Resumo: |
A imunoterapia anticancro veio alargar o leque de opções terapêuticas, revelando-se segura e eficaz no aumento do tempo de sobrevida dos doentes, ou mesmo na indução de remissão completa. As vacinas baseadas em células dendríticas (do inglês dendritic cells, DCs) são uma imunoterapia atrativa devido à capacidade única destas células para ativar linfócitos T citotóxicos com especificidade/atividade contra células tumorais e induzir memória imunológica, protegendo os doentes da progressão tumoral e possíveis recidivas.
DCMatters propõe explorar uma abordagem terapêutica baseada na combinação de vacinas de DCs com anticorpos inibidores do checkpoint imunitário PD-1/PD-L1, como terapia de primeira linha em doentes com neoplasias malignas sólidas. Vários níveis de inovação serão introduzidos neste projeto.
A nível industrial, DCMatters irá desenvolver e fabricar uma terceira geração de DCs com maior capacidade de indução de resposta antitumoral, através da otimização do método padrão de fabrico utilizando ferramentas quimio-informáticas e validação in vitro e in vivo.
A nível clínico, DCMatters propõe a preparação e instrução do pedido de autorização junto das autoridades competentes de um ensaio clínico fase I da terapia combinada em regime de primeira linha (em doentes já candidatos para tratamento com inibidores de checkpoints imunitários), numa fase em que o sistema imunitário está mais reativo, de forma a potenciar a resposta imunitária antitumoral.
Para implementação deste projeto, foi criado um consórcio multidisciplinar englobando clínicos, investigadores com diferentes conhecimentos e uma empresa de biotecnologia, que trabalharão em coordenação na prova de conceito da imunoterapia combinada e no desenvolvimento de um ensaio clínico. |