Com início em 2008, os encontros científicos IJUP são eventos de periodicidade anual, que ocorrem no início do segundo semestre letivo (segunda quinzena de Fevereiro).
Nestes encontros os estudantes da U.Porto têm a oportunidade para apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projetos de iniciação à investigação. Para além de estudantes da U.Porto, estes encontros estão abertos a outras entidades parceiras, nacionais e estrangeiras.
Aqui encontra uma área totalmente dedicada aos encontros científicos IJUP.
O YES Meeting é uma conferência internacional organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal. Com início em 2006, o seu principal objetivo é proporcionar uma plataforma global de intercâmbio científico e cultural a estudantes biomédicos de todo o mundo.
O público alvo consiste em estudantes biomédicos licenciados e estudantes recém-graduados que desejem apresentar o seu trabalho de investigação. Além disso, qualquer estudante interessado em aprender sobre inovações de ponta pode participar na conferência e desfrutar do Programa Científico e de Workshops e ainda do Concurso Clínico, bem como ter a oportunidade de visitar a bela cidade do Porto ou desfrutar do Jantar de Gala, um evento incluído no Programa Social.
Aqui encontra uma área totalmente dedicada ao YES Meeting.
O Projeto i2LATAM (Strengthening Research and Innovation In Young Universities for Regional Development in Latin America) envolve 13 parceiros internacionais e tem como missão desenvolver a investigação e inovação nas universidades jovens latino-americanas e, também, articular estas ações com as necessidades das regiões envolvidas. É financiado pelo Programa Erasmus+ e reúne 13 universidades e uma empresa.
Na Europa, estão envolvidas, para além da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e duas universidades da Irlanda e Espanha. A América latina está representada por três universidades da Colômbia, duas do Perú, duas do México e duas da Argentina. Está ainda envolvida a MOVERIM, uma empresa belga especializada em atividades de consultoria e formação.
A U.Porto é uma das coordenadoras do Projeto i2LATAM e a sua participação foca-se no estabelecimento de projetos interdisciplinares junto das universidades referenciadas, bem como na promoção e internacionalização das respetivas competências I&D.
O primeiro encontro dos parceiros do projeto i2LATAM decorreu de 17 a 19 de fevereiro de 2020, na Universidade de La Sabana (Colômbia), co-coordenadora do consórcio, em conjunto com a Universidade do Porto.
Aqui encontra o sítio web oficial do Projeto i2LATAM.
Criado em 2008 por oito estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Núcleo de Microeletrónica (NµEl) foi uma iniciativa que visou permitir que estudantes de diversos anos do Mestrado Integrado em EEC partilhassem o seu interesse pela eletrónica e que, como atividade extracurricular, desenvolvessem projetos.
Nesta iniciativa os estudantes tinham a oportunidade de trabalhar com tecnologias avançadas no desenvolvimento de circuitos integrados CMOS (ou "chips", como vulgarmente conhecidos), podendo explorar livremente qualquer tópico da microeletrónica. Contudo, eram geralmente estimulados a, em equipa, integrar o desenvolvimento de pequenos circuitos inseridos num projeto agregador, tendo assim a oportunidade de participar na elaboração de circuitos com funcionalidades mais complexas. Alguns dos trabalhos desenvolvidos neste grupo foram inovadores, chegando mesmo a permitir a sua publicação em conferências da área.
Venceram o "Cadence Design Contest", concurso internacional lançado pela Cadence Design Systems, líder mundial de CAD para projeto de circuitos integrados, tendo-lhes sido atribuído o título de "Fastest Full Custom Layout Designer of the Year", em Maio de 2009. Conquistaram ainda um prémio internacional, desta vez atribuído pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), uma empresa que lidera o mercado dos semicondutores a nível mundial, no projeto de desenvolvimento de uma arquitetura de um amplificador de potência de radiofrequência, utilizando tecnologia CMOS. O funcionamento da arquitetura revelou-se surpreendente o que levou este grupo de investigação a apostar na implementação deste circuito através da TSMC.
Para além da atividade de projeto, o grupo promoveu workshops sobre vários temas relacionados com a área científica dos semicondutores, bem como outras iniciativas com o objetivo incentivar o conhecimento em vários domínios da eletrónica.
O NµEl era uma atividade que teve lugar no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, na altura liderado pelo Eng. Cândido Duarte, estudante do Programa Doutoral do departamento, contando ainda com a supervisão dos Professores Vítor Grade Tavares e Pedro Guedes de Oliveira.