Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Edifício da Reitoria - Lado Norte: Praça de Gomes Teixeira

Memória U.Porto

Edifício da Reitoria da U.Porto - Lado Norte

Praça de Gomes Teixeira

Fotografia da Praça de Gomes Teixeira, Porto / Photo of Gomes Teixeira Square, in PortoA actual Praça de Gomes Teixeira teve diferentes designações ao longo do tempo. Chamou-se Largo do Carmo, devido à proximidade com o Convento de Nossa Senhora do Carmo (Carmelitas Descalços), fundado em 1619. Mais tarde, foi conhecida como Campo dos Meninos Órfãos, pelo facto de se encontrar defronte do colégio homónimo, de invocação de Nossa Senhora da Graça, fundado em 1651 pelo Padre Baltazar Guedes (1620-1693). Passou, depois, a Praça do Pão ou Praça da Feira do Pão, por ali se vender pão cozido, farinha e cereais desde o século XVII.

Em 1835, por decisão camarária, a praça converteu-se em Praça dos Voluntários da Rainha, pois era aí que se exercitavam os elementos deste regimento liberal quando ocuparam o Convento dos Carmelitas Descalços (actual quartel da Guarda Nacional Republicana).

No início do século XX, após a criação da Universidade do Porto, deu-se à praça o nome de Praça da Universidade e, mais tarde, o de Praça de Gomes Teixeira, em homenagem ao insígne matemático, pedagogo, escritor, e primeiro reitor da Universidade do Porto. Refira-se, no entanto, que a praça é popularmente conhecida como praça dos Leões, devido à fonte que nela se encontra implantada.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2011-11-15 Página gerada em: 2017-09-24 às 09:37:42