Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Semana Internacional do Acesso Livre na U.Porto - Edição 2014

Recursos e Serviços

Semana Internacional do Acesso Livre 2014 na Universidade do Porto


Banner da Semana Internacional do Acesso Livre na U.Porto 2014

Acesso Aberto: Geração Aberta!

A Semana Internacional do Acesso Livre (Open Access Week) representa uma oportunidade para toda a Comunidade U.Porto – académica e de investigação – conhecer ou reforçar o seu conhecimento sobre os potenciais benefícios do Acesso Livre à informação.
O acesso online aos resultados da investigação académica, livre e imediato, bem como o direito de os utilizar, tem o poder de transformar a forma como a pesquisa e a investigação científica são conduzidas e reflete-se de forma direta e generalizada no ensino, na ciência, na indústria e em toda a sociedade.

Existe um comprometimento cada vez maior por parte das agências financiadoras da investigação, das instituições académicas e de investigação, dos professores, dos cientistas e investigadores, dos estudantes e até do público em geral, em apoiar o Acesso Livre internacionalmente.
Existindo na U.Porto uma "Geração Aberta" à partilha de informação e de conhecimento, pretende-se alcançar uma maior participação de todos para se conseguir fazer do Acesso Livre uma nova norma no ensino e na investigação.

A Semana Internacional do Acesso Livre é uma oportunidade única no ano para envolver toda a comunidade académica e científica na tomada de medidas que permitam o avanço do movimento do Acesso Livre.
O programa com as atividades que vão ter lugar a nível nacional no domínio do Open Access encontra-se disponível em http://www.acessolivre.pt/semana. Pode acompanhar as iniciativas que a nível internacional vão ter lugar no endereço http://www.openaccessweek.org/.
As iniciativas promovidas pela U.Porto durante esta semana são divulgadas nesta área do Sistema de Informação da Universidade do Porto.
A participação na Semana do Acesso Livre na U.Porto pode ter o nível de envolvimento que cada um quiser. Devemos dar asas à imaginação e tentar alcançar algo mais ambicioso.

Participa!

Sobre o Acesso Livre

Em todo o mundo há universidades, faculdades, institutos e centros de investigação, entidades financiadoras e bibliotecas que têm utilizado a Semana do Acesso Livre como uma plataforma para elevar o nível de adesão, por parte dos seus membros, às políticas do acesso aberto, para difundir informação sobre os benefícios económicos e sociais do acesso livre, paraa angariar novos financiamentos destinados ao suporte à publicação em acesso livre, etc.

As Publicações online em Acesso Livre constituem literatura publicada de forma gratuita e liberta das grandes restrições de licenciamentos, só possível graças à utilização da internet e ao consentimento obtido por parte dos autores ou dos titulares de direitos de autor.
A comunidade académica e científica da U.Porto, ao disponibilizar a sua produção intelectual em acesso aberto, não abdica dos seus direitos de autor. Estes mantêm-se inalienáveis ao abrigo da licença pública Creative Commons subscrita pela U.Porto.

Entidades Financiadoras

É cada vez maior o número de entidades - institucionais, departamentais, governamentais, privadas, etc. – que têm criado políticas que obrigam a que a investigação que financiam seja disponibilizada ao público em geral. Algumas utilizam um "mandato para o acesso aberto", que exige que as publicações científicas financiadas sejam disponibilizadas em acesso livre, outras permitem um embargo à publicação em acesso livre apenas durante um curto período.

Dirigentes

Aos Dirigentes de instituições académicas, científicas e de apoio à investigação compete a promoção e a regulamentação de políticas de acesso livre à informação e ao conhecimento. A adesão da U.Porto ao Movimento Open Access deu-se em 2007, com a aprovação do regulamento de acesso livre pelo Senado da Universidade. A adoção de medidas como esta tem contribuído para a disponibilização universal dos resultados da investigação e, por consequência, garantido um retorno do investimento financeiro efetuado.

Existem universidades internacionais que criaram um "fundo monetário" para o Acesso Aberto, verba que é reservada para apoiar modelos de publicação que permitem o acesso livre, imediato e online aos resultados do trabalho académico e de investigação científica.
A Semana Internacional do Acesso Livre pode constituir o momento ideal para iniciar ou prosseguir a adesão ao movimento internacional do Acesso Aberto.

Investigadores

A publicação em Acesso Livre maximiza o impacto da investigação.

Instituições universitárias de prestígio, em todo o mundo, têm criado políticas que incentivam ou vinculam os investigadores ao arquivo dos resultados da sua investigação em repositórios institucionais, preferencialmente em repositórios de acesso aberto.
A partilha de publicações e dos dados que lhes são subjacentes, ao possibilitar a sua reutilização, propicia o reforço do investimento na investigação, a visibilidade e o reconhecimento dos investigadores à escala mundial, refletindo-se num maior progresso dos trabalhos realizados e dos resultados alcançados.

