Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:PTDC/SOC-ASO/31027/2017

Project/Service Agreement:PTDC/SOC-ASO/31027/2017

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 72560
 
Application: NORTE-01-0145-FEDER-031027
 
Reference: PTDC/SOC-ASO/31027/2017
Short name: BO(U)NDS
Title: Bonds, Boundaries and Violence: Longitudinal Study on school-based gender violence prevention programs
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 3
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Funding Institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2018-08-01
Paying Entity: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Scheduling
Planned Start Date: 2018-03-01
Effective Start Date: 2018-10-04
Expected Completion Date: 2021-10-03
Effective Completion Date: 2022-04-14
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 239.014,41 EUR
Details
Summary: A violência de género contra mulheres e meninas é reconhecida como uma questão de direitos humanos e um problema de saúde publica. Os custos humanos, económicos e sociais têm sido amplamente demonstrados e, durante décadas, têm sido feitos esforços no sentido de promover a proteção a vítimas e responsabilização dos ofensores (incluindo programas de reeducação). Se a violência doméstica contra mulheres afeta um terço das mulheres adultas (FRA 2015), estudos recentes revelam que a violência no namoro atinge 25% das jovens, o que evidencia a sua reprodução geracional, o que justifica a prevenção primária da violência. Desde 2004, vários apelos à prevenção primária (Rosewater 2004) reforçam as escolas como locais privilegiados para a intervenção. Estes programas estão a aumentar nos diversos países com uma diversidade de profissionais a intervir em contexto escolar - forças de segurança, profissionais de saúde, ativistas e docentes. Ainda assim, a avaliação desta intervenção é escassa e mais ainda do impacto a longo prazo. A VG e a VAWG estão incorporadas na estrutura social e nas premissas culturais (Hagemann-White 1998; Michalski 2004; Magalhães 2007). Estudos feministas sobre a violência perpetrada por homens tem estudado as interseções entre o género e outras variáveis como a classe social, ?raça? e nacionalidade (Crenshaw 1997; Sokoloff & Dupont 2005; Sokoloff 2005; Pease & Rees 2008; Kelly & Rehman 2012). Os programas de promoção da mudança têm de ser direcionados à complexidade do problema da violência de género. O Projeto BO(U)NDS pretende realizar um estudo longitudinal com base numa metodologia mista e na comparação hermenêutica entre Portugal, Alemanha, Reino Unido, Grécia e Brasil. Os pressupostos são de que um programa de intervenção na escola com crianças, adolescentes e jovens é mais eficaz e tem efeitos a longo prazo se os conteúdos focarem as bases estruturais e culturais de género e violência doméstica, se forem adequados ao desenvolvimento da crian Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

  • Social sciences > Sociology

Keywords

  • educação
  • estudo de follow-up
  • prevenção
  • violência de género
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

International Conference Proceedings Book
Maria José Magalhães (Author) (FPCEUP); Camila Iglesias (Author) (Other); Raquel Rodrigues (Author) (Other)
2022
Summary of Presentation in an International Conference
Monika Schrõttle (Author) (Other); Patricia Almaguer (Author) (Other); Maria Arnis (Author) (Other); Santiago Boira Sarto (Author) (Other); Susana Coimbra (Author) (FPCEUP); Lara Dimitrijevic (Author) (Other); Antonio Eito Mateo (Author) (Other); Martina Farrugia (Author) (Other); Emily Galea (Author) (Other); Camila lglesias (Author) (Other); Elina Kofou (Author) (Other); Christiana Kouta (Author) (Other); Carolina Magalhães Dias (Author) (Other); Maria José Magalhães (Author) (FPCEUP); Chaime Marcuello Servós (Author) (Other); Marceline Naudi (Author) (Other); Paz Olaciregui Rodríguez (Author) (Other); lvana Paust (Author) (Other); Susana Pavlou (Author) (Other); Lena Põlzer (Author) (Other)...(mais 3 authors)
2022
Book
Maria José Magalhães (Author) (FPCEUP); Camila Iglesias (Author) (Other); Raquel Rodrigues (Author) (Other)
2022
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Maria José Magalhães 226079770 mjm@fpce.up.pt
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ISCSP-UL Portugal Instituto Partner
União de Mulheres Alternativa e Resposta UMAR Portugal Association Partner
 
Budgets and Teams
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Ana Paula Canotilho de Seixas APCS Official Co-Researcher 18,64 2018-10-04 2022-04-14
FPCEUP Maria José Magalhães MJM Official Researcher at the OU 41,68 2018-10-04 2022-04-14
FPCEUP Raquel Rodrigues Monteiro RRM Researcher 100 2019-10-15 2022-04-14

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Terms and Conditions I Acessibility I Index A-Z I Guest Book
Page created on: 2024-07-27 17:40:17 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal