Saltar para:
Esqueceu-se da senha? Outras formas de autenticação

Autenticação Federada

Termos e Condições - UPORTOaai / RCTSaai

Versão 2.0, 9 Novembro 2015

Para poder usufruir dos serviços associados à federação RCTSaai, deve conhecer e aceitar integralmente os termos e condições de utilização (TCU) que lhes são aplicáveis. Para este efeito, leia atentamente os seguintes TCU, os quais, dada a natureza dos serviços a que se referem, podem ser objecto de actualizações ou modificações que produzirão efeitos automaticamente e sem pré-aviso, sendo devidamente publicitadas em: https://confluence.fccn.pt/display/RCTSAAI/RCTSaai.
  • A Universidade do Porto integra o grupo de instituições (fornecedores de identidade e fornecedoras de serviços federados) que concordam em partilhar de forma segura e confidencial informação sobre os seus utilizadores atravéz de uma infra-estrutura de autenticação, a Federação RCTSaai.
  • A Federação RCTSaai foi criada e é gerida pela FCCN, no âmbito do serviço "Utilizador RCTS", e tem como objetivo a conceção de uma federação a nível nacional e a utilização de serviços federados pelas instituições intervenientes e consequentemente aos utilizadores das instituições que pertencem à federação RCTSaai.
  • A Federação promove o acesso a diferenciados serviços aos utilizadores do conjunto de instituições que aderirama a este serviço de forma transparente, segura e simples dado que a autenticação nesses serviçoes é feita no sistema de autenticação de cada instituição.
  • A Federação RCTSaai não garante a continuidade e o acesso ininterrupto aos seus serviços, mas envidará todos sos esforços para que tal suceda sem interrupções ou que a reposição da eventual anormalidade seja efetuada no mais curto espaço de tempo possível. Salvo o previsto na lei, a federação RCTSaai não é responsável pela fiabilidade e resultados dos serviços prestados, sendo pois estes disponibilizados no formato "as is".
  • Os serviços disponíveis na Federação RCTSaai não podem ser utilizados para qualquer actividade ilegal ou tendo como propósito designadamente: a disponibilização de conteùdos racistas, insultuosos, pornográficas ou obscenos; divulgação de informação pessoal com intuitos difamatórios; promoção ou incentivo a actividades ilegais; disponibilização de material sujeito a direito de autor ou propriedade intelectual sem a necessária autorização dos seus legítimos detentores; apresentação de mensagens publicitárias; disseminação de código ou programas informáticos em violação da lei aplicável ou qualquer actividade considerada vedada ao abrigo do disposto na Carta do utilizador da RCTS (AUP RCTS), disponível em www.fccn.pt
  • As contas de utilizador da Universidade do Porto podem ser utilizadas para acessos a serviços cuja autenticação seja suportada pela Federação RCTSaai.
  • Para poder usufruir dos serviços associados à Federação RCTSaai, deve conhecer e aceitar integralmente os termos e condições de utilização (TCU) que lhes são aplicáveis pela Universidade do Porto:
    • Para poder usufruir dos serviços associados à federação RCTSaai, o utilizador necessita de possuir uma conta (credenciais: login/password) de uma instituição que pertence à federação RCTSaai.
    • Essas credenciais destinam-se ao seu uso próprio, devendo manter-se confidenciais. É da responsabilidade exclusiva do utilizador a gestão, manutenção, utilização e salvaguarda das respectivas credenciais.
    • A Universidade do Porto reserva-se o direito de suspender ou cancelar de imediato, uma conta de utilizador utilizada para acesso a serviços cuja autenticação seja suportada pela Federação RCTSaai e/ou as respectivas credenciais, sobre a qual existam meras suspeitas, ou eventuais confirmações, de abuso ou uso indevido, podendo alertar as autoridades e processar judicialmente o(s) autor(es) de quaisquer tentativas ou acções que a possam prejudicar. Sempre que uma ligação seja desativada unilateralmente, a Universidade do Porto, compromete-se a enviar, no prazo de três dias, via fax ou correio expresso, um relatório ténico explicativo, devidamente fundamentado.
    • O utilizador dá desde já o seu consentimento para que os seus dados previamente disponibilizados à sua instituição de origem, possam ser enviados para os serviços interinstitucionais disponíveis na Federação.
    • O envio dos dados destina-se em exclusivo para efeitos de autenticação e autorização de acesso, sendo para o propósito utilizando mecanismos de cookies e de trocas electrónicas de atributos.
Poderá ver mais informação sobre este serviço na página da FCCN.
Como usar Autenticação com CMD ou CC Serviços Federados + informação