FREE-MOVER
O Free-Mover constitui um programa de mobilidade ao qual o estudante só pode recorrer em última instância, ou seja, se nenhum dos outros programas se adequar ao pretendido. O contacto inicial é efetuado pelos estudantes e o processo de candidatura só é iniciado após aceitação da instituição de acolhimento. O período de mobilidade tem duração mínima de um mês.
Este programa não tem comparticipação financeira, pelo que estes estudantes não são incluídos aquando da distribuição das bolsas e poderão ter que pagar as propinas aplicadas pela instituição de acolhimento.
Informamos que os estudantes não podem usar as vagas sobrantes dos períodos de pré-candidatura para este programa, isto é, não é permitida a realização de mobilidade através do programa Free Mover nas universidades e instituições parceiras que disponibilizaram vagas nos acordos previamente estabelecidos. Não serão aceites candidaturas de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina que possuam o 1º ano incompleto.
PRAZOS
O formulário de candidatura deverá ser impresso, assinado pelo estudante e pela Instituição de acolhimento e entregue no Gabinete de Relações Internacionais e de Mobilidade (GRIM) até:
- 31 de maio de 2025 (1º semestre / Anual)
- 15 de outubro de 2025 (2º semestre).
CANDIDATURA
- Procurar uma entidade que esteja disponível para receber o estudante na área relevante à formação, que não faça parte da lista das instituições parceiras do ICBAS. Os contactos com uma potencial entidade para a realização do período de mobilidade são da total responsabilidade dos candidatos.
- Apresentar no Gabinete de Relações Internacionais e de Mobilidade um documento/email oficial da instituição de acolhimento que confirme a aceitação do estudante, com os seguintes dados:
- Nome completo do estudante;
- Nome da instituição de acolhimento;
- Nome do responsável pela mobilidade na instituição de acolhimento;
- Datas de início e término da mobilidade;
- Preparar a
Proposta de Plano de Estudos /
Estágio MIMV /
Estágio MIM /
Estágio outras áreas e enviar/entregar ao GRIM. Este documento será analisado pelos coordenadores da respetiva área de ensino. De notar que não há qualquer obrigatoriedade de aceitação da proposta e em particular da instituição escolhida.
- Preencher o Formulário de Candidatura Online. A candidatura terá que ser acompanhada obrigatoriamente do upload dos seguintes documentos, em formato eletrónico:
- Documento de Identificação BI ou Cartão do Cidadão;
- Cartão Europeu de Seguro de Doença válido durante todo o período de mobilidade(CESD), se aplicável;
- Cópia da
Procuração juntamente com cópia do cartão de cidadão do procurador (o documento original da Procuração deve ficar na posse do procurador);
- Curriculum Vitae – em versão inglesa ou na língua do país de destino;
- Seguro de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais Individual (que cubra possíveis danos que possam surgir durante o estágio e que garanta cobertura de acidente/invalidez, assistência/repatriamento). O seguro é da responsabilidade do candidato.
- O formulário de candidatura deve ser impresso, assinado pelo estudante, e entregue no GRIM;
- A maioria das instituições de acolhimento disponibilizam formulários de candidatura próprios - é da inteira responsabilidade do próprio candidato o preenchimento dos mesmos bem como o cumprimento dos prazos e procedimentos associados, embora o GRIM esteja disponível para ajudar sempre que necessário.