Resumo (PT):
As recentes normas sobre estruturas de betão, como o Eurocódigo 2 e o Código-Modelo do CEB-FIP (MC90), recomendam como alternativa ao usao de métodos simplificados de análise linear elástica a consideração de métodos de análise não lineas. As regras de verificação de segurança propostas são, no entanto, inadequadas quando se utilizam métodos mais rigorosos de análise e verificação da segurança.
Neste trabalho apresenta-se uma metodologa realista e eficiente para a verificação da segurança estrutural quando são utilizados métodos de análise não linear. Esta metodologia, baseada em conceitos probabilísticos, é de aplicação podendo ser usada comqualquer outro método de análise estrutural. Permite a identificação das causas de rotura e fornece um modelo simples de regressão. No sentido de clarificar esta metodologia de verificação de segurança estrutural, é apresentada a sua aplicação à análise da estrutura de uma passagem superior da auto-estrada Porto-Braga.
Abstract (EN):
The recent published structural concrete codes, namely Eurocode 2 [1] and CEB-FIP Model Code 1990 [2], recommend the use of non-linear methods of structural analysis as an alternative to the simplified linear elastic method. However, the safety format established in these documents is clearly inadequate to be used with this type of realistic analysis [3].
This work presents a realistic and efficient methodology to verify the structural safety, when non-linear methods of analysis are employed. It is based on probabilistic concepts and can be applied to any other kind of structural analysis. It identifies the causes of failure and gives a simple regression model. The structural safety of a viaduct of Porto-Braga highway is studied in the light of this methodology.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
14