Percursos Profissionais, Formação e Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos, competências e perspetivas para a a prática reflexiva associada ao desenvolvimento de contextos e de pessoas, dos percursos profissionais e com recurso a processos formativos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
a) Compreender conceitos fundamentais e tendências atuais na intervenção sobre os percursos profissionais, desenvolvimento de contextos e pessoas e dos processos formativos;
b) Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho;
c) Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às necessidades de intervenção;
d) Mobilizar os conceitos estruturantes numa abordagem interdisciplinar associadas aos diferentes contextos e pedidos de intervenção;
e) Planear ações autonomamente perante pedidos concretos das situações de trabalho associados ao desenvolvimento dos contextos e de pessoas;
f) Evidenciar pensamento ético e responsabilidade social na análise e intervenção concreta.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Percursos profissionais e processos de aquisição de experiência.
2. Desafios para uma aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida: desenvolver o trabalho e conceber a atividade de trabalho como situação potencial de desenvolvimento.
3. A análise do trabalho e a formação profissional: enquadramento histórico e projetos de intervenção contemporâneos.
Bibliografia Obrigatória
Delgoulet, C. & Vidal-Gomel, C.; The development of skills: a condition for the construction of health and performance at work., New York: CRC Press., 2015 ( In P. Falzon (Ed.). Constructive Ergonomics (pp. 3-17). )
Falzon Pierre 340;
Ergonomia. ISBN: 978-85-212-0412-1 (Lacomblez & Teiger (cap. 41))
Jobert Guy;
Dire, penser, faire a propos de trois métaphores agissantes en formation des adultes
Maggi Bruno;
«Do» agir organizacional. ISBN: 85-212-0373-X
Pastré Pierre;
Une approche de la structure conceptuelle d.une activité agricole
Pastré Pierre;
Des situations potentielles de développement
Santos Marta;
O^que faz o medo de aprender na zona de desenvolvimento proximal?
Catherine Teiger;
(Se) former pour transformer le travail. ISBN: 978-2-7637-1641-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- exposição dos quadros teóricos com incentivo à participação ativa dos estudantes;
- análise e discussão de textos;
- apresentação e discussão de casos práticos;
- trabalho de campo com orientação/tutoria.
Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes: a) apresentação em sala de aula da análise
realizada a um texto (em grupo); b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de um
percurso profissional (em grupo); c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
38,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da UC são ponderados os seguintes componentes:
a) apresentação em sala de aula da análise
realizada a um texto (em grupo);
b) apresentação em sala de aula do trabalho prático sobre a análise de um
percurso profissional (em grupo);
c) Síntese escrita de reflexão teórico-metodológica.
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso:
a) 20%, b) 40%, e c) 40%.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente
sendo a classificação mínima exigida 8 valores em todos os componentes. O recurso está circunscrito aos
componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição.
Melhoria de classificação
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída. O estudante poderá submeter-se a novas avaliações para efeito de melhoria de classificação final no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento.
Observações
Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.