Resumo: |
Objectivo um:
Criar uma Rede de Escolas Secundárias e Universidades, neste momento constituída por uma universidade, a Universidade do Porto, um Instituto de Investigação Holandês, ITC,e por várias Escolas Secundárias, com a designação de ENEAS, que terá a seu cargo as seguintes tarefas:
1. Obtenção de dados cientificamente validados nos domínios da atmosfera, hidrologia, solos, cobertura dos terrenos e fenologia - dependendo dos curricula implementados nas escolas; Colocação dos dados em bruto na Internet; Publicação dos projectos científicos em curso baseados nos protocolos experimentais, Criação de mapas e gráficos com acesso livre na Web de modo a tornar possível a sua análise; Colaboração com a comunidade científica nacional e outros estudantes associados à rede ENEAS no país e em toda a EU.
2. Fornecer apoio científico e técnico aos Professores do Secundário através de:Acções de formação; Oficinas de apoio pedagógico; Guias do Professor; Guias de execução experimentais e outros materiais didácticos.
3. Providenciar apoio científico contínuo através de um "Help Desk" oriundos de cientistas e parceiros; Contacto com outros professores e estudantes em todo o mundo.
Objectivo dois:
Obtenção de dados validados cientificamente de modo a providenciar a monitorização ambiental dos concelhos envolvidos, que actuarão como utilizadores finais. Entrega às Autarquias do resultado dessa avaliação.
Os dados recolhidos serão objecto de abordagens estatísticas para validar e correlacionar as medidas; Será feita então a análise dos dados para obter uma visão geral dos factos.
No final do processo os dados analisados serão enviados de novo para as escolas sob a forma tratada. Serão também transmitidos em bruto e de forma tratada para as agências europeias - nomeadamente a EEA.
Deste modo cada escola e cada professor de ciências constituir-se-ão em agentes activos na avaliação ambiental - verdadeiros pontos de aquisição de dados ambie |
Resumo Objectivo um:
Criar uma Rede de Escolas Secundárias e Universidades, neste momento constituída por uma universidade, a Universidade do Porto, um Instituto de Investigação Holandês, ITC,e por várias Escolas Secundárias, com a designação de ENEAS, que terá a seu cargo as seguintes tarefas:
1. Obtenção de dados cientificamente validados nos domínios da atmosfera, hidrologia, solos, cobertura dos terrenos e fenologia - dependendo dos curricula implementados nas escolas; Colocação dos dados em bruto na Internet; Publicação dos projectos científicos em curso baseados nos protocolos experimentais, Criação de mapas e gráficos com acesso livre na Web de modo a tornar possível a sua análise; Colaboração com a comunidade científica nacional e outros estudantes associados à rede ENEAS no país e em toda a EU.
2. Fornecer apoio científico e técnico aos Professores do Secundário através de:Acções de formação; Oficinas de apoio pedagógico; Guias do Professor; Guias de execução experimentais e outros materiais didácticos.
3. Providenciar apoio científico contínuo através de um "Help Desk" oriundos de cientistas e parceiros; Contacto com outros professores e estudantes em todo o mundo.
Objectivo dois:
Obtenção de dados validados cientificamente de modo a providenciar a monitorização ambiental dos concelhos envolvidos, que actuarão como utilizadores finais. Entrega às Autarquias do resultado dessa avaliação.
Os dados recolhidos serão objecto de abordagens estatísticas para validar e correlacionar as medidas; Será feita então a análise dos dados para obter uma visão geral dos factos.
No final do processo os dados analisados serão enviados de novo para as escolas sob a forma tratada. Serão também transmitidos em bruto e de forma tratada para as agências europeias - nomeadamente a EEA.
Deste modo cada escola e cada professor de ciências constituir-se-ão em agentes activos na avaliação ambiental - verdadeiros pontos de aquisição de dados ambientais e a custos baixos.
Objectivo três:
As pessoas, os lugares e as coisas fundir-se-ão com os dados ENEAS dando uma visão multímoda da rede e dos locais em que vivemos - será assim dado andamento à implementação da Agenda 21 (Local e Escolar) que está largamente por fazer.
Também constitui uma prioridade a criação de novas metodologias simples, mas contudo fiáveis, na avaliação ambiental.
A integração de toda a informação será dada pelos SIG. Esta tecnologia tem a capacidade de produzir visões integradas para este tipo de informação e consegue realizar análises em contexto. |