Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Docentes e Estudantes da Primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Memória U.Porto

Docentes e Estudantes da Primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 
Imagem com diversas fotografias de Docentes e Estudantes da 1ª FLUP

O diploma que, ao desanexar da Universidade de Coimbra a sua Faculdade de Letras, deixou antever para muito breve a institucionalização destes estudos na cidade do Porto "considerando (...) as condições sociais (...) de mais larga actividade que as de Coimbra." Com efeito, o Diário do Governo de 27 de Agosto de 1919 trouxe consigo a notícia da criação, na Universidade do Porto, de uma Faculdade de Letras.

Perante a ausência de normas específicas, conferiu-se à Faculdade de Letras da Universidade do Porto o estatuto de herdeira da estrutura curricular da recém-extinta faculdade de Coimbra. De facto, as disciplinas distribuíram-se pelos mesmos grupos e constituíram as mesmas secções para fins de licenciatura e doutoramento. A cadeira anexa de Estética e História da Arte aparenta ter sido a única especificidade do plano curricular da escola do Porto.

O Estatuto da Instrução Universitária publicado em 2 Outubro de 1926 pelo Decreto n.º 12426 determinou que, em matéria de corpo docente, os professores catedráticos substituiriam os professores ordinários e extraordinários, que se manteriam os primeiros e segundos assistentes, assim como os professores livres e que a estes se juntariam os assistentes livres.

Vicissitudes várias, entre as quais o incêndio que assolou o edifício sede da Universidade do Porto a 20 de Abril de 1974, ao destruírem parcelas consideráveis de documentos arquivados, levaram consigo memórias de uma instituição quase secular. Porém, e apesar da escassez de fontes para a história de algumas das faculdades da Universidade do Porto e, no caso em apreço, para a história da sua primeira Faculdade de Letras, a investigação realizada tem vindo a esclarecer aspectos até há pouco desconhecidos e lançado luz sobre algumas das suas vertentes.

É neste contexto que a Unidade de Gestão de Informação da Universidade Digital produziu biografias de professores e estudantes da 1.ª Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desta forma contribuindo para partilhar, divulgando, informação recolhida no âmbito de diversos estudos e projectos de investigação.

Enriqueça este projecto enviando os seus contributos e sugestões.
Contacte-nos!

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2010-04-16 Página gerada em: 2019-01-23 às 18:31:20