O TESTEMUNHO DO DIRECTOR DO MIM
O Instituto de Ciências Biomédicas foi criado em 1975 para concretizar um modelo de formação médica integrada numa perspetiva aberta do saber proveniente de várias áreas das ciências da vida e da saúde. Idealizada pelos seus fundadores, Professores Corino de Andrade e Nuno Grande, colheu as raízes do pensamento e da ação do seu patrono, Professor Abel Salazar. A frase icónica por si proferida: “Um médico que só sabe medicina, nem medicina sabe” passou a ser o lema da escola e modelou estudantes e docentes que aí desenvolveram a sua atividade académica.
A integração no Centro Hospitalar Universitário do Porto neste projeto, como Instituição nuclear na participação da formação clínica, fechou o círculo indispensável para o ensino da medicina e, permitiu estabelecer parcerias com outras unidades de saúde quer a nível de Cuidados de Saúde Primários, quer Hospitalares.
Neste momento, o Mestrado Integrado de Medicina do ICBAS-UP, está em evolução, com a introdução de um novo plano curricular, que associa um curriculum nuclear robusto a um curriculum optativo, criando assim um modelo em que cada estudante passa a ser corresponsável pelo seu plano de estudos. Entendemos que este novo plano curricular será diferenciador e constituirá uma mais valia para os nossos estudantes de medicina, futuros médicos do século XXI. O enquadramento do estudante no nosso modelo de formação, ultrapassa largamente a atividade num hospital central e universitário e convive com realidades de hospitais com menor diferenciação técnica, unidades de medicina geral e familiar, saúde pública e unidades de cuidados básicos, continuados e paliativos. A nossa intenção é a de contribuir para uma formação abrangente nos vários enquadramentos da prática da medicina e preparar os nossos estudantes para os novos desafios que se colocam aos futuros médicos.
Como dispomos de um “Centro de Simulação” moderno e bem equipado, os estudantes têm desde cedo acesso a modelos e cenários que lhes facultarão o treino, a prática e a diferenciação em gestos ou atitudes, que por sua vez permitirão em fase mais avançadas do curso e na sua prática clínica o desempenho adequado, sem que para isso tenha tido necessidade de importunar a tranquilidade dos doentes.
É também estimulado o desenvolvimento de investigação científica, o que tem sido uma realidade, consubstanciada pela publicação de artigos em revistas ou outras publicações de carácter científico, com estudantes como co-autores. Estas condições favorecem o interesse dos jovens mestres em medicina no desenvolvimento de projetos de investigação, sendo o grande número de alunos inscritos no 3º Ciclo de Estudos (Doutoramento) o espelho desse mesmo interesse.
Queremos também que os nossos estudantes se sintam bem no espaço que frequentam, proporcionando instalações adequadas, confortáveis e bem equipadas. Uma das nossas principais preocupações no que concerne à enorme falta de residências, para colhimento dos estudantes deslocados e com maior fragilidade económica, foi ultrapassado com o recente protocolo celebrado com a Santa Casa da Misericórdia do porto que disponibilizou no imediato uma centena de quartos para os estudantes do ICBAS com estas necessidades.
Estamos a preparar os médicos do novo milénio. Contamos com todos para concretizar este ambicioso projeto.
Prof. Doutor Caldas Afonso
Diretor MIM
Consulte aqui o Plano de Estudos do Mestrado Integrado Integrado em Medicina.
Unidade Curricular | Particularidades/UCs modulares* |
---|---|
Medicina I (4º ano) | Composta por diversos módulos, os quais os estudantes podem realizar individualmente: Cardiologia, Pneumologia, Dermatologia, Nefrologia, Gastroenterologia e Hematologia. |
Medicina II (5º ano) | Composta por diversos módulos, os quais os estudantes podem realizar individualmente: Cardiologia, Oncologia, Endocrinologia, Imunologia Clinica e Doenças Infeciosas. |
Cirurgia II (5º ano) |
Composta por diversos módulos, contudo os estudantes podem realizar individualmente apenas: Cirurgia Geral e Urologia. |
Opção (OPT) |
Mobilidade semestral: podem escolher 1 OPT |
Neurociências Clínicas | Composta por dois módulos, os quais os estudantes podem realizar individualmente: Neurologia e Neurocirurgia. |
*Os estudantes devem indicar nas OBSERVAÇÕES do plano de estudos no formulário online que módulos pretendem realizar depois de adicionarem na tabela as respetivas disciplinas gerais.
As unidades curriculares (UCs) do 4º e 5º ano poderão ser frequentadas durante o 1º ou 2º semestre (à exceção das opcionais com parte I e II), tendo por base o número de créditos máximo para o efeito (42 ECTS/semestre e 75 ECTS/anuais). Estes anos apresentam ainda uma particularidade: o período de “PRIMERS”, que se traduz nas duas primeiras semanas de cada semestre, durante as quais os estudantes frequentam somente aulas teóricas de todas as UCs em que estão inscritos. Só após este período serão iniciadas as aulas práticas.
UNIDADES CURRICULARES | ECTS | Nº DE SEMANAS | HORAS DE CONTATO (PRÁTICA) | HORAS TOTAIS (PRÁTICA+EXAME FINAL = ESFORÇO TOTAL) |
---|---|---|---|---|
Medicina Hospitalar I | 12 | 8 | 130 | 324 |
Medicina Geral e Familiar II | 9 | 6 | 97 | 243 |
Saúde Mental | 3 | 2 | 32 | 81 |
Medicina da Mulher | 6 | 4 | 65 | 162 |
Cirurgia Hospitalar | 9 | 6 | 94 | 243 |
Medicina da Criança e do Adolescente II | 9 | 6 | 97 | 243 |
NOTAS IMPORTANTES:
Em caso de interesse, como o número de vagas para cada turma é reduzido e necessita de ser gerido, o estudante terá que nos enviar previamente um pedido (mobilidade.in@icbas.up.pt), antes mesmo do preenchimento da candidatura online, com os seguintes dados: