| Código: | LPSI320 | Sigla: | GTFCAAI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 3 | 27 | 81 |
Esta UC tem como objetivos:
- promover os conhecimentos na área dos estudos de género e suas aplicações ao contexto do trabalho e da família.
- promover o desenvolvimento de uma perspectiva de género para a análise, reflexão e ação em diferentes contextos de atuação da psicologia.
No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes:
1) Introdução aos estudos de género na articulação trabalho-família
2) Conceitos e teorias de género, papéis de género e doing gender.
3) Género e cuidado
4) Género e desempenho profissional
5) Género, articulação trabalho-família e bem-estar
6) Desenvolver e implementar planos para a igualdade como promotores de mudançaA metodologia de ensino é de cariz teórico-prática. Prevê-se uma componente de exposição teórica onde se discutirão teorias e investigações na área do género e articulação trabalho-família, focando a sua utilidade na análise de situações quotidianas e de prática psicológica. A explanação prevê-se apoiada por PPTs, vídeos, tedex e outras ferramentas interativas (e.g. Kahoot). A componente prática prevê-se ocorrer sobretudo através de debates, exercícios e apresentação por parte dos/das estudantes de artigos científicos e de trabalhos sobre diferentes facetas da concetualização e atuação neste âmbito.
Avaliação distribuída sem exame final. A componente distribuída pode incluir: envolvimento nas atividades em contexto de aula; apresentação/resumo escrito individual de um artigo científico recente; elaboração, apresentação oral/resumo escrito de um caso prático. Cada elemento de avaliação tem a nota mínima de 8 valores. A nota final deve ser superior a 9,5 em 20.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 12,00 |
| Estudo autónomo | 19,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho escrito | 22,00 |
| Total: | 81,00 |
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
1. Participação e envolvimento nas atividades das aulas (10%).
2. Apresentação de trabalho científico (30%)
3. Trabalho prático (60%).
Estudantes podem ainda optar por realizar um trabalho individual complementar de natureza facultativa que implica a recensão crítica de um texto.
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.