Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Gestão para Farmacêuticos

Gestão para Farmacêuticos

Sigla: GF

Grau: Curso de Pós-Graduação

Calendário: O curso decorre de 4 de Abril a 18 de Junho, às Segundas e Quartas-feiras, das 18h30m às 21h30m. No dia 18 de Junho (Sábado) às 10h00m realizar-se-á uma sessão de avaliação.

No dia 29 de Junho, às 19h30 terá lugar a sessão de encerramento e entrega de certificados no Círculo Universitário do Porto, seguindo-se um jantar.

Descrição

A Universidade do Porto em parceria com a COOPROFAR promove a realização deste curso de pós-graduação em Gestão para Farmacêuticos que se destina a farmacêuticos, em especial proprietários ou gestores de farmácias e conta com a colaboração da Faculdade de Farmácia e do IRIC.UP para a sua organização. Tem por objectivo dotar os participantes de noções fundamentais em gestão da farmácia de oficina bem como do enquadramento legal que disciplina a actividade da farmácia e do farmacêutico de oficina.

Objectivos do Curso

Dotar os participantes de noções fundamentais em Gestão da Farmácia de Oficina e consciencializá-los para o enquadramento legal que disciplina a actividade da Farmácia e do Farmacêutico de Oficina. Os participantes serão sensibilizados, ao nível contabilístico, financeiro, fiscal, logístico, de recursos humanos e de marketing, para as melhorias que podem vir a aplicar no caso específico da Farmácia de Oficina.

Destinatários

Farmacêuticos proprietários ou gestores de farmácias e profissionais que exerçam ou venham a exercer a sua actividade em Farmácia de Oficina.

Programa

O curso tem uma carga horária total de 64 horas distribuída por 22 sessões a última das quais para avaliação final. Cobre as seguintes temáticas:

Deontologia e Legislação Farmacêutica, 8h
(Abel Mesquita; Domingos Ferreira)

Ética Profissional e Deontológica: tipos de códigos deontológicos; o Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos. O sistema português no âmbito do sistema europeu de avaliação e autorização de introdução no mercado de medicamentos. A actividade farmacêutica: normas jurídicas sobre o farmacêutico e as actividades farmacêuticas. A farmácia: profissão regulamentada. Política do medicamento e comparticipação dos medicamentos.

Contabilidade e Introdução à Análise Financeira, 8h
(Joaquim Barreiros)

Conceitos fundamentais da contabilidade. Aspectos operacionais do ponto de vista do utilizador da informação contabilística para ajudar à compreensão e leitura de peças contabilísticas de síntese. Noções e instrumentos de apoio ao diagnóstico das situações económica e financeira de pequenas empresas. Casos Práticos.

Análise de Investimentos e Financiamento da Empresa, 10h
(Luís Miguel Rocha)

Análise financeira das “contas” das empresas. Noções básicas de cálculo financeiro como suporte à análise e comparação de formas de financiamento alternativas. Análise de investimentos: cálculo e estimativa dos cash-flows relevantes, regras de decisão de investimentos, análise do risco. Casos Práticos.

Planeamento, Organização e Controlo, 10h
(Vasco Viana)

Pretende-se habilitar os participantes a tomarem decisões no âmbito do planeamento e controlo de gestão, assim como no que se refere a aspectos de natureza organizacional enquadrados no processo mais global da gestão. Inclui: Análise estratégica e definição de objectivos; Desenvolvimento de estratégias; Formulação de planos e orçamentos; Controlo; Organização; Casos Práticos.

Gestão de Recursos Humanos, 10h
(Maria de Jesus Fonseca)

Introdução à gestão de recursos humanos: objectivos e desafios. Alguns processos e metodologias de gestão de recursos humanos: recrutamento, selecção e integração; avaliação de desempenho; compensação.

Compras e Gestão de Stocks, 8h
(Eduardo Santos / Cláudia Quinta)

Modelos de gestão de stocks. Técnicas de previsão. O processo de gestão de stocks. O processo de compra e a sua gestão. O enquadramento, objectivos e a importância dos processos de Compras (no contexto das farmácias). A estratégia de compras: análise e desenvolvimento de estratégias por categorias, a selecção, negociação e gestão de fornecedores (no contexto das farmácias). Casos Práticos.

