Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: José Júlio de Sousa Pinto

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

José Júlio de Sousa Pinto

Fotografia de José Júlio de Sousa Pinto José Júlio de Sousa Pinto
1856-1939
Pintor



Pintura de Modelo Masculino (1881)José Júlio de Sousa Pinto nasceu em Angra do Heroísmo, na açoriana Ilha Terceira, a 15 de Setembro de 1856. Era filho do Dr. Lino António de Souza Pinto, natural de Valongo, e de D. Ana de Sousa Loureiro.

Em 1870, matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes, onde foi aluno de João António Correia, Thaddeo d' Almeida Furtado e de Soares dos Reis. Em 1880, dois anos após ter concluído o curso de Pintura, partiu para Paris como bolseiro do Estado, na categoria de Pintura de História, tendo por companhia Henrique Pousão.

Neste período de formação complementar recebeu aulas dos mestres Adolphe Yvon (1817-1893) e Alexandre Cabanel (1823-1889), na Escola de Belas Artes de Paris, e participou nos Salons parisienses, nos quais obteve uma Menção Honrosa (1885) e veio a integrar o seu júri (1900).

Marinheiros em terra de Sousa Pinto, Casa-museu Marta Ortigão SampaioTerminados os estudos fixou-se em França, continuando, no entanto, a visitar Portugal com periodicidade, para expor as suas obras em certames coletivos e individuais, no Porto e em Lisboa, nomeadamente na Sociedade Nacional de Belas Artes, no Grémio Artístico, na Sociedade Promotora de Belas Artes, na Academia Portuense de Belas Artes, na Santa Casa da Misericórdia do Porto, no Ateneu Comercial do Porto e no Salão Silva Porto.

Durante a sua carreira, além da França, expôs com sucesso no Brasil e nos E.U.A. Na exposição Internacional de Nice, em 1884, alcançou uma medalha de ouro; na Exposição Universal de Paris de 1889 obteve uma 2ª medalha; na Exposição do Rio de Janeiro, em 1895, foi distinguido com a medalha de Prata; e, em 1896, recebeu o Diploma de Honra na Exposição de Rennes e a medalha de ouro em Atlanta.

Pôr do sol de Sousa Pinto (1939), Casa-museu Marta Ortigão de SampaioEstá representado em museus estrangeiros (França, E.U.A., Brasil e Austrália) e, em Portugal, no Museu Nacional de Soares dos Reis e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, no Museu de Grão Vasco, em Viseu, na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia e no Museu do Chiado, em Lisboa.

Este pintor paisagista, pertencente à primeira geração de naturalistas, teve um filho de nome Carlos que também seguiu carreira de artista plástico e morreu na Bretanha a 14 de Abril de 1939.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2009)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-22 Página gerada em: 2018-11-17 às 19:49:24