Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Ensino > Relatório do Processo de Bolonha 2007/2008 na U.Porto

Ensino

Relatórios de Concretização dos Objetivos do Processo de Bolonha na U.Porto

Ano Letivo 2007/2008

A adequação ao processo de Bolonha na Universidade do Porto começou a ser preparada há já vários anos e de modo particularmente cuidado em algumas faculdades, pelo que alguns cursos puderam ser adequados ou mesmo criados de acordo com o novo regime de graus e diplomas no mesmo ano da sua publicação, ou seja, em 2006, iniciando a transição de alguns planos de estudos no ano letivo de 2006-2007. Assim sucedeu com os cursos de mestrado integrado da Faculdade de Engenharia, com os cursos de 1º ciclo e alguns mestrados na Faculdade de Belas Artes, com segundos ciclos da Faculdade de Economia e da Faculdade de Letras, e ainda com um terceiro ciclo desta última faculdade.
No entanto, a adequação da grande maioria dos cursos da Universidade do Porto foi efetivada ou criada no final desse ano, pelo que só entrou em funcionamento durante o ano letivo de 2007-2008 e, em especial no que diz respeito aos programas doutorais, ao longo do corrente ano de 2008.
Os diferentes ritmos da adequação ao processo de Bolonha, a diversidade das formações enquadradas num vasto leque de áreas científicas da U.Porto, a crescente valorização, investimento e procura das formações pós-graduadas, o assumido reforço da ligação da formação à investigação, a consciência da necessidade de uma maior clarificação das qualificações dos ciclos de estudos tendo em vista a sua comparabilidade internacional, as inevitavelmente distintas medidas de formação e sensibilização de docentes e estudantes para o novo paradigma de ensino e aprendizagem manifestaram-se necessariamente de modos diversos nos vários cursos e mesmo nas diferentes unidades orgânicas da Universidade. Por isso se optou conscientemente pela elaboração de relatórios específicos em cada faculdade, embora obedecendo aos mesmos princípios orientadores. Só o conjunto desses relatórios permitirá apreender e traduzir de modo mais transparente a riqueza e a multiplicidade da oferta formativa, os ritmos e as orientações das mudanças operadas (algumas ainda em curso) ao longo deste processo.

Os relatórios agregados neste documento de modo dinâmico reportam-se apenas aos cursos que em 2006-2007 e/ou em 2007-2008 estavam em pleno funcionamento de acordo com o novo regime de graus e diplomas. Excluem-se, por isso, todos os cursos cuja adequação ao processo de Bolonha só entrou em funcionamento no corrente ano de 2008-2009.

Complementarmente a estes relatórios, poderão ser consultados os estudos sobre Fatores, representações e práticas institucionais de promoção do sucesso escolar no Ensino Superior (estudo de caso) extraído do projeto Os estudantes e os seus trajetos no Ensino Superior. Sucesso e Insucesso, Factores e processos, Promoção de boas práticas elaborado pelos Instituto de Sociologia da FLUP (ISFLUP) e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE, bem como o Guia e Manual do inquérito pedagógico da Universidade do Porto, os resultados do inquérito aos diplomados da U.Porto em 2005-2006 realizado no âmbito do Observatório do Emprego da U.Porto, as Bolsas de emprego existentes em várias faculdades e ainda a Universidade do Porto em Números, a Avaliação Institucional da U.Porto e os dados de Acesso ao Ensino Superior trabalhados pelo serviço de Melhoria Contínua.

(Universidade do Porto, 30 de Dezembro de 2008).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2014-03-04 Página gerada em: 2019-03-21 às 00:20:21