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Sexualidade e Diversidade

Código: PJD12     Sigla: SD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSI 13 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandra Maria da Silva Oliveira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Alexandra Maria da Silva Oliveira 2,00
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Alexandra Maria da Silva Oliveira 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-10-14.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular são que o/a estudante conheça a diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de práticas sexuais, possa compreender as variações sociais, culturais e temporais sobre a sexualidade e seja capaz de identificar preconceitos, estereótipos e estigma em relação a pessoas com diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de praticas sexuais, bem como compreender a relevância da intervenção individual, social e política.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão:
1. Ser capazes de mostrar que conhecem o conceito de diversidade e que são capazes de o distinguir de outros conceitos;
2. Ser capazes de mostrar que conhecem os conceitos de sexo, género e sexualidade;
3. Ser capazes de mostrar que conhecem e que têm aptidões para compreender as variações sociais, culturais e temporais sobre a sexualidade
4. Ter comptências para descrever e compreender a diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de práticas sexuais;
5. Ter competências para identificar preconceitos, estereótipos e estigma em relação a pessoas com diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de
praticas sexuais e compreender os seus impactos;
6. Ser capazes de compreender a relevância da intervenção individual, social e política;
7. Ter conhecimentos, aptidões e competências para pensar, escrever e falar de forma crítica e informada sobre questões de sexualidade e diversidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O conceito de diversidade:
a. Delimitação com outros conceitos (desvio, patologia, etc)
b. Diferenças individuais e diversidade social
2. Os conceitos de sexo, género e sexualidade
3. Sexualidade, cultura e sociedade
a. Variações sociais, culturais e temporais sobre a sexualidade
b. Patologização e despatologização de formas de sexualidade
4. Diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de práticas sexuais
5. A reação social à diversidade na sexualidade
a. Preconceitos, estereótipos e estigma
b. Impacto na vida e na saúde mental
c. Relevância da intervenção terapeutica, social e política
6. Alguns temas específicos de sexualidade e diversidade:
a. Não monogamias consensuais (poliamor, swing, …)
b. BDSM/kink
c. Sexo comercial
d. Diversidade funcional
e. Assexualidade

Bibliografia Obrigatória

Barker, M.-J.; Gender, sexual, and relationship diversity, BACP, 2017
Barker, M.-J.; The Psychology of Sex, Routledge, 2018
Blaine, B. & Brenchley, K.; Understanding the Psychology of Diversity, Sage, 2018
Mota, M. & Oliveira, A.; Repensar o BDSM para além da dor: sadomasoquismo e direitos sexuais., 2014 (Mota, M. & Oliveira, A. (2014).Repensar o BDSM para além da dor: sadomasoquismo e direitos sexuais. Revista Iberoamericana de Salud y Ciudadanía, 3, 1-2, 82-104)
Oliveira, A.; Same work different oppression: Stigma and its consequences on male and transgender sex workers in Portugal., 2018 (Oliveira, A. (2018).Same work different oppression: Stigma and its consequences on male and transgender sex workers in Portugal. International Journal of Iberian Studies, 31, 1, 11-26)
Alexandra Oliveira; Andar na vida. ISBN: 978-972-40-4443-9
Parker, R.; Sexuality, culture and society: shifting paradigms in sexuality research, 2009 (Parker, R. (2009).Sexuality, culture and society: shifting paradigms in sexuality research, Culture, Health & Sexuality,11, 3,251-266)
Rubin, G.; Thinking sex: Notes for a radical theory of the politics of sexuality. , Routledge, 2006 (Rubin, G. (2006). Thinking sex: Notes for a radical theory of the politics of sexuality. In P. Aggleton & R. Parker (Eds) Culture, Society, and Sexuality. New York: Routledge)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC está estruturada em aula teóricas e aulas práticas. No decurso destas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias:
1. Aulas de exposição de conteúdos com discussão e com recurso à apresentação de diapositivos e vídeos;
2. Aulas de exercícios com debate e discussão de casos e situações práticas;
3. Seminários por especialistas das temáticas abordadas;
4. Estudo autónomo;
5. Leitura e análise crítica de textos recomendados;

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 6,00
Elaboração de projeto 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência e participação nas aulas é obrigatória

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final comprende a participação ativa nas aulas (10%), a realização de um trabalho de grupo (40%) e a realização de trabalhos individuais (50%). A nota final (numa escala de 0 a 20 valores) resulta da média ponderada das diferentes componentes de avaliação.
Em cada uma das componentes de avaliação, o/a estudante deve obter um mínimo de 8 valores. Para obter aprovação na unidade curricular, o/a estudante deve conseguir uma classificação final mínima de 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes com estatuto especial devem contactar a responsável pela unidade curricular no início do semestre.

Observações

A UC será lecionada em português. 

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