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O Ensino no ICBAS

O crescimento de uma estrutura, biológica ou não, acarreta sempre consequências na organização, planeamento e esforço envolvido de modo a manter uma harmonia funcional e estrutural, e neste contexto o desenvolvimento do ICBAS não é obviamente exceção. Procurando manter o espírito inerente à interdisciplinaridade e diversidade da formação do corpo docente desta Escola, os Conselhos Executivo, Pedagógico e Científico têm pugnado por garantir as diferentes apetências e legítimas esperanças dos alunos que apostam numa formação, ao nível da licenciatura ou de pós-graduação, no ICBAS, as condições necessárias para um posicionamento paritário de alunos e professores na valência ensino-aprendizagem.

No pressuposto de que a essência das Universidades assenta hoje na capacidade de transmitir aos formandos os resultados do espírito criativo dos formadores, criação e transmissão do saber, e num cada vez maior desenvolvimento de capacidades criativas e de análise crítica por parte dos formandos, os vários Conselhos (e em especial o Pedagógico pela sua natureza sua vocação), e até a Associação de Estudantes, têm vindo a patrocinar e a apoiar todas as iniciativas, curriculares ou não e direta ou indiretamente ligadas ao ensino, que se mostrem relevantes para a formação dos alunos enquanto membros duma sociedade do século XXI, em pleno processo de reestruturação e identificação, de rápidos e contínuos avanços científico-tecnológicos.

A interdisciplinaridade, flexibilidade e a formação variadas foram sempre aspetos inerentes ao projeto ICBAS. A existência de docentes com múltiplas formações de base, apoiando a lecionação das várias licenciaturas, é um dos aspetos emblemáticos da Instituição. A política de uma muito sólida formação básica para todas as Licenciaturas é um dos exemplos de como a interdisciplinaridade foi implementada ao longo dos anos, seja ao nível dos formadores e seja ao nível dos formandos.

As necessidades derivadas da designada “"Declaração de Bolonha"”, das linhas gerais em que se baseia a construção de um ensino superior europeu e ainda das necessidades de introduzir mais precocemente elementos fundamentais de profissionalização nas várias licenciaturas, fazem com que hoje o ICBAS esteja em plena fase de reestruturação curricular.

A filosofia da interdisciplinaridade e o inerente ganho em troca de experiências profissionais e de ideias concetuais, personalidade e aptidões dos alunos formados, e ainda valorização e empenho dos docentes envolvidos, continuam a ser a "“chave"” para uma fácil adaptação às realidades de um mundo que mudam cada vez com maior rapidez e em direções muitas vezes imprevisíveis.

Não obstante a interdisciplinaridade, as especificidades das licenciaturas sempre foram tomadas em conta, sendo hoje uma realidade em pleno processo de aperfeiçoamento.

Essencialmente tecnológicas ou técnico-profissionais, as licenciaturas do ICBAS requerem uma atenção especial na preparação dos alunos para uma actividade profissional exigente e de grande competitividade.

O permanente diálogo e estreita colaboração com as estruturas associadas ao ICBAS, como sejam o Hospital Geral de Santo António, o Instituto de Ciências Agrárias de Vairão, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Centros de Investigação, os recém-criados Laboratórios Associados e vários outros, pretendem assegurar uma continuidade baseada num ensino integrado, de modo a capitalizar na formação dos estudantes, a experiência e saber dos parceiros institucionais mais vocacionados e ligados às várias realidades profissionais.
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