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MOBILIDADE DE STAFF

 
DOCENTES | INVESTIGADORES | TÉCNICOS 
 
 
A Universidade do Porto é uma universidade aberta ao mundo e, como tal, oferece a todos os seus docentes, investigadores e técnicos a oportunidade de realizarem períodos de mobilidade, destinados essencialmente a promover os intercâmbios e a cooperação entre instituições de ensino superior.
 
 Estas mobilidades podem ser realizadas ao abrigo dos seguintes programas:
  1. PROGRAMA ERASMUS+
  2. APOIOS REITORIA UP/SANTANDER


1. PROGRAMA ERASMUS+

O ERASMUS+ é o novo programa da União Europeia para o ensino, a formação, a juventude e o desporto. Entre outras atividades, este programa promove atividades de mobilidade para ensino e/ou formação, em Instituições de Ensino Superior, pertencentes à União Europeia, destinadas a DOCENTES, INVESTIGADORES e TÉCNICOS.


MOBILIDADE DOCENTE

PRIORIDADES ESPECÍFICAS PARA MISSÕES DE ENSINO
  1. Participar na lecionação de unidades curriculares integradas em ciclos de estudos oficiais na instituição de destino;

  2. Contribuir para a elaboração e futura produção de novos materiais de ensino;

  3. Discutir a possibilidade de criação das condições necessárias à preparação de ciclos de estudo em parcerias e/ou em associação;

  4. Analisar novas oportunidades para expandir e enriquecer a gama e o conteúdo dos cursos oferecidos;

  5. Promover a troca de experiências de ensino que potenciem a adoção de novas metodologias e de abordagens inovadoras;

  6. Estimular outras atividades de ensino conjuntas (exemplo: cotutelas, supervisão conjunta de teses de mestrado/doutoramento);

  7. Propor atividades que possam futuramente resultar em projetos de interesse para ambas as partes.


MOBILIDADE INVESTIGADORES E TÉCNICOS

PRIORIDADES ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO
  1. Reforçar a capacidade de gestão das instituições envolvidas no processo de mobilidade em áreas consideradas de importância estratégica para o desenvolvimento das relações de cooperação entre as Instituições de Ensino Superior;

  2. Analisar novas oportunidades e promover a criação e/ou fortalecimento das ações de cooperação internacional entre as instituições;

  3. Identificar boas práticas na gestão da cooperação internacional e, em particular, de novos procedimentos relativos a uma preparação e implementação mais fluída das mobilidades;

  4. Propor atividades que possam resultar em projetos de interesse para ambas as instituições;

  5. Promover a produção de novos materiais de trabalho facilitadores do processo de gestão das ações de cooperação interna.


CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
  • Ser nacional de um dos países participantes do Programa ou ter estatuto de residência permanente, apátrida ou refugiado;

  • Ter um vínculo contratual com a U.Porto no ano académico em que se candidata e durante o período de realização da mobilidade;

  • Realizar a mobilidade baseada em acordos institucionais celebrados entre as Instituições.


DURAÇÃO

A subvenção comunitária Erasmus+ determina 5 dias de trabalho, como a duração média das mobilidades.


CANDIDATURA
  1. Consultar as Normas de Candidatura de Mobilidade de Pessoal da U.Porto para Missões de Ensino e/ou Formação no Espaço da União Europeia (abaixo);

  2. Encetar os contactos necessários, junto da instituição de destino, de forma a acordar uma proposta do plano de trabalhos e definir período de mobilidade a realizar;

  3. Para a realização de acções de formação, oferecidos por universidades europeias, poderá consultar o seguinte link: http://staffmobility.eu/staff-week-search. Deve ter em atenção os prazos e procedimentos de candidatura espeficada pelas respetivas instituições;

  4. Aceder ao FORMULÁRIO DE CANDIDATURA online, no seguinte  link:  http://international.up.pt/apply;

  5. O sistema de candidatura funciona com autenticação federada, pelo que, bastará utilizar as credenciais do Sigarra para aceder;

  6. Preencher todos os campos do formulário e submeter até à data limite;

  7. Nota: as deslocações para realização de mobilidade devem ser objeto de consulta prévia do/a responsável do serviço / centro de investigação / Diretor/a para avaliação da sua relevância e viabilidade no quadro do funcionamento do respetivo serviço / departamento, bem como para o planeamento da sua organização durante a ausência do/a candidato/a;

  8. Informar o SRIM sobre a candidatura apresentada e solicitar o seu apoio na obtenção de documentação relevante para a submissão da candidatura.


DATAS DE CANDIDATURA

Por ano letivo são abertas 2 calls (junho e setembro) divulgadas, via webmail, pelo  SRIM.


PROCESSO DE SELEÇÃO 

O processo de seleção de candidaturas decorre em dois momentos:
  • A FPCEUP será instada a confirmar a elegibilidade dos seus candidatos e a validar as suas candidaturas, considerando o interesse estratégico das mesmas. A validação é feita diretamente online, seguindo os critérios de avaliação transversais a toda a Universidade e respetivos fatores de ponderação: programa de trabalho (60%), interesse estratégico da proposta (30%) e impacto esperado (10%);

  • Findo o processo anterior, o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria procederá à seleção final das candidaturas aprovadas pela FPCEUP;

  • Todos/as os/as candidatos/as serão informados/as individualmente, via correio eletrónico, acerca do resultado da sua candidatura.