Editoras

O elevado custo das publicações académicas restringe o acesso ao conhecimento.

O êxito alcançado atualmente pelo Acesso Livre é notável. Os números apontam para mais de 4.000 publicações disponíveis em acesso aberto, milhões de artigos são disponibilizados em repositórios de acesso aberto e dezenas de políticas emitidas por universidades e entidades financiadoras apoiam o Acesso Livre. Mas ainda é preciso fazer-se mais!
A Semana Internacional do Acesso Livre constitui uma oportunidade para se destacarem publicações em acesso aberto e para se sensibilizarem as Editoras para o facto de que o Acesso Aberto pode ajudar a aumentar o impacto do que publicam.

Estudantes

Os Estudantes são também investigadores e, por isso, devem ter consciência que adotar o Acesso Livre, como autor e como investigador, ajudará certamente a melhorar o seu trabalho.

Todos os Estudantes, órgãos estudantis ou quaisquer outras organizações de Estudantes estão convidados a subscrever a Declaração do Estudante sobre o Direito à Investigação, que apela aos governos, às entidades financiadoras da investigação, aos professores e investigadores, bem como a outros estudantes, que promovam e tomem medidas em defesa do Acesso Livre.

Vantagens do Acesso Livre

O Acesso Livre melhora a vida académica. Todos os estudantes devem ter acesso ao máximo de informação científica e académica de suporte à sua aprendizagem, independentemente da capacidade financeira da instituição que frequenta.

O Acesso Livre democratiza o acesso ao resultado da investigação permitindo, em todo o mundo, que estudantes possam ter pleno acesso a publicações académicas, que pacientes possam aceder a informação médica ou que qualquer cidadão possa encontrar informação específica de que necessite.

O Acesso Livre acelera a investigação, ao facilitar o acesso aos estudos mais recentes, o acesso aos resultados obtidos e permitindo a aplicação de novas técnicas de investigação assistida por computador. Abre-se assim o caminho para grandes avanços científicos.

O Acesso Livre aumenta a visibilidade e o impacto da investigação. Estudos recentes sugerem que os artigos em acesso livre são acedidos e citados com maior frequência do que os artigos acessíveis através de subscrição.

Galeria de Imagens

Reitoria
Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto
Divulgação da Semana do A. Aberto Divulgação de informação sobre o A. Aberto Divulgação de informação sobre o A. Aberto
Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no SI da Reitoria da U.Porto
Divulgação da Semana A. Aberto na Reitoria Divulgação da Semana A. Aberto na Reitoria Divulgação da Semana A. Aberto na Reitoria
Notícias
Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no Portal TIC da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no Portal de Notícias da U.Porto Ícone da notícia sobre Repositórios institucionais no Portal TIC da U.Porto
Divulgação da Semana do A. Aberto Divulgação da Semana do A. Aberto Divulgação de notícia sobre Repositórios institucionais
Ícone da notícia sobre Repositórios institucionais no Repositório U.Porto
Divulgação de notícia sobre Repositórios institucionais
Redes Sociais da U.Porto
Ícone da presença da Semana do A. Aberto 2014 no Facebook da U.Porto Ícone da presença da Semana do A. Aberto 2014 no Twitter da U.Porto
Divulgação da Semana do A. Aberto Divulgação da Semana do A. Aberto
E-learning café
Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no Portal do E-learning café da U.Porto Ícone da divulgação da Semana do A. Aberto 2014 no Portal do E-learning café da U.Porto
Divulgação da Semana do A. Aberto Divulgação da Semana do A. Aberto
Sites externos
Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week: Álbum fotográfico
Site Internacional do Open Access Week Site Internacional do Open Access Week Site Internacional do Open Access Week: Álbum fotográfico
Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week: Álbum fotográfico Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week: Posts Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week: Posts
Site Internacional do Open Access Week: Álbum fotográfico Site Internacional do Open Access Week: Posts Site Internacional do Open Access Week: Posts
Ícone da presença da U.Porto no site internacional do Open Access Week: Groups Ícone da presença da U.Porto no site da COAR Ícone da presença da U.Porto no site da COAR: Sessão
Site Internacional do Open Access Week: Groups Site da COAR: IR-CRIS Repository Profiles Site da COAR: Talks (IR-CRIS interoperability)
Ícone da presença da U.Porto no site nacional do Open Access Week Ícone da presença da U.Porto no site nacional do Open Access Week
Site Nacional do Open Access Week Site Nacional do Open Access Week
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-02-24 Página gerada em: 2021-04-22 às 13:22:00