Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Semana Internacional do Acesso Livre na U.Porto

Recursos e Serviços

Semana Internacional do Acesso Livre na U.Porto


Banner associado à Semana Internacional do Acesso Livre

"O Acesso Livre promove a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica de cada investigador, de cada universidade ou organização de investigação, bem como de cada país, potenciando o seu uso e subsequente impacto na comunidade científica internacional" (Cf. [Regulamento da] Política de Acesso Livre (Open Access) da U.PORTO).

A promoção da visibilidade e do impacto da produção intelectual da sua comunidade académica e científica constitui um objetivo estratégico que a U.Porto reconhece e persegue há vários anos.

Por seu turno, as semanas internacionais de acesso livre têm contribuído para divulgar as políticas de acesso aberto ao conhecimento e para difundir os benefícios decorrentes da partilha de informação científica e técnica entre os investigadores, bem como entre as instituições em que se enquadram.

A Semana Internacional do Acesso Livre, promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition), decorre anualmente. Trata-se de um evento global que visa promover o acesso aberto ao conhecimento, demonstrar as vantagens da sua partilha e chamar a atenção para a necessidade de mudança ao nível das mentalidades e das políticas locais.

São em número crescente as universidades, centros e unidades de investigação, agências de financiamento, serviços de informação, comunidades de docentes, investigadores e estudantes que integram e promovem o chamado "movimento open access". Durante esta Semana multiplicam-se as iniciativas e os eventos que contribuem para facilitar o acesso livre ao conhecimento, quer se trate da revisão de políticas e práticas editoriais, quer da emissão de pareceres que enfatizem os benefícios sociais e económicos, entre outros, da partilha do conhecimento em acesso aberto.

Edições anteriores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2015 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2014-10-23 Página gerada em: 2015-05-29 às 07:08:05