Merchandising, 10h
(Pedro Quelhas Brito)

Enquadramento do tema Merchandising. Alguns conceitos sobre o a especificidade da função comercial associada ao serviço ao clientes (marketing de serviços no contexto das farmácias). Comportamento do cliente num espaço de compra. Tudo comunica: factor layout; técnicas de disposição dos produto; montras e vitrines. Promoção de vendas – comunicar com os clientes, fideliza-los, e fazer com que sejam os fornecedores a pagar o investimento.

Corpo Docente

Abel Mesquita
Especialista em Direito Farmacêutico. Advogado, licenciado em Direito (Universidade Coimbra). Funções não académicas: Foi consultor da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), de associações patronais, consultor de empresas e negociador patronal de contratos colectivos de trabalho.

Cláudia Quinta
Licenciada em Engenharia Mecânica pela FEUP. MBA pelo ISEE.UP (actual EGP.UP). Adjunta da Direcção da EGP.UP, responsável pela Gestão de Operações e Qualidade da escola. Consultora com o Centro de Estudos da EGP.UP nas áreas de sistemas de produção, stocks, logística e organização de empresas. Foi consultora da empresa CF&A Associados, agora Kaizen Institute. Actuou em projectos de implementação de sistemas KANBAN, determinação de políticas de stocks e planeamento da produção e logística para organizações nacionais.

Domingos Ferreira
Doutorado em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica). Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Professor Regente da disciplina de Deontologia e Legislação na licenciatura em Ciências Farmacêuticas na FFUP. Vice-Presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos (Infarmed). Perito da Agência Europeia de Medicamentos (EMEA). Membro do Quality Working Party (EMEA).

Eduardo Santos
Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela FEUP. Coordenador do Centro de Estudos EGP.UP. Docente da EGP.UP – Mestrado Logística e Programas de Executivos. Foi responsável pela área de Operations Management da divisão de consultoria de gestão da Pricewaterhouse Coopers. Consultor na área de planeamento estratégico e organizacional e gestão da cadeia de abastecimento com experiência relevante em gestão de projectos. Responsável (ou co-responsável) por mais de 20 projectos de planeamento estratégico, melhoria de processos de negócio e organização nas áreas de gestão de operações, planeamento integrado da cadeia de abastecimento, logística, distribuição, gestão de compras e áreas de suporte das empresas. Experiência relevante em diversos sectores de actividade, nomeadamente produtos de grande consumo, retalho, alimentar e bebidas, high-tech, máquinas industriais, farmacêutico, saúde, educação e transportes.

Joaquim Barreiros
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1980). Curso conducente ao Mestrado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da Faculdade de Economia do Porto (desde 1980), do Instituto Superior de Estudos Empresariais (1992 - 2000) e da EGP.UP (desde 2000). Experiência profissional como Director Financeiro e responsável pelo Controlo de Gestão em diversas empresas (v.g. Sonae Indústria; Corticeira Amorim; Fundação de Serralves), Actualmente é Director Financeiro em empresa nacional de serviços e consultor de empresas na área financeira.

Luís Miguel Rocha
Licenciado em Gestão (1994) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP.UP). Mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças (2001), pela FEP.UP. Desempenhou, de 1995 a 1999, as funções de Director de Planeamento e Controlo de Gestão do Grupo Têxtil Nortenha. Docente na FEP.UP (desde 1997) e na EGP.UP (desde 2002).

Maria de Jesus Fonseca
Licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Moderna do Porto. Diploma em “Business Administration”, especialização em Recursos Humanos pelo ISTE/Escola de Negócios Portuguesa. Mestranda em Gestão de Recursos Humanos na Escola de Economia e Gestão – Universidade do Minho. Foi consultora e formadora da MBA – Consultores, empresa de Consultoria de Gestão em Recursos Humanos. É consultora independente na área de Recursos Humanos.

