Saltar para:
Esqueceu-se da senha? Outras formas de autenticação

Apoio Online:
Usar a Autenticação com Chave Móvel Digital e Cartão do Cidadão

A Autenticação com Chave Móvel Digital (CMD) e Cartão de Cidadão (CC) está integrada com o serviço de Autenticação Federada. Todos os sistemas da Universidade do Porto que integram a Autenticação Federada oferecem também a opção de autenticação por CMD e CC.

O que é a Chave Móvel Digital?

"A chave móvel digital surgiu como um meio alternativo para aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas.

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao Número de Identificação Civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro."
Para mais informação visite no site oficial autenticação.gov.

Como autenticar-se com CMD ou CC nos serviços da U.Porto 

Necessita de aderir ao sistema Chave Móvel Digital no portal autenticação.gov

O pedido da CMD é simples pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:

  • Online, se é cidadão português e tiver em casa um leitor de Cartão de Cidadão;
  • Ou presencialmente, se é português ou estrangeiro, com o seu documento de identificação, num Espaço Cidadão ou Espaço Empresa.

A opção para autenticação com CMD ou CC encontra-se na interface inicial da Autenticação Federada (os serviços U.Porto que utilizam a Autenticação Federada estão normalmente identificados com o nome (ou símbolo) “AAI”), a par da habitual opção de utilizador/palavra passe.
Interface inicial da Autenticação Federada

Ao selecionar o botão CMD / Cartão do Cidadão, o utilizador é encaminhado para o processo de autenticação CMD/CC disponibilizado pela autenticação.gov.
Interface autenticacao.gov CMD/CC

Já no serviço autenticação.gov, o utilizador pode optar pela autenticação via Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, usando para tal:

  • se CMD: nº de telemóvel, PIN secreto e código de segurança enviado para o seu telemóvel (ou email)
  • se CC: leitor de cartões, cartão de cidadão e PIN de autenticação
Interface Chave Móvel Digital  
Interface Chave Móvel Digital

Interface Cartão do Cidadão
Interface Cartão do Cidadão

 

Se a autenticação CMD/CC for concluída com sucesso, os sistemas da Universidade do Porto reconhecem o utilizador pelo NIC (Número de Identificação Civil), confiando na informação enviada pelo sistema autenticação.gov.
Atributos libertados por autenticacao.gov

De seguida, no sistema da Universidade do Porto, são verificados os perfis/logins do utilizador com o NIC identificado e caso o utilizador tenha mais do que um perfil/logins (por exemplo foi colaborador em mais do que uma EC e/ou estudante em diferentes ECs), é apresentada a lista de perfis. Se o utilizador tiver apenas um perfil/login, esta opção não é apresentada.
Interface lista de perfis de utilizador

A autenticação é finalizada e o utilizador fica autenticado no serviço com o perfil escolhido.

Perguntas Frequentes (FAQS): 

Consigo autenticar-me com a CMD/CC mas não tenho acesso ao serviço da Universidade. O que fazer?

Apenas os utilizadores da comunidade académica da Universidade do Porto têm acesso aos serviços UP.

A autenticação com CMD ou CC é baseada no se NIC (Número de Identificação Civil). Verifique que o seu NIC está registado corretamente no Sistema de Informação da U.Porto (SIGARRA). Deve contactar os serviços de Recursos Humanos (se for funcionário) ou serviço de Gestão Académica (se for estudante) da sua EC para registar ou corrigir o seu NIC.

O erro que o sistema lhe apresenta deverá ser “Utilizador não encontrado.”

Qual a diferença entre a autenticação por CMD e a autenticação por CC?

A autenticação com CC requer um leitor de cartões ligado ao seu computador, o seu Cartão de Cidadão e software adequado. É o método de autenticação mais seguro.

A autenticação com CMD é um método de autenticação mais simples, mas seguro, que não necessita de software próprio ou leitor de cartões. Utiliza o seu número de telemóvel, o PIN da Chave Móvel Digital e o código de segurança numérico e temporário.

Sou antigo estudante da Universidade do Porto. Posso autenticar-me nos serviços da U.Porto com CMD ou CC?

Sim, os antigos estudantes da Universidade do Porto podem autenticar-se em serviços da Universidade do Porto via CMD ou CC, nas seguintes condições:

(1) É um utilizador registado no Sistema de Informação da U.Porto (SIGARRA), com o seu Número de Identificação Civil (NIC) correto (8 algarismos).

(2) O serviço da U.Porto ao qual pretende aceder tem permissões de acesso para os antigos estudantes. 

Pode também consultar as Perguntas Frequentes (FAQS) genéricas da utilização da CMD no portal autenticação.gov.

 

Já pediu a sua Chave Móvel Digital?

 

Serviços Federados Termos e Condições + informação