Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto


Imagem com diversas fotografias de Doutores Honoris Causa pela U.Porto

A atribuição do primeiro título de doutor honoris causa pela U.Porto ficou decidida durante a sessão do Senado de 6 de abril de 1921. Assunto número um da "ordem do dia" e assunto único da reunião, a proposta da homenagem a prestar ao Marechal Joffre veio da Faculdade de Ciências pela mão de Augusto Pereira Nobre, Reitor da Universidade do Porto. Os pormenores da cerimónia ficaram exarados em ata: Leonardo Coimbra faria o elogio do Marechal, Francisco Gomes Teixeira, reitor honorário, entregar-lhe-ia a carta de doutoramento, o Reitor ficava incumbido da saudação.

Dias depois, na sessão seguinte do Senado Universitário, os generais Armando Diaz, italiano, e Smith-Dorrien, inglês, surgem como novos candidatos ao mesmo título, de igual modo por proposta da Faculdade de Ciências.

Quase cem anos passados sobre estes acontecimentos, a U.Porto conta várias dezenas de personalidades, portuguesas e estrangeiras, que foi agraciando ao longo dos anos com o título de doutor honoris causa. Cientistas e académicos, desportistas, figuras da cultura e da política, prémios nobel, todos contribuíram para o prestígio do País e da Universidade que os distingue.

As páginas seguintes disponibilizam os elementos de cariz biográfico que integram os processos de doutoramento honoris causa arquivados pela Universidade do Porto. Os dados pessoais e profissionais encontram-se atualizados até à data em que tiveram lugar as respetivas homenagens.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2014-02-20 Página gerada em: 2018-01-22 às 20:27:43