A formação em Medicina Veterinária teve início no ICBAS no ano letivo de 1994/95.
O curso organiza-se segundo o sistema de unidades de crédito e tem a duração de 11 semestres, sendo o último reservado a estágio.
Este curso tem evoluído, face aos novos desafios, sendo agora um Mestrado Integrado de acordo com a nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a aplicar os princípios enunciados no “Processo de Bolonha”.
Parte da formação profissionalizante é lecionada no Centro Clínico de Vairão ( Como chegar a CCVairão), que inclui o Centro Clínico de Equinos de Vairão (CCEV) e Centro de Reprodução Animal de Vairão. A componente mais direccionada aos animais de companhia é leccionada no Hospital Veterinário da Universidade do Porto. Desta forma, o treino em clínica e produção animal dá ênfase especial aos animais de companhia, cavalos, bovinos e pequenos ruminantes (Plano de Estudos).
As aulas do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária são lecionadas em português: os docentes podem dar apoio em inglês e adaptar algumas formas de avaliação, de modo a atenuar as dificuldades associadas às capacidades linguísticas. Estes aspetos dependem contudo dos regentes de cada disciplina, por isso, aconselhamos vivamente os estudantes a frequentarem um curso de língua portuguesa antes ou durante o início da mobilidade, sendo que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto dispõe de oferta neste sentido.
Notas relativas ao Plano de Estudos:
Caso cumpra todos critérios acima indicados, deve enviar para mobilidade.in@icbas.up.pt as seguintes informações para análise do pedido:
- Nome completo e nacionalidade
- Curso, universidade de origem e país
- Atual grau académico ou ano curricular em que se encontra no curso
- Data de previsão para conclusão do curso/graduação
- Período de mobilidade (data de início e data de conclusão)
- Pessoa contactada anteriormente (se aplicável)
- Motivação