Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > O HGSA E O ENSINO MÉDICO

O HGSA E O ENSINO MÉDICO

Quando se aproximam os 25 anos de vida do ICBAS, está totalmente solidificada a associação com o HGSA para ministrar o ensino médico de modo a poder falar-se, sem margem para dúvidas, na licenciatura em medicina pelo ICBAS-HGSA.

A associação em plano de igualdade entre as duas instituições, sendo a primeira responsável pela fase pré-clínica e a segunda pelo ciclo clínico, traduz-se de forma clara no novo protocolo inter-disciplinal publicado em 03.07.95 e que constitui a marca da sua maioridade.

A experiência pioneira do ensino na qual colaboram especialistas de várias áreas das ciências da vida, para além da medicina, ao mesmo tempo que é ministrada formação básica comum a diferentes licenciaturas, fortalece o carácter verdadeiramente universitário da experiência do ICBAS e traduz-se em qualificação profissional, de destaque entre as escolas congéneres, dos licenciados pela Escola.

Os problemas que por vezes se verificam noutras faculdades de Medicina em resultado da coabitação nem sempre harmoniosa entre a Faculdade e Hospital, não se têm verificado no nosso caso, seguramente em resultado de ambas as instituições partirem para a associação em base de igualdade e sem dependências recíprocas.

Por outro lado, se o HGSA não renega a sua vocação essencial de unidade prestadora de cuidados de saúde, considera todavia como fonte de progresso e enriquecimento científico e técnico a aposta na investigação científica e na titulação académica dos seus profissionais.

Por esse motivo tem aumentado o número de doutoramentos entre médicos da carreira hospitalar e é já bastante elevado o número de alunos de doutoramento provenientes do quadro do HGSA.

Actualmente estão em desenvolvimento iniciativas tendentes a criar e potenciar ligações orgânicas entre áreas de conhecimento e de ensino do ciclo básico e do ciclo clínico, permitindo integração vertical do ensino com ligações nos dois sentidos.

Será porventura este o principal e mais enriquecedor objectivo da reforma curricular em curso, isto é, fornecer a interpretação de saberes entre a ciência e a investigação fundamental e a ciência aplicada que é a prática médica.

Daí poderá resultar, para além de um ensino mais integrado, motivador e produtivo, uma prática de cooperação entre investigadores e profissionais que seguramente conduzirá ao fortalecimento da produção científica da Escola e também do Hospital.

Oxalá todos saibam ser capazes de, sem protagonismos estiolantes, trabalhar em conjunto para cumprir os objectivos essenciais dos fundadores da Escola e que se poderão traduzir por interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos na investigação, na docência e também na prática profissional.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2004-01-15 I  Página gerada em: 2025-04-30 às 06:35:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | ICBAS - Elogios, Sugestões e Reclamações