 

PREPARAÇÃO DA MOBILIDADE

Após tomar conhecimento de que foi selecionado/a, o/a candidato/a, deverá:

  1. Preparar o Programa de Missão de Ensino/Formação - documento disponível na área pessoal da plataforma de candidatura (https://www.international.up.pt/);

  2. Solicitar a assinatura do mesmo pela instituição de destino;

  3. Enviar posteriormente ao SRIM, para assinatura pelo Coordenador/a de Mobilidade, solicitando, ainda, o estabelecimento de um Acordo Bilateral com a instituição de destino, caso não exista um acordo prévio com a mesma;

  4. Tratar das questões práticas relacionadas com a viagem, alojamento e documentos pessoais, sendo estas da inteira responsabilidade do/a candidato/a;

  5. Colocar em upload os seguintes documentos, antes do início da mobilidade*:

  • Programa de Missão de Ensino/Formação (Mobility Agreement) assinado por todas as partes;

  • Documento comprovativo da reserva e pagamento da viagem (avião, comboio);

  • Contrato de bolsa Erasmus+ assinado e datado;

  • Outros documentos considerados relevantes (ex.: IBAN, para depósito da bolsa).

*O processamento com vista à transferência do valor global da bolsa só será iniciado após a conclusão destes procedimentos.


DURANTE A MOBILIDADE

Solicitar no Serviço de Relações Internacionais, ou serviço congénere, da instituição de destino a assinatura do documento comprovativo da mobilidade, com a indicação da sua duração - nº de horas e datas de início e fim (Declaração de Estadia).


APÓS A MOBILIDADE

No regresso, o/a candidato/a deverá fazer o upload dos seguintes documentos na plataforma:
  • Declaração de Estadia, assinada e carimbada pela Instituição de Destino;

  • Comprovativos de realização da viagem: cartões de embarque de avião e/ou bilhete de comboio, recibos de combustível e de portagens;

  • Relatório Individual, preenchido online (Mobility tool), no máximo, 30 dias depois da notificação (recebida por email) para preenchimento.

Entregar o original da Declaração de Estadia no SRIM, para envio ao SRI-Reitoria.

FINANCIAMENTO

Os montantes do apoio financeiro serão determinados pelas datas efetivas da mobilidade, considerando os dias de trabalho até um máximo de 5 dias e os dias de viagem até um máximo de 2 dias, acrescido do apoio à viagem (valor fixo por banda de distância).

O cálculo do apoio à viagem é feito com base na “banda de distância”, que representa a distância entre os locais de origem (U.Porto) e de destino (Instituição Parceira). O cálculo determina a contribuição total para a viagem de ida e de volta. O SRI-Reitoria utiliza a calculadora de distâncias online, disponível no site da Comissão Europeia:
https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/tools/distance_en.htm

Apoio à despesa de viagem 
Distância Valor Máximo (viagens de ida e volta)
100 - 499 km 180 euros
500 - 1999 km 275 euros
2000 - 2999 km 360 euros
3000 - 3999 km 530 euros
4000 - 7999 km 820 euros
Apoio Individual

Grupos
 de países

 valor/dia
Grupo 1.
Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, Suécia
130 euros
Grupo 2.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal
115 euros
Grupo 3.
Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Polónia, República Checa, Roménia, Sérvia, Turquia
100 euros


INFORMAÇÕES

 
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, contactar a equipa do SRIM.
 

Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - FPCEUP

Telef.: +351 220 400 0464 
Email: emartins@fpce.up.pt | erasmus@fpce.up.pt




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2. APOIOS REITORIA UP/SANTANDER


Considerada a pertinência de algumas atividades não diretamente financiadas pelos centros de I&D, bem como a importância das mobilidades e das iniciativas projetadas por docentes e/ou estudantes, a Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito do protocolo realizado com o Banco Santander, prevê a concessão dos seguintes tipos de  Apoios à Mobilidade Internacional e Organização de Eventos Científicos
  1. Mobilidade de docentes, investigadores e técnicos não abrangidas por outros programas de financiamento;

  2. Organização de reuniões científicas e técnicas;

  3. Eventos culturais e desportivos organizados por organizações estudantis;

  4. Outras atividades consideradas de interesse para a Universidade do Porto e não abrangidas pelas alíneas anteriores.


CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

 Podem candidatar-se a estes apoios:
  • Docentes, investigadores e funcionários técnicos e administrativos, em nome individual, com vínculo contratual com a Universidade do Porto válido por um período não inferior a 2 anos;

  • Estudantes e rganizações académicas pertencentes à Universidade Porto


CANDIDATURA

A apresentação de candidatura é feita através da plataforma https://www.up.pt/apoios/ e de acordo com as indicações previstas para cada tipo de atividade e conforme o estipulado no Regulamento.

Os/as candidatos/as deverão dar conhecimento ao SRIM-FPCEUP da/s candidatura/s que pretendem apresentar.


DATAS DE CANDIDATURA

  • 1 a 15 de janeiro
    Para atividades entre 1 de março e 30 de junho.
     
  • 1 a 15 de maio
    Para atividades entre 1 de julho e 31 de outubro.
     
  • 1 a 15 de setembro
    Para atividades entre 1 de novembro e 1 de março.

FINANCIAMENTO

Os subsídios atribuídos dependem das disponibilidades financeiras do programa e da sua distribuição anual a cargo do júri.


PROCESSO DE SELEÇÃO
Consultar o Artº 11º, nº 6 do Regulamento.


REGULAMENTO 


Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, contactar a equipa do SRIM.

Serviço de Relações Internacionais e Mobilidade - FPCEUP

Telef.: +351 220 400 0464 
Email: emartins@fpce.up.pt | erasmus@fpce.up.pt


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