Resumo: |
Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação; dimensões nas quais assenta a relevância do projeto. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham
a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. A produção de propostas de medidas políticas para endereçar os problemas identificados envolverá também decisores políticos neste processo. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de r |
Resumo Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação; dimensões nas quais assenta a relevância do projeto. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham
a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. A produção de propostas de medidas políticas para endereçar os problemas identificados envolverá também decisores políticos neste processo. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de recolha e análise de dados sendo complementada pela discussão focalizada em grupo, que se sustenta nas vozes dos participantes. O recurso a estes métodos complementares permitirá cruzar as perspetivas dos investigadores, mais sustentadas na observação, e as perspetivas dos atores, que serão ouvidos e tidos em conta na investigação. Para além da presença continuada dos investigadores no terreno de investigação,
que permitirá a observação participante e uma forte proximidade às questões em análise e aos seus atores, o projeto investe numa estrutura de comunicação interna sólida, sustentada numa estratégia de comunicação e gestão
continuadas, e no envolvimento dos participantes nos processos de comunicação e gestão através de sucessivos momentos de encontro e debate com a equipa de pesquisa e entre as diferentes instituições intervenientes. O registo e reflexão detalhados de todos os momentos e processos do projeto permitirão uma prestação de contas responsável a todas as entidades envolvidas. |