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Género, Trabalho e Família: Contextos de Análise e de Ação para a Igualdade

Código: LPSI320     Sigla: GTFCAAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC tem como objetivos: 
- promover os conhecimentos na área dos estudos de género e suas aplicações ao contexto do trabalho e da família.
- promover o desenvolvimento de uma perspectiva de género para a análise, reflexão e ação em diferentes contextos de atuação da psicologia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes:

  1. Discutam as diferentes teorias e modelos explicativos sobre o papel do género e a articulação trabalho-família
  2. Reconheçam e identifiquem quais os estereótipos e enviesamentos de género presentes nos contextos familiares, profissionais e na sua articulação.
  3. Contactem e utilizem ferramentas de análise e ação (planos para a igualdade) sobre a temática
  4. Utilizem os quadros teóricos e estudos empíricos recentes para avaliar e definir planos de ação numa perspetiva de género em diferentes contextos (educativos, clínicos, organizacionais, comunitários, desportivos, etc.)
  5. Discutam e comuniquem oralmente e por escrito, conhecimentos científicos sobre a temática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1)           Introdução aos estudos de género na articulação trabalho-família

2)           Conceitos e teorias de género, papéis de género e doing gender.

3)           Género e cuidado

4)           Género e desempenho profissional

5)           Género, articulação trabalho-família e bem-estar

6)           Desenvolver e implementar planos para a igualdade como promotores de mudança

Bibliografia Obrigatória

Tammy D. Allen; The^Oxford handbook of work and family. ISBN: 978-0-19-933753-8
Alice H. Eagly; The^psychology of gender. ISBN: 1-59385-244-4
Andrade Cláudia; Olhares sobre a psicologia diferencial. ISBN: 978-989-730-058-5
Maura J. Mills; Gender and the work-family experience. ISBN: 978-3-319-08890-7
- Aguiar, J., Sequeira, C. F., Matias, M., Coimbra, S., & Fontaine, A. M; Gender and Perception of Justice in Housework Division between Unemployed Spouses, 2020
Matias, M., Ferreira, T. & Matos, P. M. ; “ Don’ t Bring Work Home ” : How Career Orientation Moderates Permeable Parenting Boundaries in Dual-earner Couples, 2022
Joan Chrisler; Handbook of gender research in psychology, 2016. ISBN: 978-1-4939-3942-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino é de cariz teórico-prática. Prevê-se uma componente de exposição teórica onde se discutirão teorias e investigações na área do género e articulação trabalho-família, focando a sua utilidade na análise de situações quotidianas e de prática psicológica. A explanação prevê-se apoiada por PPTs, vídeos, tedex e outras ferramentas interativas (e.g. Kahoot). A componente prática prevê-se ocorrer sobretudo através de debates, exercícios e apresentação por parte dos/das estudantes de artigos científicos e de trabalhos sobre diferentes facetas da concetualização e atuação neste âmbito.

Avaliação distribuída sem exame final. A componente distribuída pode incluir: envolvimento nas atividades em contexto de aula; apresentação/resumo escrito individual de um artigo científico recente; elaboração, apresentação oral/resumo escrito de um caso prático. Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A nota final deve ser superior a 9,5 em 20.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Estudo autónomo 19,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 22,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar as docente até à 2ª aula).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:

1. Participação e envolvimento nas atividades das aulas (10%).

2. Apresentação de trabalho científico (30%)

3. Trabalho prático (60%).

Estudantes podem ainda optar por realizar um trabalho individual complementar de natureza facultativa que implica a recensão crítica de um texto. 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalhadores/as estudantes e beneficiários/as de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas e avaliações no mesmo dia dos/das estudantes de regime geral.
As pessoas abrangidas por regimes especiais deverão falar com a docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

Até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação é possível melhorar a nota, uma única vez, através da reformulação do trabalho escrito que corresponderá a 50% da avaliação final.
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