| Código: | PJD06 | Sigla: | ICAD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSI | 18 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Ricardo Nuno Serralheiro Gonçalves Barroso | Regente |
| Teórica: | 3,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 3,50 |
| Ricardo Nuno Serralheiro Gonçalves Barroso | 3,50 |
Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender o fenómeno da delinquência - em particular, a delinquência juvenil - bem como das diferentes dimensões interventivas que com ele se relacionam: prevenção, tratamento e reinserção. Esta UC visa ainda favorecer a aprendizagem dos principais conceitos na área da delinquência e a aquisição de estratégias de intervenção de forma a desenvolver as competências necessárias à sua ação futura enquanto profissional.
No final desta UC, o/a estudante deve:
a) Compreender o fenómeno da delinquência juvenil nas diferentes dimensões de avaliação e de intervenção;
b) Caracterizar os diferentes indicadores da criminalidade e as questões específicas da avaliação forense de jovens;
c) Analisar os fundamentos dos atuais sistemas de justiça juvenis e as práticas vigentes em relação às políticas criminais face à delinquência;
d) Desenvolver os conhecimentos e competências básicas ao nível da conceção e implementação de intervenções preventivas e de tratamento na delinquência juvenil.
Indicadores da criminalidade. Indicadores oficiais da criminalidade; inquéritos de delinquência autorrevelada e inquéritos de vitimação. Avaliação do risco de violência nos jovens.
Evolução dos sistemas jurídico-penais e intervenção na delinquência. Enquadramento jurídico-legal da delinquência juvenil na sociedade portuguesa: A Lei Tutelar Educativa.
Características e princípios dos programas de prevenção baseados na evidência. Estratégias para a implementação de programas eficazes na delinquência juvenil.
Estratégias de regulação emocional. Intervenção no desenvolvimento moral. Programas de treino de raciocínio moral.
As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura científica relevante. Serão utilizadas metodologias participativas baseadas na apresentação de videos didáticos sobre estratégias de intervenção na delinquência e debates sobre os conteúdos expostos a partir de pesquisas efetuadas pelos estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 50,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 160,00 |
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das notas obtidas em cada uma das componentes de avaliação.
Assim:
- 1 trabalho de grupo (apresentação e debate), resultado das diversas oficinas conduzidas em conterxto de sala de aula, 50%;
- 1 trabalho individual (construção de um caso, contextualização e elaboração de uma proposta de intervenção), 50%.
Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.
Em casos excepcionais, previstos na lei, ou em casos devidamente justificados e aceites como válidos pelos órgãos de gestão da Faculdade competentes para o efeito, poderá ser realizada uma avaliação fora do contexto habitual e do calendário previsto, através da realização de um trabalho individual escrito que substitua o trabalho em grupo que os restantes estudantes efetuaram para avaliação da componente prática (valendo 25% da nota final) e da realização de uma prova oral ou escrita versando sobre os conteúdos leccionados na disciplina ao longo do semestre e que substituta o exame (valendo 75% da nota final).