-los e aplicá-los a problemas de índole teórica e prática, nomeadamente no âmbito da Economia. Pretende-se ainda desenvolver no aluno capacidades associadas ao raciocínio lógico e abstrato.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o aluno adquira competências básicas de Cálculo Integral e Álgebra Linear e seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos noutras situações da sua vida académica e profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Matemática do ensino secundário e da disciplina de Matemática I da licenciatura.

Programa

Parte I -Integração 


  1. Integrais indefinidos

  2. Integrais definidos

  3. Integrais impróprios de 1ª e 2ª espécies

  4. Integrais duplos


Parte II- Álgebra Linear


  1. Matrizes: introdução

  2. Determinantes e característica de uma matriz. 

  3. Sistemas de equações lineares

  4. O Espaço vectorial Rn 

  5. Vectores e valores próprios de uma matriz quadrada

Bibliografia Obrigatória

Aguiar M., Furtado S., Oliveira J. and Reis H.; Apontamentos de Cálculo Integral e Álgebra Linear, 2015

Bibliografia Complementar

Agudo, F. R. Dias; Introdução à Álgebra linear e Geometria Analítica, Escolar Editora, 1992
Ferreira, M. e Amaral, I.; Matemática. Primitivas e Integrais, edições Sílabo, 2006
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith, M. P. M.; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, S. Paulo: Pioneira, 2001
Cabral, I, Perdigão, C., Saiago, C.; Álgebra Linear, Escolar Editora, 2010. ISBN: 978-972-592-309-2
Pires, C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011. ISBN: 978-972-592-298-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 99,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Fica aprovado à disciplina o aluno com nota final, arredondada às unidades, não inferior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

No regime de avaliação distribuída, a nota final é obtida arredondando às unidades o seguinte número:
0.5*n1+0.5*n2
onde n1 e n2 são as notas do primeiro e do segundo testes, respectivamente, arredondadas às décimas. No entanto, caso uma das notas dos testes (t1 ou t2) seja inferior a 6 valores, o aluno não é aprovado por avaliação distribuída.
No regime de exame final, a classificação final é a obtida no exame (arredondado às unidades).

Melhoria de classificação

O aluno não pode melhorar a classificação por avaliação distribuída.

Observações

1) A avaliação distribuída consiste em 2 testes, o primeiro dos quais a ser realizado durante o período lectivo.
2) Os alunos avaliados no primeiro teste do regime de avaliação distribuída e com nota não inferior a 6 valores podem sempre optar entre realizar o segundo teste ou realizar o exame final da época normal.
3) Os alunos avaliados nos dois testes não podem ser avaliados por exame na época normal do ano corrente.
4) Todos os alunos podem ser avaliados por exame na época de recurso.
5) Os  exames da época normal e da época de recurso são estruturados em duas partes distintas: integração e álgebra linear. Para o aluno ser aprovado,  é necessário que em cada uma das partes obtenha uma nota não inferior a 20% da cotação total atribuída a essa parte.
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