Pedro Quelhas Brito
Professor Auxiliar da Faculdade de Economia do Porto – Ph.D. em Psicologia do Consumidor (UMIST, Reino Unido), Mestre em Economia (FEP.UP) e Licenciatura Engenheiro Agronómo (ISA-UTL). Regente das Disciplinas de Marketing (Licenciatura de Economia), Gestão Comercial (Licenciatura de Gestão) e Distribuição (Mestrado de Ciências Empresariais).

Vasco Viana
Licenciado em Economia pela FEP.UP e MBA pelo ISEE.UP (actual EGP.UP). Tem colaborado, desde 1990, como assistente convidado da FEP.UP, nas cadeiras de Contabilidade de Custos, Contabilidade de Gestão e Informática de Gestão. Monitorizou também, vários cursos de formação profissional na área da Gestão. Foi Senior Manager da Divisão de Consultoria de Gestão da Price Waterhouse. Desempenhou cargos de Administração e Direcção, em empresas industriais e de serviços, baseadas no norte do país. Fez parte da equipa que criou e iniciou a Sociedade Portuguesa de Inovação, S.A., empresa de consultadoria, que se dedica ao desenho e coordenação de projectos na área da inovação e internacionalização. Foi ainda responsável pela equipa de implementação de um software ERP na Amorim Revestimentos, S.A., projecto que englobou cerca de 12 empresas, em diversos países Europeus. Colabora com o Centro de Estudos da EGP como consultor independente nas áreas de estratégia empresarial e organização. È sócio fundador da empresa Souto & Viana, Consultores Associados, Lda., empresa de consultadoria de gestão, organização e estratégia.

Avaliação e Certificação

De acordo com a deliberação 698/2004 da secção permanente do Senado da UP, no final do curso, os participantes obterão um certificado de formação contínua, mediante a aprovação num exame global compreensivo.
Será emitido um certificado de frequência aos participantes que não se submetam a este exame ou que nele não obtenham aprovação, desde que tenham uma frequência mínima de 80% da carga horária do curso.
Aguarda-se decisão da Ordem dos Farmacêuticos sobre o processo de acreditação deste curso. Os créditos a atribuir aos participantes que nele obtenham frequência e aprovação estarão de acordo com as normas em vigor.

Preço e Condições de Pagamento

Associados da Cooprofar ---------- 300 euros
Não Associados da Cooprofar ----- 500 euros

O preço inclui documentação, coffee-breaks e jantar de encerramento no Círculo Universitário do Porto.

Para assegurar a sua participação no curso, p.f. juntar à ficha de inscrição um cheque à ordem do IRICUP no valor correspondente à sua condição de associado ou não associado e enviar ao cuidado de Dr.ª Joana Coutinho, IRICUP – Educação Contínua, Rua D. Manuel II, 4050-345 Porto.

Inscrições

As inscrições deverão efectuar-se até ao dia 18 de Março (data do carimbo do correio) através do envio da ficha de inscrição para:

Reitoria da Universidade do Porto – IRICUP
A/C Dra. Joana Coutinho
Rua D. Manuel II
4050-345 Porto

Critérios de Selecção

Inscrições limitadas a 35 pessoas. Será respeitada a ordem de chegada das inscrições, dando prioridade a Farmacêuticos proprietários ou gestores de farmácias e, dentro destes, a Associados da COOPROFAR.

Para mais informações, contactar:
Dra. Joana Coutinho
E-mail: educacao.continua@iric.up.pt
Tel.: 22 607 35 85
Fax: 22 609 87 36
http://www.iric.pt

Calendário

2ª Feira 4ª Feira 2ª Feira 4ª Feira 2ª Feira 4ª Feira 2ª Feira 4ª Feira 2ª Feira
Abril
4
6
11
13
18
20
27
Maio
2
4
9
11
16
18
23
25
30
Junho
1
6
8
13
15*
* a última sessão terá uma duração de 4 horas (18h30 – 22h30)
Sessão de avaliação: 18 de Junho de 2005, 10h00
Sessão de encerramento: 29 de Junho de 2005, 19h30
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2005-03-04 I  Página gerada em: 2025-05-28 às 05:25:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias